quarta-feira, 29 de junho de 2011

Minirreforma quer reduzir pensões e aumentar tempo de contribuição

Segundo informações do jornal “O Globo”, o governo está com uma minirreforma previdenciária pronta para ser enviada ao Congresso, o que deve ocorrer em setembro próximo. Elaborada pela Previdência e pela Fazenda, a proposta quer diminuir a pensão paga a viúvos e traçar mecanismos alternativos ao fim do fator previdenciário, como o aumento da idade e do tempo de contribuição das mulheres para o requerimento da aposentadoria.

No caso de pensão a viúvos sem filhos menores de 21 anos, a ideia é reduzir o valor pago a 70% do integral, que é o que vale atualmente. Para o cônjuge com idade inferior a 35 anos, a proposta é que o benefício seja concedido por dez anos.

No caso de casamento entre jovens e idosos, seria criado um “prazo de carência” de 12 meses para que se tenha direito à pensão, além do limite de dez anos de recebimento do benefício. Já a idade para a aposentadoria passaria de 51 anos (mulher) e 54 anos (homem) para, respectivamente, 53 anos e 58 anos e, dentro de dez anos, 63 anos e 65 anos.

Nenhum comentário: