domingo, 26 de fevereiro de 2012

VICTOR HENRIQUE WOISCHACH, O “IQUE”

Jornalista, cartunista, escultor e roteirista. Foi chargista do Jornal do Brasil por mais de 25 anos, tem dois livros de charges. Um deles com trabalhos publicados no jornal O Estado de São Paulo. Publicou também no Jornal O Dia e no diário esportivo Lance. Colaborou para inúmeras revistas como a Veja, Playboy, Vejinha, Mad, Fatos, Courrier International e Revista da Semana. Ganhou 2 prêmios Esso de Jornalismo. É escultor com seis trabalhos em bronze no Rio de Janeiro: O Corneteiro de Pirajá, em Ipanema, João Saldanha no Maracanã, o Coimbra na Bolsa de Artes do Rio de Janeiro, Michael Jackson na laje da comunidade do Santa Marta, o Chacrinha, o Velho Guerreiro, no Jardim Botânico, e a inédita homenagem em vida ao cantor e compositor Martinho da Vila. Sua escultura foi instalada no mirante do Vale Encantado, na cidade de Duas Barras, RJ, onde o artista nasceu.

Atualmente, Victor – conhecido profissionalmente como “Ique” – é autor roteirista da TV Globo escrevendo e desenhando o humorístico Zorra Total.

Fui colega do Victor aqui em Campo Grande. Eu editava uma revistinha e ele chegou a mim e me pediu: “Cleider, você me deixa ajudá-lo na revistinha?” Dei-lhe espaço. Depois ele começou a fazer tiras para o antigo “Diário da Serra”, dos Diários Associados, aqui de Campo Grande. Em suas primeiras tiras ele escreveu: “Alô, Brasil! Eu sou cartunistas!”

Conheceu aqui em Campo Grande uma garota do Rio de Janeiro. Começou a namorar com ela, gamou e foi para o Rio. Lá, ingressou na TV Globo, ilustrando o programa dos Trapalhões. Depois foi ser cartunista dos impressos. Atualmente, está novamente na Globo.

O Victor, “Ique”, está aniversariando hoje.

Por: Cleider de Souza Costa

Nenhum comentário: