domingo, 17 de junho de 2012

Coluna Horizonte - Por Cristiana Carneiro

MERECIDO ABRAÇO - No dia 19 de junho, MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA, carinhosamente conhecida por professora Glorinha, receberá a outorga do título Doutor Honoris Causa, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), após ter recebido também o título da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Glorinha já escreveu mais de 10 livros e inúmeros artigos sobre educação e cultura para revistas e jornais. É membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras e da Associação Brasileira de Críticos de Arte. É fundadora e presidente da Aliança Francesa de Campo Grande, e do Cine Clube de Campo Grande. Por tudo isso e muito mais, tê-la atuante em nosso convívio, é razão que enche o peito de contentamento, assim como a seiva das flores alimentam as abelhas. Um afetuoso e merecido abraço, para essa extraordinária Dama da Cultura. Na foto, o neto Gabriel e professora Glorinha.

CASOS INTERNACIONAIS DE CORRUPÇÃO - Justamente enquanto brasileiros, acompanham o desenrolar de mais um escândalo de desvio de dinheiro público, o Banco Mundial lança um banco de dados em que cita 150 casos internacionais de corrupção. São diversas ocorrências em todo o mundo. E o Brasil não passa despercebido. Entre os representantes estão o deputado Paulo Maluf (PP-SP) e o banqueiro Daniel Dantas.

TÍTULO DE CIDADÃO - Em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores de Três Lagoas, o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) recebeu o título de cidadão três-lagoense. O tributo ao parlamentar e outros empresários da cidade e região, foi em virtude da comemoração dos 97 anos de emancipação política e administrativa de Três Lagoas, comemorado na sexta-feira, dia 15 de junho. Na mesma sessão, também foram homenageados o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos; a reitora da UFMS, Célia Maria da Silva Corrêa Oliveira; a empresária de comunicação Toninha Campos, da Rádio Caçula; a procuradora federal Adriane de Souza Gomes; o jornalista Robson Trevisan, do Painel Florestal; e, o diretor da UFMS em Três Lagoas, Luiz Antonio Menone.

ÓTIMO - A ação "Anjos da Night", é uma ação abordada por atores vestidos de anjos que através da conversa nas entradas de festas e bares, tentam sensibilizar os jovens contra a associação de álcool e direção. A estreia de "Anjos da Night" aconteceu em maio último, onde mais de duas mil pessoas foram abordadas na entrada do Festival Sertanejo. A ação é iniciativa do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), e conta com a parceria da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), em Campo Grande, oferendo apoio e suporte onde a campanha será desencadeada.

PÉSSIMO - Ainda sobre trânsito, a capital de MS registrou 1.016 acidentes em maio, contra 933 em abril. Cinco pessoas morreram nos locais no quinto mês de 2012, segundo informa relatório.

VALE A PENA CONFERIR - Até agosto permanece aberta a exposição “Inovarte”, que reúne obras de nove artistas regionais, no “Espaço de Arte, no piso superior do Camelódromo, em Campo Grande (MS). Entre os trabalhos expostos, estão as telas criadas com técnica do “graffiti art” do artista plástico campo-grandense Giu Beto. Sua primeira tela, foi encomenda de uma empresa de monitoramento de informação e análise de marca na imprensa. Desde então, o trabalho de Beto virou pura arte. O espaço é aberto de segunda a sábado, das 8 às 18 horas, na Avenida Noroeste, nº 5089.

Mara e Victor Baroni, felizes da vida durante visita a Cuba. Baroni é diretor da revista Semana Online e na próxima terça (19), estará celebrando entre familiares e amigos a passagem de seu aniversário. Chers!


COISAS QUE MARCAM
Um bom filme
Pessoas gentis
Política bem feita
Proteção e defesa dos animais
Fazer o bem - sem olhar a quem
Família reunida na alegria e na tristeza

ASSIM FOI DITO E ESCRITO

"Queria me sentir ainda mais desafiada..." (Fátima Bernardes, jornalista sobre seu novo programa com estreia marcada para o dia 25 próximo)

"Como eu havia dito na entrevista com o próprio... Antônio João Hugo Rodrigues desistiu da candidatura à prefeito de Campo Grande...ganhei a aposta...mas tenho que concordar que a decisão foi sensata...embora previsível..." (Joel Silva, jornalista)

"Estive no escritório do amigo Fábio Trad para alinharmos o lançamento da publicação editorial sobre seu pai, o saudoso Dr. Nelson Trad". (Diário Campo Grande Portal de Notícias em comentário postado no FB)

"Futebol não é apenas um jogo - ele une as pessoas". (Atacante Neymar em recente entrevista)

"É claro que a vida é boa, e a alegria, a única indizível emoção". (Vinícius de Moraes, cantor e poeta brasileiro)

"Chique mesmo é honrar a palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios". (Glória Kalil, consultora de moda).

“Escolhemos Campo Grande devido ao potencial do autódromo da cidade. Será um grande evento que terá como diferencial a interatividade com o público”. (Do piloto Wilson Fittipaldi, ao visitar o governador de MS André Puccinelli, e confirmando no estado a realização do evento Fittipaldi Motor Show)

"Felicidade é o outro nome da consciência tranquila". (Chico Xavier, maior médium brasileiro)

“Trouxemos presentes para Três Lagoas que está comemorando mais um aniversário. Amanhã estaremos dando ordens de serviço para a construção de mais uma escola com 13 salas e para terminarmos o aeroporto, que em breve, estará com uma linha comercial atendendo a população” (Simone Tebet, vice-governadora MS durante abertura da 35ª Expotrês).

A PARTIR DE AGORA - Nova lei anunciada em NY faz parte de um projeto chamado Zone Green, e pretende incentivar melhoria ecológica dos edifícios da cidade. Essa e outras leis pretendem reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2030, além de fazer a cidade poupar cerca de R$ 30,3 milhões.








ANIVERSARIANTES - Feliz aniversário, e muitos anos de vida para os aniversariantes da semana: Bazar Irã (18), Victor Luiz Barone Jr (19), Juliana Melo Festi Murano (20), Carlos Eduardo Moliterno (20), Nazira Haidar Rocha (20), Beatriz Capelari (20), João Fígar (20), Márcio Dória Passos (21), Lenilde Ramos (21), Bia Willcox (21), Iraci Spínola (21), Eva Ghetti (21), Leila Derzi (21), Vereador Vanderlei Cabeludo (22), Sandra Souza (23), Vereador João Rocha (23) e Ângela Costa (24).









BIA CAPELARI -
A primeira condição para estarmos sempre felizes é ter um propósito, um objetivo ou uma razão de ser e existir. Conheço uma pessoa assim: seu nome é Leda Beatriz Capelari, mãe, executiva e amiga de seus amigos. Nesta semana 20/6, ela comemora mais um feliz aniversário. Saúde, amor e sucesso!


MISS NIKKEY - Realizado na noite de domingo (17), em Campo Grande, o concurso de beleza Miss Nikkey 2012. A disputa, faz parte da Semana da Cultura Japonesa com objetivo de divulgar a beleza nipo-brasileira. O estado possui a terceira maior colônia nipônica do país, atrás apenas de São Paulo e do Paraná.

ROMÁRIO EM CAMPO GRANDE - A inauguração da quadra poliesportiva do Colégio Juliano Varela, contou com a presença do deputado federal e ex-jogador Romário (PSB-RJ), que apreciou o tradicional churrasco sul-mato-grossense. Romário foi para a casa de Pedro Pedrossian, onde foi recepcionado pelo o secretário de comunicação Municipal de Campo Grande Robson Gatti e pela esposa Maria Eduarda Pedrossian.

SÓ PARA LEMBRAR - Será realizado na próxima quarta-feira 20/6, o seminário MS Plano Estadual de Cultura que visa à reunião de agentes culturais, artistas além de representantes do Ministério da Cultura.

NA VIDA - O bem e o mal tem que estar sempre juntos para que o homem possa escolher, qual lado prefere viver e autuar. Tenham todos, ótima semana e até domingo que vem.

Cristiana Carneiro
Contato: cristiana@horizontems.com.br

Nenhum comentário: