sábado, 19 de fevereiro de 2011

SFA vai implantar bancos de sementes de adubos verdes em todos os municípios do Mato Grosso do Sul

Durante os dois dias de campo que marcaram a inauguração da unidade demonstrativa de adubos verdes da SFA/MS no município de Bandeirantes, o Superintendente Orlando Baez, afirmou aos produtores e técnicos presentes, que não vai medir esforços para implantar bancos comunitários de sementes de adubos verdes em todos os 78 municípios sul-matogrossenses.

“O trabalho de fomento da agricultura orgânica no Mato Grosso do Sul será intensificado, queremos ser um grande exportador de produtos orgânicos e essa meta começa logicamente pela base do processo que é o uso da adubação verde, que trará vida nova para os solos degradados. Estamos à disposição dos produtores e das prefeituras que quiserem implantar projetos dessa natureza. Estamos aguardando os pedidos de sementes para atendê-los”, declarou Baez. Na oportunidade a equipe visitou também os lotes que em breve estarão abrigando mais de vinte espécies de leguminosas e forrageiras usadas na adubação verde.

De 2008 para cá, a Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso do Sul, com o apoio da Embrapa e da Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), distribuiu gratuitamente mais de duas toneladas de sementes de leguminosas e formou vinte e um bancos de adubos verdes, restando alcançar. Desse total, quatro já são considerados auto-sustentáveis nos municípios de Ponta Porã, Itaquiraí, Jaraguari e Bela Vista, congregando aproximadamente noventa pequenos produtores e assentados. No PA Itamarati, por exemplo, os produtores ligados ao Núcleo de Agroecologia da APOMS estão utilizando há muito tempo adubação verde na produção de soja, milho, gergelim e algodão orgânico para exportação.

A programação dos dois dias de campo foram organizados pelos técnicos da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da SFA/MS e da Agraer, como forma de aproveitar o ciclo vegetativo das leguminosas para orientar os produtores ligados ao Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Projeto PAIS), dos assentamentos Roda Viva e Vida Nova em Bandeirantes. O dia de campo discorreu sobre as vantagens da adubação verde com dupla finalidade, manejo, inoculação de sementes e fixação de nitrogênio. As palestras e o giro tecnológico foram coordenados pelos Técnicos, Alfeu Ohlweiler e Clemerson Melão da Agraer/MS e Valter Loeschner da DPDAG/SFA/MS.

Ampliação das espécies Na unidade demonstrativa os produtores e técnicos conheceram quinze espécies de leguminosas usadas na adubação verde: As Crotalárias (juncea, spectábilis, ochroleuca e breviflora), as Mucunas (preta, anã e cinza), Feijão de porco, Feijão louco do Ceará, Feijão caupi, Feijão guandu (fava larga e anão), Labe labe e Amendoim forrageiro. Nessa quinta (17) os técnicos iniciarão a segunda fase da semeadura de mais cinco espécies na unidade: Calopogônio, Kudzu tropical (puerária), Soja perene, Crotalária breviflora e Mucuna Preta em uma área abandonada de Coco Anão com o objetivo de recuperá-la. As novas sementes foram doadas pelo Pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal. A instituição faz parte da Comissão Estadual da Produção Orgânica (CPOrg/MS).

As prefeituras, cooperativas e associações de produtores que quiserem participar do Programa Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes do MAPA devem encaminhar solicitação oficial ao Chefe da DPDAG/SFA/MS no seguinte endereço: Rua Dom Aquino nº 2696, Centro, CEP 79002-182, Campo Grande/MS.

Informações detalhadas:(67) 3041-9345 / 3041-9369 ou através do e-mail: valter.loeschner@agricultura.gov.br
Fonte: DPDAG - SFA/MS
Divulgação Técnica - SFA/MS - Jornalista Responsável - Redação: Valter Loeschner – DPDAG/SFA/MS (DRT/MS nº 438)- Interlocutor SFA/MS - Conselho Editorial COED/MAPA
(067) 3041-9369/(067) 9994-5001 - e-mail: valter.loeschner@agricultura.gov.br

Nenhum comentário: