quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cultura do abacaxi é tema de dia de campo em Campo Grande

Com o objetivo de fomentar a diversificação nas pequenas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) realiza nesta sexta-feira (20), um dia de campo sobre a cultura do abacaxizeiro.

Durante o evento, que será realizado no assentamento Assaf, no distrito de Indubrasil em Campo Grande, os participantes visitarão três estações. Na primeira estação serão repassadas aos produtores, informações gerais sobre a Agraer e sobre os trabalhos desenvolvidos pela agência. A segunda estação reunirá informações teóricas sobre a cultura do abacaxi e uma demonstração prática sobre a indução floral do abacaxizeiro, realizada pelo produtor Mário Gonda, dono da área onde será realizado o dia de campo, que conta com 10 hectares de abacaxizeiros, num total de 300 mil pés. Na terceira e última estação a ser visitada pelos participantes do evento será ministrada uma palestra sobre crédito rural.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Agraer, José Ubirajara Coelho Júnior, a escolha do abacaxi como tema do dia de campo deve-se ao fato de a cultura vir se apresentando como uma alternativa rentável para a agricultura familiar. “O produtor Mário Gonda, que nos cedeu a propriedade para realizarmos este evento é um bom exemplo dos resultados que podem ser alcançados na agricultura familiar através do plantio de abacaxi. Ele comercializa sua produção no Ceasa e, recentemente adquiriu um trator e um caminhão por meio do Programa Mais Alimentos”, diz Ubirajara.

A expectativa é de que o dia de campo reúna cem participantes dos municípios de Campo Grande, Terenos, Sidrolândia, Jaraguari, Rochedo, Nova Alvorada do Sul, Dois Irmãos do Buriti, Bandeirantes e Ribas do Rio Pardo.

O evento acontece a partir das 8hs e está sendo realizado em parceria com a Coopgrande, New Holland e Ford Caminhões.

Assessoria de Comunicação Agraer
Jornalista responsável: Carina Borges
Contato: (67) 3318-5166

Nenhum comentário: