quinta-feira, 30 de junho de 2011

Moka apela para governo manter Força Nacional em Ponta Porã

O senador Waldemir Moka (PMDB) alertou nesta quarta-feira (2) que a retirada da Força Nacional de Ponta Porã poderá enfraquecer a segurança e aumentar a criminalidade na fronteira com o Paraguai.

Em pronunciamento na tribuna do Senado, Moka afirmou que o Ministério da Justiça teria decidido transferir a sede da força de segurança de Ponta Porã para outro município no Estado.

“Embora seja extra-oficial, essa informação tem deixado a população, a classe política e as autoridades judiciárias e policiais preocupadas com o reflexo dessa medida”, afirmou.

O senador disse que o indício de que a força estaria sendo desmobilizada na região é o fato de o prédio que serve de base para as operações do grupo estar sendo devolvido à Prefeitura de Ponta Porã.

A ideia de Moka é mobilizar o Governo do Estado, a bancada federal, a Assembleia Legislativa e os prefeitos da região de fronteira para que o Governo federal reveja a decisão, caso ela tenha sido tomada.

“Temos de nos unir neste momento, apelando para que o Ministério da Justiça não apenas mantenha como reforce a segurança na região”, destacou.

Segundo o senador, a decisão, se confirmada, chega no momento em que o Governo federal anuncia o Plano Estratégico de Fronteira, que visa reforçar a segurança nas fronteiras do Brasil com outros países.

No pronunciamento, Moka ressaltou que, para a instalação da força de segurança em Ponta Porã, há cerca de dois anos, foram feitos elevados investimentos federais, inclusive com a construção de pista para aviões de pequeno e médio porte.

“Todos conhecem a vulnerabilidade das nossas fronteiras, em especial a do Paraguai, por onde entra a maior parte da droga consumida no Brasil e que serve também de porta de entrada para armas contrabandeadas que abastecem o crime organizado”, argumentou.

Nenhum comentário: