A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio do Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer) está realizando em Campo Grande, um treinamento em cultura de tecido vegetal com o especialista do estado de Pernambuco, José Barbosa Cabral.
A realização do curso, que envolve pesquisadores e extensionistas da Agraer, além de professores e alunos da UFMS, UFGD, UCDB e Uniderp faz parte das atividades de um projeto de pesquisa realizado pela Agraer em parceria com a Embrapa que utiliza a biotecnologia na produção de mudas de banana de alta qualidade.
O pesquisador da Agraer e gestor do projeto, Antônio Côrrea de Oliveira Filho explica que a utilização de mudas micropropagadas resulta em ganho de produção para o agricultor, uma vez que são geneticamente idênticas padronizadas e livres de pragas e doenças. “Com um material mais produtivo em mãos, o produtor deixa de importar materiais com pragas e doenças de outros Estados, resultando em ganhos para todo o segmento da fruticultura no Estado e também para o consumidor”, explica Antônio.
A programação do curso envolve atividades teóricas e práticas e marca o início das atividades da biofábrica de plantas instalada no Cepaer por meio do projeto, com a realização de uma oficina sobre o uso da biotecnologia na produção de mudas.
Além da cultura da banana, o treinamento aborda também as culturas do abacaxi e da mandioca, nas quais também pode se aplicar a técnica da biotecnologia.
“O principal objetivo deste treinamento é apresentar o projeto às instituições ligadas a ele, levando à metodologia não só aos pesquisadores, mas também às universidades e à extensão rural”, complementa Côrrea.
A capacitação segue até esta sexta-feira (27) e acontece no Cepaer, localizado na rodovia MS-080, saída para Rochedo.
Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3318-5166
Nenhum comentário:
Postar um comentário