sábado, 25 de junho de 2011

Cruzeiro e Coritiba medem forças para fugir da zona da degola

Cruzeiro e Coritiba se enfrentam neste sábado, às 21 horas (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. As duas equipes se encontram em situação complicada na classificação. Os mineiros estão na zona de rebaixamento, com três pontos, enquanto os paranaenses possuem um ponto a mais. Em pouco mais de 40 anos de confronto, a Raposa leva vantagem e tentará mantê-la na busca de sua primeira vitória na competição.

As duas equipes se encontraram pela primeira vez em 1969, pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa. O resultado foi um empate de 1 a 1. Ao todo foram 33 jogos entre os dois times, com 14 vitórias celestes, 12 empates e sete vitórias do Coritiba. O ataque mineiro marcou 55 gols, enquanto os alviverdes balançaram as redes em 39 oportunidades.

Em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, foram 25 os confrontos, com nove vitórias do Cruzeiro, 11 empates e cinco triunfos do Coxa, com 40 gols da Raposa e 30 dos paranaenses. Na edição de 2009 da Série A, foram duas vitórias dos mineiros, 3 a 1 em Curitiba, e 4 a 1 em Belo Horizonte.

Apesar dos números serem favoráveis, o técnico Joel Santana, que vai estrear no comando da Raposa, espera muitas dificuldades para o Cruzeiro, e por isso, o treinador prega total respeito ao Coxa. Apesar dos obstáculos, Joel não abre mão de um triunfo para que o time possa iniciar uma reação no Campeonato Brasileiro e começar a almejar os primeiros lugares.

"Vamos pegar um adversário difícil, mas vamos jogar em casa. Vamos jogar contra um grande clube, que foi muito bem na Copa do Brasil. Um time rápido na frente, um bom time, mas temos de vencer. Temos de trabalhar mais um pouquinho. Treinador novo, a torcida vai comparecer e já vou ser cobrado. Precisamos dar uma arrancada", disse.

O armador Roger, o atacante Thiago Ribeiro e o lateral Vitor estão fora do duelo contra os paranaenses. Eles estão na fase de transição entre os departamentos médico e físico. O lateral Pablo, com torção no tornozelo direito e o armador e lateral Gilberto, com estiramento na panturrilha esquerda também são desfalques do Cruzeiro.

No Coritiba, técnico Marcelo Oliveira praticamente definiu o time durante os últimos treinamentos, embora ainda restem algumas dúvidas na parte ofensiva da equipe. Isso porque ainda não está definido se o meia Rafinha terá condições de jogo. Se for vetado, Éverton Ribeiro deve continuar no time.

Em compensação, Marcos Aurélio, recuperado de lesão, tem a chance de começar uma partida pela primeira vez na competição. O jogador sabe que não está no ritmo ideal e não deve ter condições físicas de permanecer por 90 minutos em campo.

"Vou voltar aos poucos, sem atropelar o trabalho de fortalecimento. A gente sabe que tem muito para ganhar ainda", afirmou o jogador, que espera ajudar a resolver o problemas das oportunidades perdidas pelo Coxa. "Tem que ter calma, tranquilidade para trabalhar a bola no meio e na frente, porque acho que nossa equipe está se precipitando um pouco nas finalizações e na hora do passe", avaliou.

A única mudança em relação ao time que empatou com o Internacional na última rodada é a volta do zagueiro Émerson, que cumpriu suspensão automática e entra no lugar de Jéci. O técnico coxa-branca até cogitou mudar o esquema para três zagueiros, mas decidiu não descaracterizar a equipe que busca reencontrar seu bom futebol.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO X CORITIBA

Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: 25 de junho de 2011, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS)
Assistentes: Altermir Hausmann (RS) e José Chaves Franco Filho (RS)

CRUZEIRO: Fábio; Marquinhos Paraná, Gil, Leo e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Everton e Montillo; Wallyson e Anselmo Ramon
Técnico: Joel Santana

CORITIBA: Edson Bastos; Jonas, Émerson, Pereira e Eltinho; Leandro Donizete (Willian), Léo Gago, Rafinha (Éverton Ribeiro) e Davi; Marcos Aurélio e Bill
Técnico: Marcelo Oliveira

Agência Gazeta Press

Nenhum comentário: