sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Brasil oferece ajuda às famílias atingidas pela chuva na Bolívia

O governo do Brasil se colocou à disposição do presidente da Bolívia, Evo Morales, para cooperar com assistência humanitária às vítimas da chuva no país. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores lamentou que mais de 10 mil famílias tenham sido afetadas pelos impactos do fenômeno meteorológico La Niña.

"O Brasil tem cooperado com a Bolívia para prestar assistência humanitária às vítimas, tanto abrigando em acampamentos temporários em cidades de fronteira, quanto apoiando ações de alívio emergencial e de redução dos danos causados pelas inundações", diz o texto.

A nota informa ainda que o governo brasileiro presta solidariedade ao povo boliviano "pelas perdas humanas e materiais causadas pelas fortes chuvas que têm afetado o país nos últimos dias". No comunicado, o ministério lembra que o Brasil também sofre com a chuva, especialmente o estado do Acre.

Pelos últimos dados do Ministério da Defesa Civil da Bolívia, pelo menos 10.300 famílias são vítimas do longo período de chuva. O vice-ministro boliviano da Defesa Civil, Óscar Cabrera, disse que o governo dispõe apenas de 700 mil toneladas de açúcar, arroz, macarrão, farinha e óleo para atender a essas famílias.

Os departamentos - equivalentes a estados - que mais sofrem são a região da capital, La Paz, de Cochabamba, no Centro, de Beni, no Norte, e de Pando, no Noroeste - onde um rio transbordou e atingiu cerca de 1.000 famílias. As autoridades disseram que as vítimas estão alojadas em escolas e igrejas.

* Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário: