Relatório divulgado nesta quinta-feira, dia 3, pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, indica que o Brasil ultrapassou os vizinhos e se tornou o maior consumidor de drogas da América do Sul. O documento também aponta que a grandeza do País “o transforma em uma rota de passagem inevitável para o contrabando de narcóticos rumo à Europa, África e, em menor quantidade, aos Estados Unidos”.
Intitulado "Estratégia para o Controle Internacional de Narcóticos", o relatório diz que o fato de o Brasil ser uma rota de passagem de entorpecentes causou o aumento do número de viciados. A análise é feita anualmente. Ela mostra que Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai também são países estratégicos para o envio de drogas para fora do continente.
Os Estados Unidos consideram que o Brasil, além de consumir drogas e servir como porta de saída das substâncias para a Europa e os Estados Unidos, está aumentando a participação no fornecimento de compostos químicos para a produção de narcóticos. Quanto à produção, o Paraguai continua sendo o primeiro colocado da lista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário