segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ENFOQUES - ENFOQUES DA SEMANA ( Por: Cleider de Souza Costa )

* STF OFICIALIZA INVESTIGAÇÕES DO CNJ – Nesta quinta-feira, 2, o Supremo Tribunal Federal decidiu que qualquer juiz ou desembargador sobre o qual pese suspeitas de desvio de conduta pode ser investigado por um órgão externo, o Conselho Nacional de Justiça.

Sua função fiscalizatória foi suspensa há um mês por uma liminar requerida pela Associação dos Magistrados Brasileiros, concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello.

A associação sustentava que fiscalizar, investigar e punir magistrados é atribuição das corregedorias estaduais de Justiça. Elas existem com esta finalidade. Mas não vinham atuando.

A AMB procurou diminuir os poderes do CNJ. Jogou uma lata de querosene num incêndio. A corregedora Eliana Calmon afirmou que os magistrados estavam caminhando para a impunidade, “hoje com gravíssimos problemas de infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga”.

O ministro Cezar Peluso, presidente do STF e do CNJ reagiu com vigor à declaração da corregedora. Afirmou em nota que Eliana Calmon atacava a honra de “milhares de juízes que diariamente se dedicam ao seu trabalho com honestidade e imparcialidade”. Peluso afirmou nesta semana que sua indignação não esfriou, criticando que “só uma nação suicida ingressaria em uma campanha de degradação do Poder Judiciário”.

Ficou decidido que se o CNJ tiver em mãos uma tese forte, o suficiente para abrir um processo, não precisará consultar corregedorias.

A sessão da semana passada foi o início do processo. O Supremo vai decidir sobre os métodos de investigação do CNJ. Apesar disso, o resultado atestou que quando uma instituição está alicerçada em uma base forte, não importa a aspereza de opositores.

MUNDO

* CHINA NÃO QUER EUA NA ÁSIA – A China está contestando a presença militar norte-americana na Ásia. Acusa os Estados Unidos de querer cercar o país e conter o seu crescimento, que o está levando à primeira potência econômica do planeta.

Para a agência estatal de notícias Xinhua a decisão dos EUA de aumentar a presença de seu exército na região vai “colocar a paz em risco”. Para ela, os EUA são incompetentes para “ajudar a resolver disputas regionais”. “Se os Estados Unidos utilizarem seu militarismo na região de forma indiscreta, será como um touro numa loja de porcelana, e colocará em perigo a paz, em vez de aumentar a estabilidade regional.”

A China quer evitar nova Guerra Fria com os EUA mas não abrirá mão de sua presença nas regiões vizinhas, onde os norte-americanos querem monitorar.

* EUA E ISRAEL QUEREM CONTER TECNOLOGIA NUCLEAR DO IRÃ – Segundo o analista internacional Newton Carlos, os Estados Unidos e Israel desenvolvem na cidade de Dimona, Israel, uma réplica do processo nuclear iraniano e artifícios para contê-lo, com a utilização de um vírus de computador, o “Extenex”. Newton Carlos coloca que se supõe que ali estão sendo feitas montagens de “cyber ataques”. Israel, julga ele, teria construído centrífugas semelhantes às do Irã e procurado meios de destruí-las.

Há técnicos norte-americanos trabalhando lá.

Embora iniciado em 2008, até agora não tiveram sucesso.

Em Dinoma estão as linhas de montagem israelenses de armas de destruição maciça. Calcula-se que ali haja 20 bombas. E, é claro, por ser Israel aliado dos EUA, a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU, nunca acessou Dinoma.

* CAI PODERIO ECONÔMICO DOS EUA – A economia norte-americana saiu da recessão, mas não decola. O desemprego, embora estagnado, dá à classe média do país a sensação de empobrecimento.

Sua classe média está sendo esmagada e Obama, com seu intervencionismo estatal, está atrapalhando a recuperação econômica e colocando a livre-iniciativa no banco dos réus.

* ARROGÂNCIA NORTE-AMERICANA PODADA – Um dos novos prédios do novo World Trade Center, em Nova Iorque, pode ter apenas sete andares, e não os 80 projetados inicialmente. Isto porque não foram encontrados inquilinos suficientes.

O investidor Larry Silverstein, responsável pela reconstrução do WTC, diz que diminuirá os 70 andares se não conseguir pelo menos um grande inquilino para o novo prédio.

A construção do arranha-céu prevista para terminar em 2015, pode parar nos sete andares, no final de 2012.

Dois problemas dificultam a ação dos inquilinos: o cerceamento dos investimentos e a predisposição em investir no local, onde foram humilhados em setembro de 2011.

* CUBA COMEÇA A ABRIR ECONOMIA – Os cubanos terão ajuda financeira do governo para a reforma e construção de casas a partir deste mês. O projeto é parte de intenções de Raúl Castro, presidente, de abertura da economia do país. Serão concedidos auxílios a pessoas com ou sem ajuda social, afetadas por desastres naturais, como ciclones, inundações, deslizamentos e incêndios.

Com essa ajuda, o governo quer acabar com o repasse de subsídios.

* GRÉCIA: IMPASSES NAS NEGOCIAÇÕES DA DÍVIDA – As negociações do governo interino da Grécia com os bancos credores entraram em um impasse. Pelo acordo, metade da dívida de 350 bilhões de euros seria cancelada. Os bancos aceitam o desconto, mas não os prazos oferecidos pelos gregos.

Sem acordo, a saída seria um calote similar ao declarado pela Argentina em 2002, o que afetaria a saúde financeira de diversos bancos europeus.

Voltarão a conversar.

Uma grande interrogação econômica de 2012 é se o euro sobreviverá intacto até o final do ano.

* FLASHES DE MUNDO

• A Sony e a Fujifilm são as principais candidatas a uma fatia da Olympus, fabricante de equipamentos atingida por um escândalo contábil no Japão. A Panasonic já está na negociação.

• A Sony tem procurado integrar o mercado de softwares, conteúdos e hardwares para criar uma rede de entretenimento. Mas a Apple domina o mercado.

BRASIL

* DILMA NOS ESTADOS UNIDOS – Está agendado para 11 de abril o encontro dos presidentes Dilma Roussef e Barack Obama na Casa Branca. Dilma quer visitar também Harvard e MIT.

* SENADOR DESPACHA COM ULYSSES – O senador Luiz Henrique da Silveira, PMDB-SC, anda dizendo pelo Congresso que está despachando com o Ulysses Guimarães, de madrugada. Segundo ele, conversa com o Ulysses em sonhos.

Escolheu um bom parceiro. Ulysses foi um dos mais brilhantes políticos brasileiros. Professor universitário e advogado. Foi deputado estadual por São Paulo, deputado federal, ministro, presidente da Câmara por três vezes; presidiu a Assembleia Constituinte em 1987 e 1988. Assumiu a presidência da República por várias vezes na época do José Sarney e foi companheiro de Tancredo, Montoro e Quércia. Liderou a campanha pela redemocratização do país quando do período das eleições indiretas.

Segundo divulgado pela imprensa em 1992, morreu em acidente de helicóptero em Angra dos Reis. Seu corpo não foi encontrado.

Mas, Luiz Henrique o tem encontrado... em sonhos. Ou quimeras.

* GATES QUER MAIS ENVOLVIMENTO DO BRASIL COM NAÇÕES POBRES – O magnata Bill Gates apelou em Davos, Suíça, para que os países ricos não cortem suas ajudas internas destinadas aos países necessitados, apesar da recessão internacional.
Ao Brasil, ele pediu que assuma maior compromisso com as nações pobres. “Chegou ao ponto em que o Brasil deve se envolver mais na ajuda externa e assumir uma posição de liderança no desenvolvimento global”, disse o bilionário.
As lideranças globais atravessam um momento de pessimismo e acreditam que em 2012 o mundo enfrentará uma ruptura geopolítica e a queda da cooperação internacional.
Ele se alicerça em entrevistas feitas a 345 empresários, investidores e representantes de governos e organizações internacionais membros do Fórum Mundial.
Bill Gates quer que o patamar de colaboração brasileiro encoste no europeu, 0,7% do Produto Interno Bruto destinado às nações pobres.
* AS CLASSES SOCIAIS DO BRASIL – O Datafolha, através do Quiz, estratificou as classes sociais brasileiras em cinco camadas. Eis as percentagens: Alta: 9%, Média Alta: 19%, Média Intermediária: 26%, Média Baixa: 18%: Excluídos: 28%.

Abaixo, informações básicas de cada faixa:

ALTA

Nível escolar: 77% têm nível superior
Renda familiar: 48% têm renda superior a 10 SM
Idade: 40% têm até 34 anos
Classe Social: 16% estão na classe A
Trabalho: 13% são empresários

MÉDIA ALTA

Nível escolar: 75% têm nível médio
Renda familiar: 71% têm renda entre 3 e 10 SM
Idade: 50% têm até 34 anos
Classe Social: 70% estão na classe B
Trabalho: 35% são assalariados registrados

MÉDIA INTERMEDIÁRIA

Nível escolar: 89% têm nível médio
Renda familiar: 78% têm renda de até 3 SM
Idade: 62% têm menos de 34 anos
Classe Social: 83% estão na classe C
Trabalho: 15% não são registrados

MÉDIA BAIXA

Nível escolar: 99% têm nível fundamental
Renda familiar: 48% têm renda até 3 SM
Idade: 37% têm entre 45 e 59 anos
Classe Social: 82% estão na classe C
Trabalho: 21% são aposentados

EXCLUÍDOS

Nível escolar: 100% têm nível fundamental
Renda familiar: 92% têm renda até 3 SM
Idade: 57% têm mais de 45 anos
Classe Social: 63% estão na classe D
Trabalho: 6% fazem serviços gerais

Para ver o noticiário completo e fazer o teste para localizar a sua faixa, acesse o http://zip.net/bgdZFV.

* MILIONÁRIOS EM CRESCIMENTO: ONDE HOUVE MAIS:

Estes são os estados brasileiros em que o número de milionários mais cresceu nos últimos 8 anos:

1º: Santa Catarina: 76%
2º: Espírito Santo e Alagoas: 61%
3º: Rio Grande do Norte: 55%
4º: Tocantins: 46%
5º: Mato Grosso do Sul: 41%
6º: Mato Grosso: 39%
7º: Rondônia: 33%
8º: Goiânia: 31%
(Fonte: Global Wealth Management)

* DILMA QUER BAIXAR JUROS DOS CARTÕES – A presidente Dilma Rousseff quer baixar os juros dos cartões de crédito, visando aumento do consumo e dinamização da economia. Como não há mágica nem possibilidades de diminuí-los por decretos, encomendou ao Ministério da Fazenda que estude um meio de fazê-lo. Os juros dos cartões estão mais altos do que os do cheque especial. Enquanto os dos cartões são de 10,7% ao mês, os do cheque ficam em 8,3%. Para quem compra um carro, 2,4%.

* BRASILEIROS GASTAM MAIS LÁ FORA – Em 2011 os turistas brasileiros gastaram R$ 36,3 bilhões em outros países, enquanto os estrangeiros deixaram aqui R$ 11,6 bilhões. Os dados foram divulgados pelo Banco Central.

Economistas avaliam que a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as compras internacionais com cartão de crédito e a alta do dólar impactaram o turismo dos brasileiros no exterior.

* MAIS LAMA NO PAN AMERICANO – Foi divulgado na semana passada que a Receita Federal, em auditoria no final do ano, descobriu que o ex-presidente e o ex-diretor-adjunto Rafael Paladino e Wilson de Aro, mandaram pagar para eles próprios em 2007 polpudas remunerações por “consultorias” por serviços que a auditoria não conseguiu achar.

Paladino embolsou R$ 905 mil e Aro, R$ 445 mil.

* STF SE ESFORÇA PARA JULGAR “MENSALÃO” – Ministros do Supremo Tribunal Federal se esforçam em mutirões na busca de impedir Ricardo Lewandowski de facilitar a vida de 36 réus, empurrando o julgamento do mensalão para 2013.

As 50 mil páginas do processo estão sendo consultadas por onze ministros durante o recesso judiciário no exame de cada acusação contra o grupo que no governo Lula usou dinheiro público para financiar campanhas eleitorais de aliados e comprar apoio político no Congresso.

A maioria dos ministros do Supremo foi nomeada pelo PT.

* TODOS PAGAM POR POUCOS – Ivan Sartori, novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo defende a punição rigorosa para juízes corruptos, mas diz que “o desvio de uns poucos não pode macular todos”.

Cada um defende sua área. Os juízes brasileiros não foram às ruas em busca de punição dos “bandidos togados”. Pelo contrário, procuraram protegê-los, inclusive com pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros ao Supremo Tribunal de Justiça para que tolhesse as ações da ministra Eliana Calmon do Conselho Nacional de Justiça, que poderia por as mãos em juízes bandidos. O STF aceitou. Por que não recusou? Foi preciso a população ir às ruas, as redes sociais alvoroçarem?

O economista Claudio de Moura Castro formula a pergunta: “Por que os mestres devem continuar a ter a sua imagem manchada por culpa de uns poucos?”

A última pergunta: Por que não banir esses poucos?

Estão em todos os lugares. Não sou desportista. Mas, quando fui assistir aos jogos da Copa do Mundo, aquela em que a França se sagrou campeã, vi uma aberração: um cara gordo, chamado Ronaldo, ser escalado. O cara não sabia jogar e ainda tinha o apelido de “Fenômeno”. A única coisa boa que ele tinha era o apelido. Um perna-de-pau entrar numa seleção de futebol tem que ser um fenômeno.

Há muitas exceções por este país.

* BRASIL APARECE MAIS – Alguns estereótipos resistiram bravamente ao tempo, mas o mundo começa a ver o Brasil com outros olhos: ele está mais rico, mais influente e muito mais famoso. E simpático também. 94% da população mundial já ouviu falar no Brasil. No início do milênio, somente 85%. Agora é mais que o país do samba, do carnaval, do futebol, das praias e mulheres bonitas e das favelas. Começou o ano como a sexta maior economia do planeta. Ultrapassou o Reino Unido e ameaça a França, em quinto.

* BRASIL, UM TREMENDO VIZINHO – Para a maioria dos argentinos, chilenos e colombianos o Brasil é um tremendo vizinho. Não incomoda e contribui para o crescimento dos países da região. Para eles, o Brasil (hoje a sexta maior potência mundial) é a “potência regional”. Eles veem o crescimento das estatais e empresas privadas brasileiras, desde a década de 70. Destacam que na última década o Brasil expandiu seus investimentos no continente.

* SLOGAN DA COPA 2014 – A Fifa e o governo brasileiro voltam a se reunir em março para definir a logomarca da Copa do Mundo 2014, no país.

A decisão é da Fifa, mas diplomaticamente ela consultou o governo para ouvir suas sugestões. Os representantes brasileiros querem que a marca e o slogan sugiram ritmo, o multiculturalismo e a capacidade do Brasil em acolher bem todo mundo.

* CIDADÃO ACUSA BOMBEIROS DE FURTO E É AUTUADO – Um dentista que tinha consultório no local onde desabaram os prédios no Rio de Janeiro nesta semana, acusou os bombeiros de estar desviando objetos encontrados nos escombros. Quis olhar os veículos. Os bombeiros se negaram a mostrar os objetos e o cidadão foi preso e autuado por calúnia e difamação. O coronel Ronaldo Alcântara, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Rio, diz que os objetos de valor encontrados são entregues à Polícia Militar, para serem catalogados e devolvidos aos donos.

O jornal Folha de S.Paulo divulgou, com chamada em sua capa, que pertences desapareceram do local onde estavam armazenados.

* VEÍCULOS: AUMENTAM VENDAS NO BRASIL – As vendas de veículos no Brasil cresceram 88% nos últimos 5 anos. O aumento do crédito favoreceu.

Dos carros importados vendidos no país, 35% vêm da China.

* HOTELARIA – O ramo de hotelaria cresce 10% ao ano, desde 2004. As estrelas do segmento são os hotéis voltados para atender quem viaja a trabalho pelas capitais e cidades médias do Brasil.

* GOVERNO VAI FINANCIAR CONSTRUÇÃO DE CASAS – O governo federal quer financiar a construção de casas em municípios com até 50 mil habitantes. Para isto, ele precisa agilizar sua máquina administrativa. O setor da construção civil diz estar preparado para construir mais moradias e que só não o faz porque o governo não acompanha o ritmo da iniciativa privada.

* LULA NO CARNAVAL ¬– O ex-presidente Lula será homenageado pela escola de samba Gaviões da Fiel. No final do ano, sua equipe médica quis suspender sua radioterapia. Ele não aceitou, com medo da interrupção do tratamento atrasar o cronograma e ele ter que se ausentar da avenida.

* LOTERIA NO RIO: SEM ACERTO – Estava tudo certo para a Loteria do Estado do Rio de Janeiro lançar uma raspadinha que usaria a imagem do jogador Ronaldinho Gaúcho. Mas ele exigiu R$ 500 mil de entrada; o Flamengo, 8% do faturamento e a Traffic mais um pedaço do projeto.

Ninguém se entendeu e o negócio – que poderia render uma boa grana para todos – foi por água abaixo.

* FLASHES DE BRASIL

NEGÓCIOS

• BANCOS - O Banco Itaú voltou a namorar o Bonsucesso. Pode haver nova aquisição no setor bancário brasileiro.
• CARTÕES DE CRÉDITO – O número de cartões de crédito em circulação no país é de 670 milhões, neste início de ano.
• IMÓVEIS – O financiamento imobiliário movimentou R$ 85 bilhões no Brasil em 2010.
• MATERIAL DE CONSTRUÇÃO – O setor de material de construção movimentou R$ 105 bilhões em 2010 no Brasil.
• CELULOSE – A demanda por celulose para papel cresceu 25% na última década.
• CALL CENTERS – As companhias de call center aumentaram seu faturamento em 22% entre 2008 e 2010. Foram impulsionadas pelo crescimento econômico e por uma nova lei que obriga as empresas a reduzir o tempo de espera para atendimento telefônico de clientes.
• ALIMENTAÇÃO – O setor da indústria de alimentação em que mais se investe hoje no Brasil é no de balas e chocolates. O segundo, o dos laticínios.
• ETANOL (1) – Após 30 anos, caem as barreiras norte-americanas ao etanol brasileiro. Só que agora as usinas não conseguem abastecer nem o mercado interno.
• ETANOL (2) – Os Estados Unidos produzem 52 bilhões de litros de etanol por ano. O Brasil, 27 bilhões. O Brasil é mais eficiente. Com a mesma quantidade de energia usada na fabricação, os brasileiros produzem seis vezes mais.

POLÍTICA

• Segundo o Planalto, dá para colocar o PT e partidos aliados no comando de 4500 a 4565 prefeituras brasileiras.
• O Ministério Público quer saber o porquê do súbito e insólito interesse da turma do governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz, em comprar clubes de futebol.

MATO GROSSO DO SUL

* OS MILIONÁRIOS SÃO DAQUI TAMBÉM – Mato Grosso do Sul é o quinto estado brasileiro onde o número de milionários mais cresceu nos últimos 8 anos: 41%. Em primeiro está Santa Catarina, com 76%. (Veja notícia na subeditoria Brasil, acima)

CAMPO GRANDE

* GIROTTO OU MANDETTA – O deputado federal Edson Giroto, PMDB, é o virtual pré-candidato do governador André Puccinelli à Prefeitura de Campo Grande nas próximas eleições. O também deputado federal Henrique Mandetta, DEM, ambiciona a disputa. Fala-se numa escolha via pesquisa, incluindo outros nomes.

Nesta sexta-feira, 3, em matéria do Midiamax, onde foi comentado possível apoio da família Trad à candidatura de Mandetta, este desconversa.

Uma fonte me confidencia que Nelson Trad Filho, PMDB, atual prefeito, pode alçar voo próprio em breve, dependendo do contexto. Sendo pra já essa decolagem, confirma-se o apoio dos Trad ao Mandetta.

Essa mesma fonte me informa que pelo PMDB o candidato será o próprio governador, que abdicaria do seu mandato atual.

Conversando com um representante de partido de oposição, a concepção é de que pelo PMDB venha Giroto. Mesmo assim, outra fonte confirma a outra vertente com o André. “Ele não pode ficar sem mandato.”

Para Vander Loubet, candidato do PT, independente de quem seja o candidato, o grupo governista estará unificado. No entanto, para Loubet, o grupo que ficar sem o seu candidato na cabeça estará descontente e isto pesará na base.

* UMA HIPOTÉTICA ELEIÇÃO – Enquete desenvolvida pelo jornalista Marco Eusébio no seu Entrelinhas da Notícia nesta semana coloca que se a “histórica eleição para prefeito de Campo Grande ocorrida em 1996 fosse hoje”, seria este o resultado:

• Nelson Trad (PTB): 33,5%
• André Puccinelli (PMDB): 31,7%
• Zeca do PT (PT): 23,4%
• Levy Dias (PPB): 6,6%
• Carlos Leite (PV): 1,4%
• Brancos ou nulos: 3,4%

O link do Marco é www.marcoeusebio.com.br.

* R$ 10 MILHÕES PERDIDOS EM OBRA POLÍTICA – A urbanização do córrego Cabaça, inaugurada em 2010 por Lula e Nelson Trad Filho, ainda não está concluída, apesar da aplicação de R$ 10 milhões nela. Lula inaugurou obra eleitoreira e o prefeito é inábil para cobranças.

O Centro de Educação Ambiental, que começaram a erguer próximo à Spirpe Calarge, está abandonado. Aliás, não está. Segundo moradores, está muito bem utilizado por usuários de drogas. A quadra de esportes construída na praça dos Pretos Velhos, na mesma região, não tem traves, cestas de basquete e outros adereços necessários à utilização.

A obra foi bancada com recursos da primeira fase do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal. A assessoria de imprensa da prefeitura não informa os motivos da paralização. Nem a da presidência da República.

* PROTESTO – "O POVO ACORDOU! O povo decidiu! Ou para a roubalheira, ou para o Brasil! Agora chega!!! Ass.: Acumulou - O Amigo do Povo!" (Faixa na na Av. Cel. Antonino com a Enock Vieira de Andrade)

* MOSTRA “MORAR MAIS POR MENOS” PASSA POR CG – Uma das principais feiras de arquitetura e paisagismo hoje no país, “Morar Mais Por Menos”, estará passando este ano por Campo Grande. É um projeto com custos menores, o que facilita a aquisição pelo consumidor e as transações pelos profissionais da arquitetura, design de interiores e paisagistas. “O chique que cabe no bolso”, é a tradução da ideia.

Este é um desafio aos profissionais da área: o desenvolvimento de projetos a custos menores.

O evento foi licenciado para ser desenvolvido no estado pela DNZ Participações e Negócios. Até a segunda quinzena deste mês, pretende encontrar o local para montar a exposição. A empresa está procurando um lugar de fácil acesso ao público.

Circulando pelo país desde 2004, a amostra já passou por Cuiabá, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro.

Um detalhe na feira é que os estrangeirismos lounge, living, loft, closet, home teather são substituídos por termos brasileiros, como sala de família, quarto de vestir e sala de estar.

Os expositores têm sido convocados a utilizar mostras criadas por ONGs e cooperativas de artesãos, favorecendo o consumo e a produção locais.

Também no final das exposições, os produtos que ainda existam são liquidados com 50% de desconto.

* ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN DE INTERIORES SE EXPANDEM – Foi criado recentemente no Brasil o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, desvinculando os profissionais do setor do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia, o CREA.

A seccional de Mato Grosso do Sul ficou com o arquiteto Celso Costa como presidente e representante do Conselho nacional.

Neste ano, passará aqui por Campo Grande a feira “Morar Mais Por Menos”, projeto semelhante ao Casa e Cor, só que com produtos mais acessíveis ao mercado. “O chique que cabe no bolso”, é a proposta. (Veja a notícia acima.)

Também estreia no dia 4, no Jornal de Domingo, a coluna “Estilo e Requinte” da design Gisele Romeiro Gica, aqui de Campo Grande. A coluna estará focando produtos, projetos e profissionais ligados às áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo, locais e nacionais, trazendo notas, informações e enfoques de profissionais desses setores.

TECNOLOGIA

* BOL ESTREIA NOVA HOME PAGE – Desde quarta-feira, 1, os usuários do BOL (Brasil Online), empresa do grupo UOL e Folha de S.Paulo, estão navegando em novo visual da home page do portal.

A nova capa do site tem mais espaço para destacar as notícias, serviços e produtos, além de abrigar o triplo de fotos da anterior. O visual está mais limpo, com espaçamentos entre textos e ilustrações e as fontes estão maiores, o que facilita a leitura dos destaques.

Outra novidade é a possibilidade de se assistir vídeos na própria página, com compatibilidade total para tablets, com iPads.

A mudança do leiaute não altera a política de plataformas. O BOL Mail e o Bate-papo BOL continuam com os acessos grátis.

Para a empresa, a novidade atende à crescente demanda de audiência, que teve um aumento de 80% em páginas vistas no ano passado.

O BOL está há 15 anos no mercado e procura dar ao público mais destaque aos produtos e serviços que disponibiliza, dentro das tendências atuais.

O BOL é a principal plataforma utilizada pela “Enfoques” no acesso a e-mails e às redes sociais, e também um dos principais na captação de notícias nacionais e internacionais via agências de notícias.

* ORKUT COMEMOPRA 8 ANOS SEM ALARDE – O Orkut completou 8 anos no final deste mês, sem muito alarde. A única menção foi a publicação da imagem de um bolo com oito velhinhas. A rede não teve muito motivos para comemorar, uma vez que perdeu seu posto no Brasil para o Facebook. Enquanto ele registra 34,4 milhões de usuários por aqui, o Facebook está com 36,1 milhões, segundo aa Comscore. A participação maior no Orkut hoje é no Brasil. Sua sobrevida, segundo prognósticos, está curta.

* GOOGLE INOVA SUA REDE SOCIAL – O Google acaba de anunciar que sua nova rede social, o Google+, agora permite o ingresso de usuários a partir dos 13 anos. Até agora era somente para maiores de 18 anos.

A medida é uma forma de aumentar o seu número de usuários e passa a competir com o Facebook na faixa etária.

Algumas ferramentas serão protegidas para que esses usuários não postem informações indevidas sobre suas vidas.

* OS NOVOS NÚMEROS DA TELEFONIA BRASILEIRA – “9” é o algarismo que será acrescentado no início do número de telefones celulares com o DDD 11. Esta mudança que entrará em vigor no dia 29 de julho, valerá para a cidade de São Paulo e outros 63 municípios do estado.

53 milhões de novos números serão criados a partir dessa medida da Anatel. Os oito dígitos em vigor atualmente permitem 37 milhões de combinações, 88% delas já em uso.

39.287.470 novas linhas foram ativadas no Brasil no ano passado. Deste total, 4,1 milhões possuem o DDD 11.

242.231.503 telefones móveis estão habilitados no Brasil. Isto significa que o número de linhas ultrapassa em 46 milhões o de brasileiros. O Distrito Federal detém a maior proporção de linhas por habitante: duas por pessoa.

* NÚMEROS NA INTERNET – a cada segundo, 2,8 bilhões de e-mails são enviados no mundo; 1600 comentários são feitos no Twitter; 110 fotos são arquivadas no Flick; 10 vídeos são postados no You Tube; um novo blog é criado e mais um domínio é registrado. A quantidade de informações digitais acumuladas no mundo até hoje é de 1,8 zettabyte (1,8 trilhão de gigabytes), o equivalente a 385 bilhões de DVDs. A cada minuto, os ícones “curtir” ou “recomendar” são acionados 1,9 milhão de vezes no Facebook.

ILUSTRADA

* MORRE DESENHISTA AL RIO – Morreu em Fortaleza na terça-feira, 31, da semana passada o desenhista Álvaro Araújo Lourenço do Rio, 40, conhecido como Al Rio.

Al Rio trabalhou para grandes editoras de quadrinhos internacionais, como a Marvel e a DC Comics. Entre os títulos mundiais que assinou, estão “Capitão América”, “X-Men”, “Voodoo” e “Vampirella”. Desenhou Batgirl e a Mulher Maravilha.

Ele foi um dos primeiros brasileiros a entrar no mercado de quadrinhos norte-americano. Era considerado versátil e de características marcantes.

Foi encontrado morto em seu apartamento e há a hipótese de suicídio.

* ROBERTO CARLOS – Roberto Carlos tem confidenciado a pessoas próximas a ele que neste 2012 voltará a cantar sua velha “Quero que Vá Tudo pro Inferno”, abolida nos anos 80. Ele aboliu na época por causa da palavra “inferno”.

Agora, em fim de carreira e precisando de grana, o assunto muda.

* DISCO DE RC É LIBERADO – Depois de notificar a Apple por vender seu álbum “Louco por Você”, gravado em 1961, o cantor Roberto Carlos decidiu voltar atrás. A produção estará no iTunes Store.

Roberto não gostava do resultado final do trabalho (em vinil no mercado), com um repertório de bossa nova, bolero e chá-chá-chá.

Como a qualidade sonora é deficiente, o cantor diz que vai remixá-lo.

* SHARON JONES – A cantora norte-americana Sharon Jones, 55, quis ser intérprete nos anos 70, sem sucesso.

Cantou em coros de igrejas, fez bicos em estúdios. Para se sustentar, trabalhou como carcereira de uma penitenciária de Nova Iorque.

Após negativas de várias gravadoras que a consideravam velha e baixa, no início da década passada gravou pela Daptone. Revelou-se uma grande cantora de soul music. Hoje, em sua melhor forma, está fazendo grande sucesso.

* MONTEIRO LOBATO NA PONTA – Pesquisa feita pela Biblioteca Nacional com 800 negros em bibliotecas públicas do país mostra que Monteiro Lobato está em primeiro lugar na preferência dos entrevistados, seguido de Paulo Coelho e Jorge Amado.

No ano passado, os livros de Lobato foram considerados racistas pelo Conselho Nacional de Educação.

* ERROS DE PORTUGUÊS NO TWITTER – Pessoas conhecidas cometem gafes no twitter. Como os jornalistas supervisionam essas “estrelas”, coletaram dez gafes de algumas “celebridades”:

 NEYMAR (jogador de futebol do Santos): “Acabou o jogo aqui. Voltando pro hotel! Ahh ganhamos de 6x4.. Valeu aos torcedores que compareceu, sempre estar ajudando quem precisa.” (“Ahh” com dois “h”; “compareceu”, no singular; “reticências com dois pontos.)

 BRUNO DE LUCA (ator): “Galera que emocionante, olha essa foto!!!” (Falta vírgula depois do “Galera”.)

 MÁRCIO SERRADO (ator): “Opinião todos tem...” (“Tem” sem acento.)

 LUCIANA GIMENEZ (apresentadora de TV): “Geyse e uma moca muito esforcada. Infelismente...” (Faltou cedilhas no “c”; “infelismente” com “s” no lugar de “z”; “e” sem acento.)

 WILLIAN BONNER (apresentador de TV): “Peraí. Deu branco. Esqueci o que é que eu ía perguntar.” (Acento no “ia”.)
 GIOVANNA EWBANK (atriz): “Surreal! Acabei de bater em 1 carro. O cara desce nessa chuva, não olha a batida, entra na frente do meu carro, manda um bj sinico e vai embora!!” (O correto é “cínico”, com “c” e acentuado.)

 NANA GOUVÊA (atriz, modelo e dançarina): “Obrigada, Senhor! Tú sempres houves as minhas preces! Aleluia!” (“Tú”, acentuado; “sempres”, com “s” no final e “houve” no lugar de “ouve”.)

 NANA GOUVÊA (atriz, modelo e dançarina): “Levei uma bronca ferrada de minha empresária (Anna Cristina Pires de SP) p/ causa do twitter, ela disse q eu me esponho demais falando aqui,...” (“Esponho” com “s” no lugar de “x”.)

 LUCIANO HUCK (apresentador de TV): “Acho ridículo os twwits contra a presença do Belo. Preconceito. Quem cumpriu sua dívida c/ a justiça, tem o direito de ter uma vida livre. (“Vírgula” indevida após “justiça”.)

 OTÁVIO MESQUITA (apresentador de TV): “...acordei serelépe hoje.. vamos trabalhar mal-acabados!!” (acento indevido no “serelepe”; dois pontos na reticências.)

* GLOBO ADQUIRE INFOPAR – As Organizações Globo acabam de comprar as participações minoritárias na Infopar, holding que detém o controle dos jornais O Globo, Extra, Expresso, partes do Valor e do portal Zap.

Os irmãos Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho passam a deter 100% das ações da Infopar, até agora somente 60% pertencentes a eles. Os outros 40% eram de descendentes dos irmãos e irmãs de Roberto Marinho.

* RECORD QUER SER A LÍDER EM 5 ANOS – O bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Rede Record, chamou o diretor Walter Zagari para uma longa conversa. Quer a Record na liderança da audiência no Brasil dentro de cinco anos, “custe o que custar”.

Macedo lembrou que a Record tinha um prazo para ser líder em 2010 e que seu alvo não é a Globo, e sim a CNN.

* GLOBO RECLAMA DA RECORD – Chegou ao Comitê Olímpico Internacional reclamação da TV Globo de sua insatisfação com a liberação de credenciais pela Record para a Olimpíada. Pouquíssimas credenciais foram cedidas pela Record aos profissionais da Globo e da SporTv. A Record permanece irredutível, apesar da intervenção do Comitê.

* CONCESSÕES DE RÁDIO E TV FICAM MAIS RÍGIDAS – As regras para concessões de rádio e TV no Brasil estão mais rígidas. Os interessados em licenças terão de comprovar sua capacidade financeira. O Ministério das Comunicações pretendia aumentar o valor das cauções de 1% para 20%, mas a presidente Dilma pediu revisão nos índices.

* R.R.SOARES ADIA LANÇAMENTO DE FILME ¬– O missionário R.R.Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, adiou para o segundo semestre deste ano o lançamento do seu filme “Três Histórias e Um Destino”, baseado em livro seu.

Rodado pela Graça Filmes, do próprio missionário, o longa seria estreado por agora. O lançamento será simultâneo no Brasil e Estados Unidos.

* TELEVISÕES COM BAIXA AUDIÊNCIA NO ESPORTE EM JANEIRO – As transmissões televisivas dos campeonatos estaduais em janeiro renderam poucos pontos. A Globo ficou com parcos 12, contra 10 da Record, em São Paulo. No Rio, a Globo teve 16; a Record, 11.

* MUDANÇAS NA VEJA – O redator-chefe da revista Veja Mário Sabino deixou a Editora Abril. Segundo a empresa, optou pela iniciativa própria. Foram guindados a redatores-chefes da revista os editores-executivos Fábio Altman e Thaís Oyama; o chefe da sucursal de Brasília Policarpo Júnior e o editor do Radar Lauro Jardim.

* “CRIATIVA” SAI DO MERCADO – A revista Criativa, da Editora Globo, deixa de circular a partir de março. A editora informa que a publicação será descontinuada para fortalecer as vendas da “Glamour”, novo título da empresa que serás lançado em abril. A “Criativa” está no mercado há 22 anos. A “Glamour” circula em 16 países e é uma das revistas femininas mais vendidas no mundo.
* FILHA DE DATENA POSA PARA A VIP – Letícia Wirmann, filha do jornalista e apresentador de TV Luiz Datena, posou seminua para a revista VIP de fevereiro.

A modelo e apresentadora ilustra a seção “Preliminares”, que terá a panicat Aryane na capa.

* “ESTILO E REQUINTE” – Esta é a nova coluna da designer de interiores Gisele Romeiro Gica, aqui de Campo Grande, que estreia no Jornal de Domingo no dia 4 de março. A coluna estará focando assuntos de arquitetura, paisagismo e design de interiores.
* JORNALISTAS ESPORTIVOS – Os amantes do esporte têm dois excelentes comentaristas esportivos. Desde dezembro, como noticiado aqui, Milton Neves está com um blog no UOL Esportes.

Aqui em Campo Grande, o jornal O Estado tem a coluna Bola da Vez, com o jornalista Luciano Shakihama.

São dois excelentes profissionais no mundo dos esportes.

* QUADRINHISTAS BRASILEIROS BUSCAM ESPAÇO MAIOR ¬– Os quadrinhistas brasileiros estão com um movimento pleiteando maior apoio ao exercício da classe no país.

Através do Movimento DQB – Democracia ao Quadrinho Brasileiro, artistas, desenhistas, redatores e editores reivindicam apoio de órgãos públicos e privados para a produção e distribuição dos seus produtos.

Há um grande leque de profissionais brasileiros que pelo talento natural se esforçam para produzir e distribuir tiras, ilustrações, charges, cartilhas e outros produtos. Enfrentam dificuldades para a publicação dos seus trabalhos na grande imprensa e em todo o país.

Eles querem maior aproximação com o público leitor. Jornais, internet, televisão, cinema, editoras de livros e revistas utilizam este trabalho.

Autores brasileiros têm exponenciado grande talento nesta área, inclusive em grandes empresas de outros países.

Eles querem que seus trabalhos sejam ofertados em maior volume.

Através das redes sociais, o movimento tem procurado sensibilizar as autoridades, empresários e o consumidor dessa arte em todas as suas formas.

Se entrarmos no Facebook, veremos uma enorme gama desses profissionais, com excelentes produções.

Estão com o grupo DQB – Democracia ao Quadrinho Brasileiro no Facebook, movimentodqb@groups.facebook.com, neste sábado já com 327 artistas arrolados.

Estão também com uma petição pública na internet, www.peticaopublica.com.br.

Outro contato: http://www.meuheroi.com.br/comunidade/inicio.html, do artista Elenildo Lopes, o Meu Herói, de Niterói.

* AMAZON DESEMBARCA NO BRASIL – Sem sucesso nas negociações com as editoras do Brasil, a Amazon furou o bloqueio e negocia direto com os autores, em estratégia já utilizada por ela nos EUA.

O escritor Augusto Cury, que vendeu 15 milhões de seus livros de autoajuda, foi procurado pela empresa. Não aceitou. Mas outros, como Paulo Coelho, negociaram com ela.

* OS FILMES MAIS VISTOS NO BRASIL EM JANEIRO – As Aventuras de Tintim foi o filme mais visto nos cinemas brasileiros em janeiro. Na sequência, ficaram Sherlock Holmes 2, Alvin e os Esquilos 3 e Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres.

EVANGÉLICOS

* CAMPANHA “PROJETO DE VIDA” – A igreja Assembleia de Deus Emanuel está lançando nos dias 5 a 7 de fevereiro a Mega Campanha “Projeto de Vida para 2012”. Será na Rua das Camélias, 207, Oliveira 3, próximo ao Colégio Zézão, em Campo Grande.

* AULAS DE JIU JITSU GRATUITAS – Estão sendo ministradas na sede da Primeira Igreja Batista de Campo Grande aulas de Jiu Jitsu todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 19h30. São gratuitas. É na Rua 13 de Maio, 2647.

* SALAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS – A Primeira Igreja Batista de Campo Grande acaba de reestruturar suas dependências para abrigar confortavelmente as crianças desta faixa. Há ambientes para troca e higienização das crianças, amamentação e para o sono. O ambiente está dividido para crianças de 0 a 1 e de 1 a 2 anos, com pessoas preparadas para os cuidados necessários. Além disto, a igreja possui eficaz sistema de segurança, com vigilantes e monitoração eletrônica.

* FAMÍLIA EM FOCO – É um programa evangélico do vereador assembleiano Herculano Borges, apresentado por ele na TV Guanandi, de segunda à sexta, às 13h30. Contatos: familiaemfoco@hotmail.com.

* LOUVORES DE JEOVÁ – É o programa radiofônico dirigido e apresentado pelo pastor Eli Rangel na Rádio Difusora Pantanal aos domingos, das 19 às 22 horas. Contatos com ele: 3042 0201.

FRASES

“Quando você está em oração, Deus luta por você.” (Missionária Emi Jaimes, de Campo Grande, no Facebook)

EVENTOS

EMPRESARIAIS

* EXPO-MS INDUSTRIAL 2012 – Será realizada nos dias 22 a 25 de maio, no Albano Franco, a Expo-MS de 2012. Será mais uma oportunidade para os empresários mostrarem suas empresas e atividades e valorizarem os seus investimentos. O espaço será dedicado à realização de negócios, ao apoio e fortalecimento das atividades empresariais no MS. É um evento da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS).

* PRÊMIO INDUSTRIAL DE JORNALISMO – A Federação Industrial do Estado de Mato Grosso Grosso do Sul (FIEMS) abriu a 2ª edição do Prêmio MS Industrial de Jornalismo. Vai premiar as melhores reportagens sobre o setor industrial e seu papel estratégico no desenvolvimento estadual, nas categorias Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Universitário. Os autores dos melhores trabalhos serão premiados com até R$ 53 mil. Participam reportagens publicadas no período de 8 de setembro até 30 de março de 2012. Inscrições até 30 de abril pelo www.fiems.org.br/premiomsindustrial. As fichas de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no mesmo site e pelo telefone (67) 3389 9017.

NO MUNDO DO FACEBOOK

* FACEBOOK COMPLETA 8 ANOS E ACENA COM MUDANÇAS – O Facebook completou 8 anos neste sábado, 4. A previsão é que em agosto a rede ultrapasse a marca de 1 bilhão de usuários. A rede está focando mercados em potencial para crescer mais: Brasil, Alemanha, Índia, Japão, Rússia e Coreia do Sul. Em 2011 ele cresceu 192% no Brasil. Teve 36,1 milhões de visitas em dezembro. É o quarto maior país com maior número de usuários.

Neste 2012, a rede efetuará algumas mudanças, visando maior lucro, uma vez que está abrindo seu capital. Terá mais aplicativos que conectem amigos, mostrando as músicas que gostam de ouvir e o que gostam de fazer.

Segundo dados da Comscore e do Ibope, o Facebook cresceu 192% no Brasil em 2011, com 36,1 milhões de visitas em dezembro de 2011. O país ocupa a quarta posição em número de usuários de toda a rede social.

O Facebook já está hoje com 845 milhões de usuários. Atua em todos os continentes, exceto a China, onde a rede está bloqueada. Em agosto será 1 bilhão de assinantes. Um sétimo da população mundial.

O Facebook está com projetos de inovação do seu site. Oferece a perspectiva da venda de anúncios dirigidos, mercadorias, aplicativos e jogos. Nos próximos dias os papéis da empresa devem estrear na bolsa de valores. Estima-se que o seu valor total supere os 75 bilhões de dólares, podendo chegar a 100 bilhões (R$ 171 bilhões na cotação de hoje).

No ano passado, o Facebook lucrou 1 bilhão de dólares. Para investidores e anunciantes há um enorme valor nas informações postadas pelos usuários, como hábitos de compra, leitura e gostos musicais.

Cada curtida que uma pessoa dá num post, registra uma informação valiosa para o Facebook, que é vendida ao0s anunciantes. Quanto mais usuários uma empresa tem, maior é a sua capacidade de atrair anunciantes e gerar receitas.

* PAGAMENTOS PELO FACEBOOK – Dentre as inovações que o Facebook deve implementar para manter a sua base de crescimento está a entrada de um sistema de pagamentos.

Os usuários não precisarão sair da rede para efetuar suas compras e os pagamentos. A rede já utiliza os Facebooks Credits, um valor monetário que é utilizado principalmente em games na rede, o que pode ser expandido para outras transações.

* TIMELINE SERÁ IMPLANTADA EM TODOS OS PERFIS – A Timeline – Linha do tempo – disponibilizada pelo Facebook aos seus quase 1 milhão de usuários no mundo será incorporada em definitivo em todos os perfis da rede.

O recurso foi apresentado em setembro na conferência anual do Facebook e até agora vem sendo optativo. O modelo permite visualizar informações pessoais em ordem cronológica, com o recurso de indicar quais conteúdos estarão visíveis a amigos e aos demais usuários. O objetivo é incentivar o cadastro e adicionar informações sobre eventos passados.

Com Timelines recheadas de dados pessoais, o Facebook fica mais poderoso, assumindo o posto de repositório digital de informações sobre a vida desse conglomerado de pessoas. Os usuários pesquisam informações pessoais e os relacionamentos nos perfis.

* PAQUERA, A PRINCIPAL BUSCA NO FACEBOOK – O Facebook tem facilitado a paquera de muita gente que o usa para isto. Começando pelo status de relacionamento, onde cada um coloca se está comprometido ou disponível.

Segundo pesquisa da Blue ID, a paquera é a principal busca na rede. Quando tem a atenção desperta pela foto principal, procura outras para ver a desenvoltura da pessoa e seus relacionamentos. Depois veem seus gostos. As pessoas possuem certa percepção e verificam a personalidade, o humor e seus gostos.

* O PROFISSIONALISMO E O SOCIAL NA REDE – Empresas encontram facilidades na rapidez das informações no Facebook, o que as aproximam do cliente. É uma forma de divulgação barata. Muitas empresas divulgam seus produtos na rede. Utilizam fotos, o que chama a atenção do usuário.

Muitas causas sociais são inseridas todos os dias na rede: defesa de animais, compartilhamentos de necessidades. Há duas semanas foi criado um grupo de apoio à ministra do CNJ Eliana Calmon, que está com mais de 9500 membros postando mensagens de apoio e de críticas à elite do Judiciário que defende “bandidos de toga”. Aqui no Mato Grosso do Sul foi criado um grupo que está se contrapondo contra a mudança do nome do estado, pretensão de alguns deputados estaduais.

Quando um usuário reclama de determinada empresa ou instituição, grande número de seguidores se juntam a ele.

* OS DEZ PAÍSES COM MAIS USUÁRIOS NO FACEBOOK:

1. Estados Unidos – 157.418.920
2. Indonésia – 41.768.340
3. Índia – 41.399.720
4. Brasil – 35.157.560
5. México – 30.985.340
6. Turquia – 30.963.100
7. Reino Unido – 30.469.920
8. Filipinas – 27.033.680
9. França – 23.544.460
10. Alemanha – 22.123.660

O país que mais cresceu em número de usuários em 2011 foi o Brasil: 298,5%. Iniciou o ano com 8.821.880. O segundo, a Índia: 139,5%. Iniciou 2011 com 17.288.900.

* COMO OS USUÁRIOS DO FACEBOOK SE CONSIDERAM:
(% do total dos pesquisados)

Bem-humorados: 68,1
Críticos: 32,5
Populares: 28,0
Baladeiros: 27,0
Filósofos: 19,7
Românticos: 19,0
Curiosos: 18,9
Profissionais: 15,3
Sexy: 12,5
Ausentes: 11,3
Exibidos: 9,4

* O QUE OS USUÁRIOS QUEREM VER NOS PERFIS – A preferência dos usuários quando examinam um perfil é ver a foto da pessoa, seu status de relacionamento, locais que frequenta, gosto musical, fotos com amigos, idade e formação intelectual.

* GRUPO DE APOIO À ELIANA CALMON ULTRAPASSA 14 MIL – O grupo “Apoio Incondicional à Eliana Calmon”, iniciado em 22 de dezembro passado, ultrapassou neste final de semana a marca de 10 mil integrantes em todo o Brasil.

O grupo é administrado pela bancária aposentada Marilena Lima Gomes (Lenamais Mais no Facebook), de Niterói. Tem o professor de inglês e literatura Ronaldo Ferreira de Souza, de Dom Pedrito, RS, o jornalista Domingos da Paz, de São Vicente, e mais oito pessoas como auxiliares.

Surgiu quando o STF cerceou a liberdade da ministra nas investigações de mazelas de componentes do Judiciário.

Nesse grupo, segundo a Marilena, estão componentes do Judiciário, procuradores de Justiça, uma procuradora da República, chefes de seções da OAB e advogados.

O grupo posta mensagens, articula e publica links com informações e documentos. Mantém-se em ininterruptas articulações entre seus pares e com organismos ligados à Justiça.

* DQB – DEMOCRACIA AO QUADRINHO BRASILEIRO – Os quadrinhistas brasileiros criaram este grupo, visando um movimento virtual que pretende ampliar o debate de fatores favoráveis à arte brasileira com a participação de desenhistas, roteiristas, autores, editores independentes e comerciais, sem considerar o nível de fama e de alcance de mercado que cada um tenha. Um movimento aberto a todos os artistas e envolvidos com a criação, veiculação e divulgação do quadrinho nacional. Trata-se de um movimento “wiki” em que todos os participantes e pretendentes podem acompanhar e participar ativamente dos conteúdos opinativos, bem como dos objetivos comuns do movimento. Neste sábado, o grupo estava com 327 integrantes.

* MEUS NOVOS AMIGOS:

Que solicitaram e adicionei:
Amarildo Rock’n Roll, Luciana Camargo Barbosa, Antônio Caldeira, Katiuce Assis, Janete Sant’Ana, Renata Andrade, Eliane Mello Hortess, Luciana Camargo Barbosa, Antônio Caldeira, Folha do Povo, Deborah Campos Perfil II, Pedro Pedra, Adriana Brizuena Ribeiro, Adriana Rosa, Janete Queiroz, Cacilda Leite Vazes, Jeruza Oliveira, Lay Vasques, Identidade Teatral, Wilma Helena, Jônatas Lidak, Luiz Leite Barros, Wagner Jean Rodrigues, Aurindo Neves, Christopher Cândido e Andrezão Gomes (Campo Grande); Maria Dias (Brasília), Ernani Cousandier (Bento Gonçalves), João Luiz da Silva (Três Lagoas), Elias de Carvalho Aragão (Nova Dourados), Mariângela Fortes Giani (Santos), Helena de Paula (Praia Grande), Ben-hur Monteiro Ovando (São Paulo), Valdomiro Souza Santana (Rio Verde) e Rosângela Valquíria Batista (?).

Que pedi e me adicionaram:
Vereador Pastor Washignton (Cuiabá), Edna Manso (Sto. André), Freddy e Elaine Ovando (Guiné-Bissau), Lenamais Mais (Rio de Janeiro); Mara Lúcia Ovando Fraiha, Jornalista Nasser, Alceu Bueno, Apóstolo Natanael Gonçalves, Remat Marcas e Patentes, Arthur Falcão, Lindalva Souza Oliveira, Carlos Monteiro Dias, Instituto de Desenvolvimento Evangélico, Fabian Fernandes Leite, Marlon Farrel, Neiba Ota, Oscar Rocha, Josué Kazuo Nishimura, Grazielle Machado, Isac Ribeiro, Pedrinho Feitosa e Aldezir e Thaffny (Campo Grande); Timótreo Monteiro (Dourados), Caalebe Mopnteiro Barbosa e Walter Nogueira (São Paulo), Janela Namoradeira (Ouro Preto), A.J.Desenhos (Brasília), Thiago Cruz (Sto. André), Meu Herói (Niterói), Nicoleta Ionescu (Romênia), Roqueley Cleber Mariano (Huelva, Espanha) e Mariliz Romero (Los Angeles, EUA).

* REENCONTRANDO VELHOS AMIGOS:

Nestes dias tive a satisfação de reencontrar pelo Facebook os amigos: Alceu Bueno, Mara Lúcia Ovando Fraiha, Pedro Pedra, Katiuce Assis, Pedrinho Feitosa. Carlos Monteiro Dias, Neiba Ota. Oscar Rocha, Cacilda Leite Vazes, Lay Vasques, Adriana Rosa, Wilma Helena, Jonatas Lidak, Aurindo Neves, Janete Queiroz e Janete Sant’Ana, de Campo Grande; Valdomiro Souza Santana, de Rio Verde, Elias de Carvalho Aragão, de Nova Dourados, Freddy Ovando, que está em Guiné-Bissau, e Ben-hur Monteiro Ovando, de São Paulo; Roqueley Cleber Mariano (Hueva, Espanha) e Mariliz Romero (Los Angeles, EUA).

A Janete Sant’Ana, o Valdomiro, o Carlos, a Lay, a Wilma Helena, o Jonatas, o Aurindo, o Roqueley, o Elias e o Ben-hur há alguns anos que não os vejo pessoalmente.

Foi uma satisfação muito grande reencontrar por aqui colegas do curso de Jornalismo que há muito não nos víamos: a Adriana e o Oscar, de Campo Grande, e a Mariliz, que está em Los Angeles.

Que bom encontrá-los nesta ferramenta que agiliza os contatos e nos aproxima, apesar das distâncias.

* O QUE PUBLICARAM POR LÁ:

‎”A decisão de ontem do STF só pode ser comparada a votação das Diretas Já, tal a magnitude da sua importância. Esses senhores denominados de capas pretas, voltam a servir de forma mais transparente, sob o chicote moral da nação, toda uma população. Eles devem estar imaginando o seguinte: "Como fomos injustos, como somos odiados, erramos!" (Eliezer David, jornalista, de Campo Grande)

"Contrato de renovação de amizade... Venho lhe informar que nosso Contrato de Amizade foi renovado para 2012, ou seja, você não pode me abandonar ou me esquecer, hem?... Quero você sempre do meu lado, nos momentos ruins ou nos bons... Quero sua amizade para todo o sempre..." (Do Mural de Cris Anjos, de Campo Grande)

“Já pensou se nós, humanos, fôssemos capazes de quebrar todos as barreiras, todos os preconceitos, e aceitássemos uns aos outros. Como seríamos? Imagine se não existisse magro, gordo, baixo, alto, preto, amarelo, branco, feio, bonito, rico ou pobre, como seriam diferentes os nossos relacionamentos." (Toninho Ziller, de Brasília, em status seu)

“Se não puderes ser um pinheiro no topo de uma colina, sê um arbusto no vale, mas sê o melhor arbusto à margem do regato. Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore. Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva e dá alegria a alguém no caminho. Se não puderes ser uma estrada, sê apenas uma senda. Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela. Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso… Mas sê o melhor no que quer que sejas.” (Pablo Neruda – em status de San Morena, de Campinas)

“A vida é uma bicicleta de dois lugares, na qual DEUS deve estar sentado no banco da frente e você no banco do carona.” (Jorge Alberto Menezes, de Campo Grande)

‎"Descoberto por que a mulher tem medo de barata: Ela detesta tudo o que leva esse nome: roupa barata, sandália barata, bolsa barata, viagem barata... Mulher gosta de carinho: vestido carinho, sapato carinho, presente carinho, vinho carinho..." (Postado no meu mural pela amiga Odete Medeiros Barbosa, de Campo Grande)

‎"Início de ano é assim. Algumas pessoas embarcam e outras desembarcam da nossa vida. Sempre lembrando que 'a fila anda e a catraca é seletiva'." (Status de Grazielle Machado, de Campo Grande)

‎"Quem não arrisca nada, já está arriscando tudo." (Everton Garcez, de Campo Grande, em seu status)

‎"Antigamente os cartazes nas ruas, com rostos de criminosos, ofereciam recompensas... Hoje em dia, pedem votos". (Eli Moraes, de Campo Grande, em seu status)

FOCALIZANDO

* “NÃO HAVERÁ UM NOVO PELÉ” – Em encontro com o jogador Messi, do Barcelona, há pouco, Pelé, ex-atacante do Santos e considerado o melhor jogador da história comparou a atual equipe espanhola com o Santos dos anos 60.

Se auto comparando com Beethoven e Michelangelo, Pelé afirmou que “não haverá um novo Pelé”. “Meus pais romperam o molde após o meu nascimento.”

Pelé marcou 1283 gols e conquistou três Copas do Mundo e deixou de jogar em 1977. Hoje ele tem 71 anos.

* FREDDY OVANDO – Passando por Campo Grande o amigo Freddy Monteiro Ovando. Ele está trabalhando em Guiné-Bissau, África do Sul, como missionário da Igreja Batista. Reencontrando por aqui seus familiares e muitos amigos.

* DE MUDANÇAS – Retornando de viagem de férias, a amiga Mirtes Monteiro Ovando Nogueira, de Corguinho. Ela passou por Campo Grande e foi até Jardim, onde deverá ficar em definitivo.
____________________________________________________________________________________________________

CITAÇÕES

“Muita gente perde tempo se preparando para encarar o começo. Gasta tanto tempo nesses preparativos que muitas vezes não sobra espaço para realmente fazer as coisas.” (Suzanne Caygill)

“Os perfeccionistas podem perder tanto tempo como os que adiam o trabalho. Mesmo que um projeto não esteja perfeito, sua consecução terá sido a melhor que foi possível chegar dentro do prazo imposto.” (B. Eugene Griesman)

“Já dei tudo. Nada me resta do tudo quanto tive, exceto tu, esperança.” (Paulo Bonfim)

O QUE FOI PUBLICADO POR AÍ

‎”O novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo defende a punição rigorosa para juízes corruptos, mas diz que o desvio de uns poucos não pode macular todos.” (Na Veja de hoje)

"Não há barreiras para a pessoa que age com fé em Deus, com determinação e esperança." (Portalangels.com)

"A nova leva de milionários brasileiros tem Eike Batista como ídolo, trabalha muito, compete honestamente, orgulha-se de gerar empregos e não se envergonha da riqueza." (Na Veja da semana passada)

‎"Enriquecer é glorioso!" (Deng Xiaoping, da China, na Veja da semana passada)

“Cada indivíduo cria a sua própria realidade.” (Robert Downey Jr., na Veja da semana passada)

“Se você não quer aquele velho resultado catastrófico, não tome aquela decisão ruim.” (Robert Downey Jr., na Veja)

‎"6 é igual a zero" - Na cabeça da presidente Dilma, 6 é igual a zero. Ninguém sabe que fim levaram as 6 mil creches prometidas na campanha. Não há vestígio das 6 mil casas que os flagelados fluminenses ganharam há um ano. Nem dos 6 mil "agentes da Defesa Civil treinados para agir nas áreas de risco". Agora, o "grupo de trabalho" anunciado para lidar com o problema das chuvas junta, claro, 6 nulidades do primeiro escalão de ministros mais medíocre da história. Para Dilma, decididamente, 6 é um zero enrolado. (Augusto Nunes, na Veja)

“A imagem que muitas pessoas tentam passar de mim desde o primeiro deia é a de que sou uma negra colérica.” (Michelle Obama, na Veja, referindo-se a informações no livro Os Obamas, do jornalista Jodi Kantor, do NYT)

“Barack Obama é um presidente fracassado, que já não tem mais ideias. Suas desculpas estão se esgotando. Vamos cuidar para que o tempo dele no governo também se esgote.” (Mitt Rommey, pré-candidato republicano à presidência dos EUA, na revista Veja)

“Sou pré-candidato a prefeito e não a vice”. (Alcides Bernal, deputado estadual, pré-candidato a prefeito de Campo Grande pelo PP, no Midiamax)

“Faço tudo que ele pedir, até o momento que me prejudique.” (Vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, em reportagem do Campo Grande News no dia 10/01/12, referindo-se ao governador André Puccinelli)

“Mosquito morre intoxicado ao morder político em Brasília.” (Manchete do www.g7.com)

“O governo brasileiro está preocupado com a demora na construção da Arca para salvar a população do fim do mundo, em 2012. Enquanto os outros países estão com a construção bem avançada, no Brasil o trabalho sequer começou.” (Do www.g7.com.br)

DATAS COMEMORATIVAS DESTA SEMANA

5: Dia do datiloscopista; 6: Dia do agente de defesa ambiental; 7: Dia do gráfico; 11: Dia do zelador.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA PASSADA

Meu abraço aos amigos que aniversariaram nesta semana que passou:

31: Gustavo César Capilé Gonçalves (Campo Grande); 2: Tatiane Martins (São Paulo), Milka Ljubica (Dubrovnik, Croácia), Roberto Prestes (Campo Grande) e Beatriz Helena Carvalho (Alfenas); 3: Cand de Paiva, Darlan Ciainvanedani, Renata Roriz e Tânia Lara de Freitas (Campo Grande) e Lobo Borba (Rio de Janeiro); 4: Aline Midlej (São Paulo); 5: Wagner Belmonte (São Paulo).

Dentre os amigos aniversariantes acima estão os meus colegas de jornalismo Aline Midlej (repórter da TV Bandeirantes, em São Paulo) e Wagner Belmonte (editor da Band News, também em São Paulo).

E aqui em Campo Grande, o irreverente amigo Gustavo César, sempre com seus aguçados comentários no Facebook e bem ligado no contexto político do nosso país.

COMENTÁRIOS À ESTA COLUNA NA SEMANA PASSADA

Na coluna:

“Obrigado pela inclusão do meu site na coluna. Ela está ótima. Virei fã e estarei sempre por aqui.” (Marco Souza Ilustrador, Rio de Janeiro)

No Facebook:

“Parabéns pelo seu trabalho no jornal.” (Antônio Caldeira, de Campo Grande)

"Participar das suas notícias através dos jornais de Campo Grande, MS, é muito bom! Obrigada pelo carinho!” (Heloisa Helena Carvalho, Alfenas)

“Gosto de colunas, pela independência que o jornalista tem.” (Reginaldo Nunes, de Ouro Preto)

Por e-mail:

“Meus cumprimentos, Cleider, pela sua coluna que tive o prazer de acessar e ver o seu excelente trabalho. Você está fazendo falta por aqui.” (Ebenezer Carvalho, de Jaciara, MT)

_____________________________________________________________________________________

NOTAS: A edição desta coluna foi encerrada domingo, 5. Comentários sobre a mesma e contatos com o editor podem ser feitos no ícone “Comentarios”, abaixo, ou pelo e-mail cleidercleider@bol.com.br, pelo twitter @cleidercleider e pelo Facebook.com/cleider.desouzacosta.

Cleider de Souza Costa

Um comentário:

Cris Carneiro disse...

Cleider,

Boas vindas ao grupo Rech de Comunicação. Aqui a casa é realmente nossa e o respeito também. Boa sorte e sucesso!

Cristiana Carneiro