quinta-feira, 30 de junho de 2011

CREAS realiza curso de formação continuada para socioeducadores de Bandeirantes

A prefeitura de Bandeirantes, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está realizando o programa escola de conselhos, formação continuada de sócioeducadores e capacitação para o 1º módulo secundário.

Será realizado nos dia 01 e 02 de julho, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Bandeirantes (SINTEBAN) com a participação da equipe do município: professora Ana Lina Rezende Martins de Abreu (CMDCA), Loid Rodrigues (CREAS) e Silvia Rosângela da S.R. de Queiroz (CREAS) e, como colaboradores, professora Cleide Adames, psicóloga Helena Maria Corrêa Vessosa, assistente social Suelen Cristina Penze de Menezes e as estagiárias de serviço social Guiulian Silva Souza e Ana Paula Pereira de Oliveira.

Segundo a secretária de assistência social Geisa Gomes, o projeto acontece desde 2008 e é desenvolvido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, através do programa Escola de Conselhos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, com o objetivo de promover atividades de extensão universitária voltada à formação continuada de socioeducadores do Estado como forma de colaboração direta no aprimoramento das práticas das políticas públicas de atenção aos adolescentes, atendidas no âmbito do SINASE.

No ano de 2011 o trabalho foi ampliado para mais 37 municípios, além dos 58 que já mantêm o programa de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade por meio dos centros de referência especializado de assistência social.
Constitui-se “socioeducador” todo profissional que atua junto a adolescentes autores de atos infracionais. Considerando as especialidades e desafios que esta atuação requer.

A equipe do projeto UFMS conta com o psicólogo Antônio José Ângelo Motti, professor Edney Damasceno, professora Maria Fernanda Adimari e professor Paulo Duarte Paes. A equipe do projeto SETAS é formada pela coordenadora CDPP/SETAS Marlene Veiga Espósito, gestora de ações CDPP/SETAS Dalva Aparecida da Silva Sunada e Técnica CDPP/SETAS Sandra de Barros.

Curso
No projeto de formação continuada de socioeducadores, a metodologia é focada na formação de multiplicadores onde alunos do curso passam a ser formadores em seus municípios. A metodologia do projeto também prevê dois módulos primários que serão realizados em Campo Grande, na modalidade presencial. Os participantes ficam responsáveis em reproduzirem nos municípios os dois módulos secundários a serem realizados pela equipe de referência constituída pelos participantes do módulo primário, para os socioeducadores locais. Os cursistas também recebem parte da formação à distância, onde terão oportunidade de conjugar teoria e prática sob a orientação dos professores da equipe do projeto.

Ass. Comunicação

Nenhum comentário: