terça-feira, 21 de junho de 2011

Aral Moreira debateu saúde na III Conferência Municipal

Joelso Gonçalves

A Prefeitura de Aral Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na última segunda-feira, 13 de junho, no Clube Conviver da Melhor Idade, a III Conferência Municipal de Saúde, que tem por finalidade avaliar e trazer propostas para melhorar a saúde nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

Prestigiaram o evento o Prefeito Edson de David, a Secretária de Promoção Social, Sueli Basso Valotta De David, Membros do Conselho Municipal de Saúde, os vereadores, Wilson Gonçalves, Chico Catarina, Rose Olmedo, Tito Bertoncello, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e comunidade local.

A conferência foi aberta com a composição da mesa de autoridades e a execução do Hino Nacional. Em seguida houve a apresentação cultural com o grupo da melhor idade, que esteve apresentando a “dança do chupim”. Prosseguindo foi aprovado o regimento interno da III Conferência.

O tema da Conferência este ano, ministrado pelo auditor do núcleo de saúde da micro-região de Ponta Porã, Dr.Francisco Paulo Saturnino foi “Gestão”. Também foram debatidos outros assuntos de grande relevância a saúde.

Para o Prefeito Edson de David a conferência é a oportunidade de discutir novas políticas públicas de melhorias a saúde. “Desde que assumimos a administração municipal a nossa principal bandeira é a saúde. Nesses quase 3 anos de administração, melhoramos muito, mais ainda temos muito a melhorar, porque o que queremos é oferecer uma saúde de qualidade a toda a nossa população que necessita dos serviços” destacou Edson.

A Secretária de Saúde, Dra. Elaine Aparecida Soligo Rigotti, que esteve apresentando a situação da saúde no município enalteceu as melhorias conquistadas na área nos últimos anos. “A principal finalidade é avaliar a situação da saúde dos serviços do SUS – Sistema Único de Saúde, buscando sugestões e opiniões para que possamos melhorar a qualidade de atendimento do sistema”.

Após a palestra do auditor de serviços de saúde com o Dr. Francisco Paulo Saturnino houve debate e oficinas em grupos dos diversos temas relacionados a saúde.

Durante o encontro, os participantes da III Conferência Municipal de Saúde, elegeram os delegados e suplentes dos segmentos dos usuários, trabalhadores em saúde, prestadores de serviços e gestores, que participarão da VII Conferência Estadual de Saúde que será realizado de 27 a 29 de setembro, em Campo Grande. Os titulares eleitos foram: Ligia Pereira de Azevedo e Marlene Weimer Ickert (Segmento dos Usuários), Jeane Alves Oliveira ( Segmento dos Trabalhadores em Saúde) e Aline Raquel Wondracek (Segmento de Prestadores de Serviços/ Gestores). Já os suplentes eleitos foram: Maria do Carmo Pereira dos Santos e Maria Tereza Recalde (Segmento dos usuários), Izailda Vieira Ramos (Segmento dos Trabalhadores em Saúde).

Nenhum comentário: