quarta-feira, 7 de março de 2012

AS BELEZAS DA VIDA! (Por: Helena de Paula)

Autoria:Helena de Paula
mhelenap66@hotmail.com

Conhecer Portugal sempre foi meu sonho, mas à medida que o tempo passava este sonho se tornava cada vez mais distante. Aprendi que na vida as coisas tem o momento certo para acontecer. E que as oportunidades surgem quando menos se espera. Para mim ela surgiu no momento certo... Após ter sofrido um tremendo golpe que me havia tirado toda vontade de. lutar e de viver, eis que surge esta oportunidade... A convite de um amigo fui conhecer as maravilhas de Portugal. Cruzei o oceano e numa linda manha de primavera cheguei ao meu destino.

A paz naquela pequena aldeia de pedra esquecida e perdida nas brunas do tempo era absoluta.

Assim que vi aquela casinha branca de janelas azuis no alto daquela montanha me apaixonei perdidamente, confesso que foi a melhor coisa que já fiz.

Estacionei meu carro às sombras dos castanheiros. Respirei fundo. Deixei que aquele ar das montanhas penetrasse nos meus pulmões e me trouxesse de novo a vida. Eu precisava de tudo aquilo precisava voltar a viver, ou melhor, a reviver.

Queria dar seguimento a tudo que ficou parado no tempo. Tinha dois romances inacabados os quais achei que não terminaria mais. A casinha ficava numa encosta da Serra de Lousã, em meio às florestas de castanheiros, pinheiros e cedros. Ali o silencio so era quebrado pelo murmúrio das aguas de regatos e nascentes naturais, o canto dos pássaros mais lindos e diversos... Quando entrei naquela casa senti uma energia imensa tomando conta de mim Tudo era muito simples e extremamente limpo. Fogão a lenha, forno de barro e no quintal arvores frutíferas e flores, muitas flores.

Os moradores daquela aldeia eram pessoas dóceis e receptivas. Tão logo me instalei já recebi a visita da vizinhança dando-me as boas vindas com uma enorme cesta de vime contendo uvas vinho, queijos de cabra broas de milho, tudo feito de forma artesanal. Eram eles criadores de cabras e fabricantes de vinhos, pequenos agricultores. Sentia a pureza naqueles olhares singelos. Deliciava-me com a algazarra dos pássaros nas arvores esquilos malandrinhos que desciam e subiam dos galhos.

Em fim, o tempo passou. Consegui terminar meus romances e o mais importante, voltei a viver e a sentir a beleza da vida!

6 comentários:

artes e literatura disse...

Realmente temos que estar num lugar cheio de vida para REVIVER!!!! Emocionante demais! Todos os meus beijos, Aninha

Anônimo disse...

Oi amiga!!! Confesso que tudo acontece na hora certa em que a gente realmente pensa em desistir, e estes acontecimentos vêm para nos fortalecer e nos renovar!
Parabéns pelo lindo artigo..tão belo , sincero e verdadeiro quanto você!
Beijos meus
Sônia Leão Hallak

Joaquim Gomes disse...

O momento certo eterniza o momento!... Muito bom!... Parabéns Helena!... Beijos!... joaquim Gomes...

Eu e Meus Livros disse...

O que dizer de um conto tão repleto de riquezas?
Tratando-se de Helena de paula, como todos que ela escreve, só posso dizer mais uma vez: Bravos!!!

orvalhos poesia disse...

Portugal é dsem dúvida um País hospitaleiro, com gente sã e boa de coração, quanto mais fôr interior do país melhor é seu povo.
Vês agora amiga porque falo na minha poesia de ribeiros, pássaros, silêncio, paz,e sobre tudo o que se passa na aldeia, também naquela onde nasci? Pois é saudade. Gostei de ler e saber que foste por cá feliz.Bjs.

Toninho disse...

A vida sempre nos apresenta o lugar e na hora certa em que podemos renascer e fazer de cada dia uma eternidade.
Meu abraço.
Beijo.