quarta-feira, 21 de abril de 2010

Em Itapetininga, Simental mostra seus atributos como raça leiteira

A pecuária leiteira vive um momento positivo, motivo de entusiasmo entre os criadores de Simental de dupla aptidão que promovem até sábado, 24, durante a 41ª Expoagro de Itapetininga (SP), o primeiro evento da temporada com a realização de julgamentos morfológicos, leilão e a I Etapa do Ranking do Torneio Leiteiro.

Os principais criadores do País marcam presença no evento expondo cerca de 100 animais. Um dos momentos mais esperados é o Torneio Leiteiro onde as oito ordenhas acontecem entre os dias 21 e 23. Instituído há quatro anos, o Torneio é disputado em quatro diferentes categorias, e em Itapetininga poderão ser vistas vacas com produção acima de 12.000 kg, inclusive recordistas nacionais. “As grandes campeãs nacionais tem produção acima de 15.000 kg”, observa Magim Rodriguez Jr., da Fazenda Sesmaria e um dos mais premiados criadores do Simental de dupla aptidão.

“O simental de dupla aptidão vem crescendo e ganhando espaço entre as raças leiteiras por sua produção e facilidade de ordenha com grande capacidade produtiva, fácil manejo e sólidos totais em destaque”, comenta Wagner Bonetti, um dos coordenadores dos eventos do Simental na Expoagro de Itapetininga.

Apresentando produção em volume e qualidade superiores a de outras raças, o Simental de dupla aptidão também se diferencia quanto ao teor de sólidos: “A raça apresentou nas duas ultimas exposições nacionais indice de gordura de 4,5%, superando as outras raças, resultado ideal para quem produz queijos”, observa Bonetti.

Além do melhoramento genético, o manejo tem sido um importante aliado dos criadores: “Um animal sem estresse, com os cascos sadios, que recebe alimentação balanceada e é tratado por nome e com carinho pelos funcionários, comprovadamente produz muito mais”, comenta Bonetti.

A longevidade é outra característica marcante da raça: “é comum se ver animais com 8 ou mais lactações enquanto que em outras raças essa média é menos que 4”, compara Bonetti. “E após 8 lactações as vacas longevas continuam produzindo mais de 8.000kg”, completa Magim.

As vantagens apresentadas pela raça não param por aí. A utilização do Simental de dupla aptidão no cruzamento com outras raças leiteiras merece muitos elogios: “A vantagem é a heterose, este choque sanguíneo que produz animais com maior ganho de peso, rusticidade, facilidade de parto, longevidade e até no descarte, onde se vende animais com 20 arrobas para carne. Outra vantagem é o aproveitamento dos bezerros que podem ser vendidos para cruzamento industrial ou confinados logo após a desmama e abatidos mais precocemente, trazendo uma renda extra ao produtor”, observa Wagner Bonetti.

Precocidade x ganho de peso é outro elogiado atributo da raça: “Os machos já são reprodutores aos 12 meses e as fêmeas, em média, parem sua primeira cria aos 24 meses, trazendo um retorno mais rápido ao produtor”, observa Bonetti.

Depois do Torneio Leiteiro, as atenções se voltam às pistas de julgamento e ao Leilão Simental Show que acontecem no sábado, 24. No pregão, às 17h00, serão ofertados 25 lotes entre vacas em lactação, novilhas prenhes e prenhezes. Uma ótima oportunidade para quem busca genética e produtividade.

Dividem a organização do evento a Associação Brasileira e Centro Paulista de Criadores de Simental e Simbrasil.

Por:Rute Araujo
11 – 5666-8524 / 9131-4712
ruthe.araujo@uol.com.br
MSN: ruthearaujo@hotmail.com

Nenhum comentário: