sexta-feira, 9 de abril de 2010

A corrupção no DNA dos brasileiros

A Deputada Estadual Cidinha Campos, do PDT do Rio de Janeiro, declarou, em pronunciamento vibrante, realizado na Assembleia Legislativa daquele estado, que a corrupção já estaria no DNA das pessoas.

A deputada dizia estar indignada, pois um deputado cujo pai seria ladrão estaria sendo investigado no inquérito aberto pela Polícia Federal na Operação Passárgada, por corrupção passiva, advocacia administrativa, formação de quadrilha, sendo que na mesa daquela casa haveria inclusive um pedido de cassação contra o mesmo, feito pelo corregedor da casa, mas que nunca teria sido analisado, e, mesmo assim, esse parlamentar teria declarado, no plenário da ALRJ, que é candidato ao Tribunal de Contas do Estado.

Perguntou se aquele deputado não sabia que, para ser Conselheiro do TCE o candidato deveria ter “notório saber e reputação ilibada”. Afirmou ainda que o TCE do RJ o mereceria, pois de lá sairia um canalha para a entrada de outro, e a diferença, a não ser a física, nem seria notada.

Disse também que um deputado, da mesma assembleia, seria laranja do pai e do tio, que estariam presos por roubo de vacinas e remédios para crianças e, mesmo assim, o referido deputado teria subido na Tribuna daquela Assembleia para falar sobre moral e bons costumes.

Para espanto geral dos que lá estavam e a tudo ouviam em um silêncio raro, a deputada continuou, e declarou que naquela casa ela via o cinismo dos ladrões; que marmanjos, cafajestes e sem vergonhas estariam infestando a política nacional e aquela casa de leis; que quanto mais ladrão, mais querido e mais simpático seria o parlamentar; que existiria uma verdadeira quadrilha instalada dentro daquela casa; e que sobrariam poucos deputados não envolvidos.

Pelo que vem sendo divulgado pela imprensa nacional, parece que realmente raríssimos são os que não estão envolvidos em algum tipo de malversação do patrimônio público, sejam eles servidores dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.

Assim, e ouvindo sempre que comissões foram cobradas, no Brasil, desde os tempos do Império, pelos corruptos que lá já existiam, começo a pensar que a Deputada Cidinha Campos pode ter razão ao desenvolver seu raciocínio de que a corrupção já estaria no DNA de nossa população.

Penso, porém, que mesmo que essa seja uma dura realidade, com certeza ainda há muitos brasileiros que ainda não possuem esse DNA, assim como eu, ela, que revoltada está fazendo a denúncia, e muitos outros, patriotas, que estão enojados e envergonhados do que vem ocorrendo no país, principalmente após a posse desse governo, onde o dinheiro da corrupção se espalha por cuecas, meias, bolsas, malas e sabe-se lá mais por onde.

Pior, um país onde ninguém, a não ser um governador que está servindo de boi de piranha, está preso, onde centenas de pessoas morrem diariamente por falta de leitos hospitalares, onde a educação, a saúde e o saneamento básico não existem para a grande maioria da população, mas, por outro lado, um país que possui dinheiro de sobra para abastecer os cofres desses bandidos e canalhas, como diz a deputada.

Parabéns, Deputada Cidinha Campos. Só com gritos como os seus e o de outros verdadeiros brasileiros poderemos jogar na vala comum aqueles que possuem esse DNA da corrupção, e reiniciar a construção de uma nação de pessoas mais honestas, de DNA mais limpo.

Se não podemos alterar o início, contaminado por alguns bandidos que aqui já estavam há mais de 500 anos, podemos, e devemos, lutar por um futuro melhor, livre do DNA dos bandidos.

Por:João Bosco Leal
www.joaoboscoleal.com.br

Nenhum comentário: