quinta-feira, 1 de abril de 2010

Anorexia

Este é um tema bastante comentado atualmente em vários segmentos, tal a sua importância, devido a gravidade; e as vezes também pela falta de conhecimento das pessoas que sem saber estão intimamente ligados com pessoas acometidas em seu próprio convívio. A sociedade, a pressão dos órgãos de comunicação social até mesmo os familiares levam a crer que o tipo, magro é o ideal, é o atraente, é o moderno, discriminando assim as pessoas mais acometidas de peso; e isso tudo acaba por estimular os comportamentos distorcidos e infelizes sobre a aparência física.

Anorexia é uma das três formas de transtorno alimentar: Anorexia nervosa, bulemia nervosa e transtorno de compulsão alimentar periódica. A anorexia nervosa as pessoas geralmente mulheres fazem dietas drásticas, tem uma obsessão pela idéia do emagrecimento, as vezes simplesmente param de comer.Tem uma imagem corporal distorcida, causando um sofrimento, acreditando estar sempre mais gorda que a realidade. Procuram fazer exercícios físicos de forma exagerada para compensar o mínimo de ingesta alimentar, emocionalmente são desafiadoras, questionadoras e até agressivas. É comum essas pessoas colecionarem receitas e cozinharem para as outras comerem “por elas” já que o seu pensamento gira sempre em torno de comida.

Há duas formas de anorexia nervosa, uma delas o individuo recusa-se a comer mesmo com o seu peso corporal abaixo do nível normal mínimo para sua idade e altura, sem no entanto induzir o vomito e fazer uso abusivo de laxantes e diuréticos. No outro tipo, os jejuns são prolongados mas se alternam com episódios de alimentar-se compulsivamente e logo após fazerem uso abusivo de laxantes e diuréticos, além da auto-indução do vomito.
Para essas pessoas a perda de peso é vista como uma conquista notável e como um sinal de extraordinária disciplina pessoal, ao passo que o ganho de peso é percebido como um inaceitável fracasso do autocontrole. Usam várias técnicas para estimar seu peso, como: pesagens excessivas, medições obsessivas de partes do corpo e uso persistente de um espelho para a verificação das áreas percebidas como “gordas”.

Infelizmente sabemos que a anorexia nervosa faz com que ocorra uma serie de disfunções fisiológicas, amenorréia, para jovens pré-púberes o aparecimento da menarca (menstruação) pode ser retardada, transtornos depressivos como humor deprimido, retraimento social, irritabilidade, insônia e interesse diminuído por sexo.
Apresenta a maior taxa de mortalidade ao ano, dentro de todos os transtornos psiquiátricos. As causas desses óbitos vão desde a inanição, o suicídio por depressão ou desequilíbrio eletrolítico.


Por: Enfermeira Dra. Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: