terça-feira, 31 de maio de 2011

Maconha não é caso de polícia, defende FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) voltou a defender a discussão sobre as drogas e a condenar a repressão ao usuário. Ele participou de um debate sobre o tema na noite de segunda-feira, dia 30, em São Paulo, após o pré-lançamento do documentário “Quebrando o tabu”, que estreia nesta semana.

O presidente de honra tucano defendeu que se inicie um debate profundo sobre a descriminalização da maconha, que para ele não é caso de polícia, e sim de tratamento. FHC disse que esse é o meio de se enfrentar a guerra contra as drogas. “Nós não estamos falando de um criminoso. Estamos falando de muitos próximos de nós. A gente finge que não é. É um comodismo. A gente tem que sacudir a sociedade”, justificou.

FHC aparece no documentário ao lado de outros ex-presidentes, como o americano Bill Clinton. Ele viaja a diversos países para mostrar diferentes políticas contra as drogas e conclui que o correto, diferentemente do que fez no Planalto, é tratar o problema do ponto da saúde pública. “Só quem é burro que não muda de opinião diante de fatos novos. Eu não tinha consciência da gravidade e do que significava essa questão, naquela época como tenho hoje”, defende na produção. Dilma Rousseff, a pedido do tucano, deve receber uma cópia.

Nenhum comentário: