quinta-feira, 1 de abril de 2010

A importância do Zinco na adubação

Como já é de costume na agricultura brasileira, a aplicação de fertilizantes compostos por macronutrientes como nitrogênio, potássio e fósforo é indispensável para a implantação e condução de qualquer tipo de cultura. Entretanto, além dos macronutrientes as plantas também necessitam de micronutrientes essenciais para o seu crescimento e reprodução.
Os macronutrientes são aqueles consumidos em altas quantidades pelo vegetal, enquanto os micronutrientes são consumidos em menor quantidade. Mesmo em baixa quantidade, os micronutrientes são peças chave para que as plantas se desenvolvam adequadamente.

O zinco é um micronutriente muito importante, pois participa de uma série de reações e processos durante a vida das plantas, inclusive da fotossíntese, da produção de sementes e das ações de defesa quando da presença de doenças.

A quantidade de zinco exigida para o bom desenvolvimento das plantas é minúscula, no entanto é extremamente importante, pois regula todo o processo de crescimento do vegetal.

Grande parte das lavouras de grãos como a soja, o milho, o arroz e o trigo são afetadas pela deficiência de zinco, o que resulta em um produto de baixa qualidade além de uma considerável redução na produção.

Esse déficit nas quantidades de zinco no solo se deve principalmente às colheitas sucessivas e intensivas, somado a adubações sem a presença desse nutriente.

Normalmente esse micronutriente é adicionado aos fertilizantes encontrados no mercado na forma de óxido de zinco, porém deve-se ter o cuidado de observar corretamente as quantidades presentes em cada formulação para que não haja o risco de uma super dosagem desse elemento no solo, o que poderia ocasionar um desequilíbrio na disponibilidade de outros minerais e por consequência perdas em produtividade.
Por: Alberto Ribeiro
Engenheiro Agrônomo
E-mail:
alberto_ribeiro@hotmail.com

Nenhum comentário: