domingo, 29 de maio de 2011

Em jogo equilibrado, Cruzeiro e Verdão empatam na Arena do Jacaré

Cruzeiro e Palmeiras fizeram um clássico bastante disputado neste domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. As duas equipes bem que tentaram a vitória, mas o placar ficou mesmo na igualdade em 1 a 1. Pior para os mineiros, que ainda não sabem o que é vencer neste Campeonato Brasileiro. Pelo lado do Verdão, que triunfou na primeira rodada, o empate garante o quarto ponto do time na competição. Luan marcou para o Palmeiras, enquanto Anselmo Ramon fez o gol do Cruzeiro.

Sem o armador Roger, o técnico Cuca optou por escalar o atacante Brandão e dessa forma, alterou o esquema tático cruzeirense passando do tradicional 4-4-2 para o 4-3-3 com Wallyson, Brandão e Thiago Ribeiro no ataque. No Palmeiras, Felipão também sofre com os desfalques e não pode contar com o lateral e o volante Rivaldo e os meias Lincoln e Valdívia. Além de Wellington Paulista, impedido de atuar pela Raposa, que detém os direitos do jogador.

Na próxima rodada do Brasileiro, o Verdão recebe o Furacão, buscando o topo da tabela, enquanto a Raposa vai tentar a primeira vitória e a reabilitação medindo forças contra o Fluminense, no Rio de Janeiro.

O jogo - Atuando em casa e precisando da reabilitação, o Cruzeiro iniciou a partida com maior posse de bola e volume de jogo, mas o Palmeiras não se limitou apenas a marcar o time mineiro e também incomodava o goleiro Fábio. O primeiro lance de real perigo aconteceu aos sete minutos, em um petardo de fora da área do atacante Wallyson, que explodiu na trave de Marcos.

Aos poucos, o equilíbrio inicial se transformou em pressão celeste, que com uma formação bastante ofensiva permaneceu com a bola no campo de ataque a maior parte do tempo, enquanto o Verdão passou a explorar as jogadas de contra-ataque. Aos 19, Márcio Araújo fez boa jogada pela ponta esquerda e tentou o cruzamento, mas o goleiro Fábio impediu a sequência da jogada.

Avançando suas linhas de marcação, o técnico Felipão conseguiu diminuir o ritmo de jogo dos cruzeirenses, e com um número maior de atletas no meio-campo passou a ter o domínio do setor, mas as chances de gol passaram a ficar mais escassas para as duas equipes. Aos 28, depois de boa troca de passes, os mineiros voltaram a ameaçar com Gilberto, que fuzilou a meta de Marcos, que fez grande intervenção.

Sentido a falta de atletas de maior qualidade técnica, casos de Lincoln e Valdívia, o atacante Kleber passou a atuar como uma espécie de armador das jogadas, mas dessa forma, o Verdão acabou perdendo em ofensividade. O último lance do primeiro tempo, veio aos 41, com o Brandão, que girou no meio de dois marcadores e arriscou de longa distância, porém o tiro não acertou o alvo.

Logo na volta da etapa complementar, o atacante Anselmo Ramon, que substituiu Brandão no intervalo, perdeu uma chance incrível para o Cruzeiro. Depois de receber assistência de Wallyson e com o goleiro Marcos já batido, o jovem avante celeste, desperdiçou um gol feito. Aos dez minutos, nova chance para a Raposa, com Marquinhos Paraná, que arriscou com a canhota da entrada área, mas bola saiu a direita da meta palmeirense.

Apesar da pressão, quem chegou ao gol foi o Palmeiras, que em uma jogada de contra-ataque balançou as redes. Aos 14, Luan aproveitou lançamento em profundidade de Marcos Assunção e emendou de primeira de fora da área para abrir o placar na Arena do Jacaré. Aos 22, nova chance para o Verdão com Marcos Assunção, que cobrou falta com perigo, assustando o goleiro Fábio.

Aos 23, o Cruzeiro deu o troco com o paraguaio Ortigoza, que tentou um toque de categoria por cobertura, mas bola saiu por pouco. O tento palmeirense esquentou a partida, que ganhou em velocidade e em dinamismo, com boas oportunidades de gol para os dois times.

Aos 28, Anselmo Ramon aproveitou desvio de cabeça depois de cobrança de escanteio pela esquerda e empatou o jogo na Arena do Jacaré. Aos 38, Gilberto recebeu assistência de Ortigoza e arrematou sobre a meta do Palmeiras, perdendo outra chance clara de gol. Após este lance, ainda surgiram algumas oportunidades para os dois times, mas a pontaria dos atacantes não estava calibrada, o que colaborou para o empate.

Agência Gazeta Press

Nenhum comentário: