quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Valor do Sono para o ser humano.

Através de algumas colocações vamos nos inteirar de como o sono se faz importante no nosso desenvolvimento, no poder de concentração e influi em papeis vitais no funcionamento do nosso organismo.

O sono é uma necessidade física porque ele protege o indivíduo do desgaste natural das horas acordadas. Acontece uma restauração física, o repouso normal e seqüencial se caracteriza principalmente pela suspensão da consciência pelo relaxamento dos sentidos e dos músculos, pela redução do ritmo circulatório e respiratório, e pela atividade onírica (sonhos). Se observarmos o dormir, é tão importante quanto ter uma alimentação saudável,praticar exercícios físicos regularmente o que proporcionara uma saúde conservada.

Durante o sono são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais, como o do crescimento (GH) que, em outras funções, ajudam a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose e a leptina, hormônio capaz de controlar sensação de saciedade. Indivíduos que ficam acordados por mais de dezenove horas, quando submetidos a testes de atenção, não conseguem concentrar e apresentam mais erros do que pessoas com 0,8g de álcool no sangue. Quantidade equiparada a três doses de uísque.

Em caso de jovens, vão ocorrer redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas), e no cerebelo (responsável pela coordenação motora) o que compromete e dificulta a condição de acumular conhecimentos, provoca alteração do humor, prejudica a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

A quantidade de horas a dormir varia de individuo para individuo, mas em média o adulto necessita de 7 a 8 horas diário. As crianças pela estrutura do corpo que ainda encontra-se em formação e a queima de muitas calorias, devem dormir por volta de 9 a 11 horas e os jovens entre 10 a 20 anos precisam de 9 a 10 horas de descanso. O idoso sofre uma alteração principalmente na qualidade do sono (que se torna menos profundo e menos reparador) além de poder ter aumento na incidência de distúrbios que vão diminuir a qualidade do sono. Podemos saber se as horas de sono de cada indivíduo estão sendo satisfatórias, se ele acorda bem disposto e não fica sonolento, ao longo do dia seu sono está sendo qualitativo e quantitativo.

Existem os “dormidores curtos” são os que dormem menos de 7 horas, às vezes pensam preocupados que dormem pouco ou que tem insônia, mas é importante lembrar que essas horas os satisfazem plenamente. Existem também os “dormidores longos” esses às vezes precisam de 9 horas ou mais de sono, mas acabam dormindo menos que o necessário devido às exigências do trabalho. Fases do sono: Fase 1 – Melatonina é liberada induz o sono (sonolência); Fase 2 – Diminui o ritmo cardíaco e respiratório (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal; Fase 3 e 4 Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico no início da manhã, sono REM, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos.

O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíacas e respiratórias. Riscos pela falta de sono a curto prazo: cansaço, sonolência, irritabilidade, alteração repentina no humor, perda de memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução na capacidade de planejar e executar, lentidão de raciocínio, desatenção, dificuldade de concentração. Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro intestinais e perda crônica da memória. Os principais responsáveis pela dificuldade de dormir: fatores psicológicos, estresse é comum quando temos problemas na escola ou mesmo pessoal, ou alguém doente na família, problema no casamento.

Nesses casos se a insônia perdurar mais de 1 semana ou for recorrente procurar ajuda médica. Hábitos nocivos: Praticar exercícios físicos antes de deitar, fazer trabalhos que exijam muita concentração, tomar bebida alcoólica ou algo que contenham cafeína próximo ao seu horário de dormir. Trabalhos em turnos: trabalhar em turnos variados não permitindo um horário de descanso, variando seu horário biológico. Interferência ambiental: quarto muito frio ou muito quente, com muita luz, com ruídos. Conforto da cama, hábitos com quem você dorme (roncos altos).

Fatores físicos: TPM, dores no corpo, gravidez. As mulheres em comparação com os homens apresentam um índice maior do distúrbio do sono, acredita-se que seja pelo fato das alterações hormonais e pressões que sofrem pois trabalham fora e ao mesmo tempo precisam administrar a casa e cuidar da família. Como dormir melhor: A noite, ingira somente alimentos de fácil digestão. Evite tomar café, chás com cafeína e refrigerantes com cola. Não durma com TV ligada, pois impedirá que tenhas um sono profundo. O quarto precisa estar escuro, tão vedado a ponto de não acordá-lo quando amanhecer, use colchões confortáveis e silenciosos. Tire o telefone do quarto, inclusive celular. Procure tomar um banho quente, se tiver banheira faça um banho de imersão isso o fará relaxar antes de dormir.

Siga uma rotina, isso induzirá ao sono. Como vimos podemos concluir que dormir com um sono de qualidade é muito importante, se não estamos conseguindo um sono suficiente à noite a sesta pode ser uma excelente alternativa, mas sempre antes das 15 horas é no máximo 30 minutos.

Por: Enfermeira Dra. Maria Amélia da Costa Rech
e-mail: enf.ameliarech@hotmail.com

Nenhum comentário: