sábado, 25 de fevereiro de 2012

Coluna Horizonte (Por Cristiana Carneiro)

ABRAÇO MERECIDO - Levante os olhos, ria com vontade, faça grandes projetos, seja feliz, hoje, amanhã, depois de amanhã, seja feliz todos os dias, cuide bem de você, das pessoas que ama e que também amam você..., lembrando sempre que a felicidade deve ser compartilhada. Feliz aniversário JANET ZIMMERMANN, que na próxima sexta-feira (2), celebra mais um ano de vida.

EXPOGRANDE 2012 - O juiz Amaury da Silva Kuklinski, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande (MS), concedeu liminar na tarde desta sexta-feira (24), favorecendo a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) e garantindo a realização da Expogrande 2012, nos mesmos termos do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) realizado em 2011. Com a decisão o juiz estendeu o acordo firmado no ano passado, por mais um ano, prazo que ele considera suficiente para que a entidade promova a correta adaptação do Parque de Exposições Laucídio Coelho. A Expogrande está marcada para acontecer de 12 a 22 de abril.

INAUGURAÇÃO - O governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), estará em Aquidauana (MS), na próxima sexta-feira (02), para inaugurar a nova ponte de concreto sobre o Rio Aquidauana, no distrito de Piraputanga. Na mesma ocasião e local, a inauguração da ponte de concreto dobre o Rio Vermelho.

VERY SORRY - O presidente Barack Obama, enviou na quinta-feira (23), uma carta ao presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, desculpando-se pelas cópias queimadas do Alcorão em uma base militar norte-americana no Afeganistão.

FAVORITISMO - Mitt Romney parece estar retomando o favoritismo na disputa para ser o candidato republicano a presidente dos EUA. Agressivo, Romney colocou Santorum várias vezes na defensiva durante o debate da CNN, na semana passada e atacou o ex-senador por ter votado no Congresso a favor de vultosos gastos públicos. Há uma semana, Romney chegou a estar mais de 10 pontos percentuais atrás de Santorum em Michigan. Mas a disputa republicana se acelera pra valer no mês que vem, quando 22 Estados realizam suas votações.

KITS MUSICAIS - O Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) entrega na próxima quarta-feira (29), kits de instrumentos musicais a corporações musicais de 10 municípios do estado, em solenidade que será realizada no auditório da Governadoria. A iniciativa, beneficia as cidades de Dois Irmãos do Buriti, Aparecida do Taboado, Rio negro, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Ponta Porã, Ladário, Campo Grande e Guia Lopes da Laguna.

A DOUTRINA DO AMOR - Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, o “Livro dos Espíritos” foi a primeira obra, que reuniu os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma Doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edição francesa. Estruturado em quatro partes e contendo 1.019 perguntas formuladas pelo Codificador, aborda os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso. Independentemente de crença ou convicção religiosa, a leitura de “O Livro dos Espíritos” será de imenso valor para todos, porque trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade.

ASSIM FOI DITO E ESCRITO:
- “Parabéns pelo dia da mulher Paraguaya: Sien cuimba'e aty ovale petei ñorairora...Pero peti cuña ovale oyapo haguã petei ta pyi yuayu".!! TRADUZINDO: "cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar". (provérbio chinês traduzido no FB para o guarani por Nélio Alves de Oliveira).

- “Finalmente uma solução definitiva para esse antigo drama nosso. Agora, além de atender os moradores e turistas, ainda vai facilitar o acesso de ônibus do transporte escolar, de caminhões de carga que abastecem o distrito com mercadorias, ambulâncias e outros”. (Dos moradores de Aquidauna, sobre a inauguração das duas novas pontes, na próxima sexta-feira, 02 de março).

- "Meu transplante foi um renascimento. Eu sabia que seria duro, mas não tinha noção do quanto...agora estou curado e só quero retomar minha vida”. (Reynaldo Gianecchini em entrevista à revista 'Época).

- “A delegacia da Polícia Federal da cidade de Ponta Porã (346 km de Campo Grande), é apontada em uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), como a mais precária das 26 delegacias localizados na região de fronteira do Brasil”. (De Nilza Pegoraro, no Facebook)

- “Oi Cristiana! Gostaria muito que você se filiasse à ABIME - Nacional e participasse do Congresso em Aracaju, assim você conheceria o grupo. Veja esta possibilidade, pois eu ficaria muito feliz em ter você ao nosso lado”. (Da Presidente da Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica – ABIME Nacional, Vera Tabach, para esta titular da coluna).

- "A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre ...e para aqueles que reconhece a importância das pessoas que passam por suas vidas". (De Clarice Lispector)

CURIOSIDADE- Em 1890, por meio do Decreto nº 171, a composição musical do maestro Francisco Manoel da Silva é conservada como o Hino Nacional Brasileiro e durante um período aproximado de 32 anos, cantavam o hino com letras diferentes e inadequadas. Somente às vésperas do 1º Centenário da Independência, em 6 de setembro de 1922, o Decreto nº 15.671 oficializa a letra definitiva do Hino Nacional Brasileiro, escrita por Osório Duque Estada em 1909. Existem também outros hinos nacionais, que representam símbolos importantes para o país. O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I. O Hino da Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906. Há ainda a Canção do Expedicionário, o hino cantado pelos pracinhas que lutaram a 2a Guerra Mundial na Europa.

TIMTIMParabéns e muitos anos de vida para meus amigos aniversariantes da semana: Caçulinha FM Capital (27), Paulo Siufi (27), Saul Silveira de Barros (28), Dora Alice Nuñez (28), Léa Maria Salamene (28), Patrícia Dutra (1), Thúlio e Thiago (1), Ivone Hair (1), Karen Manica (2), Wilson Cantero (2), Sylvia de Castro (2), Marcio Armoa (2), Janet Zimmermann (2), Zafferano Restaurante (3), Cristina Froes (3), Zaíra Portela (4), Tibone Restaurante (4), Tais Mendes (4), Denise Tremura (4) e Taís Bertolotto (4).

RESISTÊNCIA - As iniciativas políticas que o governo de Dilma Rousseff tem adotado no sentido de esclarecer os crimes cometidos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), continuam encontrando a resistência de grupos que representam os militares interessados que as atrocidades cometidas naquele período continuem no passado.

CONDOLÊNCIAS - Durante cerimônia de entrega das credenciais de 20 novos embaixadores estrangeiros, no Palácio do Itamaraty, o embaixador da Argentina, Juan Pablo Lohlé, recebeu condolências do governo brasileiro por causa do acidente ferroviário ocorrido na véspera (em Buenos Aires), em que morreram 51 pessoas e 676 ficaram feridas, dos quais 200 em estado grave.

PÉSSIMOA lei de ficha limpa foi aprovada – no entanto o cenário político será menos caótico e assustador quando milhões de eleitores pararem de votar contra o Brasil. E cá entre nós: tem muito eleitor que adóóóra um político ficha imunda.

ÓTIMO - Com enredo sobre a vida de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a Unidos da Tijuca foi a grande vencedora do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro. Mais que merecido!

CASÓRIO - Após semana corrida e de últimos retoques nos preparativos de um importante evento em família, o casal Amélia e Renato Rech, festejaram felizes da vida o casório de um dos filhotes. Parabéns aos noivos e familiares pela consolidação de mais um novo lar abençoado por Deus.

CÁ ENTRE NÓS E OS OUTROS - Não sei se vocês notaram, mas ultimamente a TV Globo deixou de fazer ataques contra o governo Dilma, está virando uma espécie de Gramna brasileiro (um jornaleco controlado pelo partido comunista cubano...), inclusive se sujeitando aquelas constrangedoras matérias onde o Brasil aparece como uma nova potência mundial. Boatos correm que a exemplo do estilo Hugo Chávez, a emissora teria recebido um recado muito bem endereçado, lembrando sobre a aproximação da data de vencimento da concessão da Globo...e que para a renovação dessa concessão, seria preciso maior “afinidade política” com o PT. E viva a democracia...!

SÓ PARA LEMBRAR - A partir de primeiro de março o valor da Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul) sobre para R$ 16,26.

CONVITE RECEBIDO E ACEITO - O III Congresso da Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica (ABIME), será realizado em Aracaju (SE), no período de 24 a 27 de maio de 2012. Neste fim de semana, recebi o convite da presidente da ABIME Nacional, Vera Tabach, para filiação como membro da associação nacional. Convite aceito! Em maio estarei em Sergipe participando do Congresso, já como diretora executiva do Jornal Horizonte MS Online.

NA VIDANão são mais aptos nem mais inteligentes os que sobrevivem, senão os que se adaptam melhor às mudanças. Boa semana a todos!

Um comentário:

Janet Zimmermann disse...

Você sempre me surpreende, Cris... Que bom acordar e ler palavras tão amigas! Seu abraço é como o vasto horizonte que nos circunda, que, além de abraçar, nos deixa o coração inundado de esperança... Obrigadíssimo, querida amiga. Bjs de gratidão!