domingo, 29 de maio de 2011

Grêmio se reabilita e impõe nova derrota ao Atlético-PR

O Atlético Paranaense continua sem desencantar no Campeonato Brasileiro 2011. Desta vez foi derrotado pelo Grêmio, por 1 a 0, na Arena da Baixada, aumentando a pressão sobre a comissão técnica, que começa a balançar. O Tricolor, que conseguiu seu primeiro resultado positivo, por sua vez, alivia a vida do técnico Renato Gaúcho.

O único gol da partida surgiu em um lance bizarro. Aos 12 minutos da primeira etapa, o zagueiro Rafael Santos tentou o recuo para o goleiro Márcio e exagerou na força, balançando as próprias redes. Jogada semelhante já havia derrubado o Furacão no Campeonato Paranaense.

Na próxima rodada, o Atlético-PR encara o Palmeiras, sábado, no estádio do Canindé, em São Paulo. Já o Grêmio terá pela frente o Bahia, no domingo, no estádio Olímpico, em Porto Alegre.

O jogo: Precisando provar que tem time para disputar boas posições no Brasileirão, o Furacão começou bem a partida, pressionando. Aos três minutos, Paulinho fez ótimo cruzamento para Marcelo Oliveira, que bateu para fora, desperdiçando a primeira grande oportunidade. Aos sete minutos, Cléber Santana tentou penetrar por dentro da defesa, mas chutou em cima da zaga. A resposta gremista veio com Fábio Rochemback, que mandou uma bomba para defesa de Márcio.

Porém, um lance de pastelão interrompeu a pressão rubro-negra. Aos 12, Rafael Santos tentou o recuo para o goleiro Márcio, mas pegou muito forte da bola, mandando para o fundo das próprias redes. Jogada parecida havia sido protagonizada por Bruno Costa, há algumas semanas, pelo Estadual. O torcedor, que já não estava com muita paciência, começou a reclamar. Aos 17, Paulinho tentou resolver sozinho e bateu para fora.

O gol mexeu com os nervos dos jogadores atleticanos, que estavam mal posicionados e errando demais. Aos 26 minutos, Junior Viçosa tentou invadir a área, foi derrubado e o árbitro mandou seguir. O torcedor pedia a entrada de Branquinho, insatisfeito com o rendimento do Atlético-PR. Aos 37 minutos, Rafael Santos falhou e Júnior Viçosa bateu para defesa salvadora de Márcio. Pouco depois, Cléber Santana pegou sobra de bola e bateu cruzado, pela linha de fundo.

Na segunda etapa, a pedidos do torcedor, Branquinho e Nieto entraram no Furacão. E a atitude do time realmente mudou, embora só depois de tomar um susto logo no primeiro lance, em um chute de Junior Viçosa que Márcio segurou. Aos três minutos, Paulo Baier cobrou escanteio e Rafael Santos, agora para o lado certo, desviou para fora. Aos seis minutos foi a vez de Paulinho cabecear para a intervenção de Victor.

A última alternativa de Adílson Batista foi colocar Mádson no lugar de Paulo Baier. Aos 15 minutos, bom cruzamento de Manoel para Nieto, que parou nas mãos do goleiro. Aos 19, Manoel recebeu passe e arrematou por cima da meta. O Atlético-PR dominava as ações e chegava com perigo, como aos 25 minutos, em jogada individual de Branquinho que obrigou o goleiro gaúcho a defender com o pé.

Blitz rubro-negra na Arena, mas a bola simplesmente não entrava, graças ao goleiro Victor. Aos 33, o milagre veio após uma cabeçada mortal de Nieto, no cantinho, que o camisa 1 gremista foi buscar. O argentino tentou duas vezes seguidas, aos 37, e carimbou a defesa. Nos acréscimos, Paulinho acertou o travessão. Apesar da pressão, o empate não veio, frustrando a torcida que esperava a primeira vitória do Furacão.

Agência Gazeta Press

Nenhum comentário: