sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Após denúncias de corrupção, presidente da Alemanha renuncia

Acusado de corrupção, o presidente da Alemanha, Christian Wulff, anunciou nesta sexta-feira que vai renunciar ao cargo. Também envolvido em escândalos de tráfico de influência, Wulff afirmou, em nota, que "a confiança dos cidadãos está abalada".

Em dezembro de 2011, a imprensa alemã acusou o conservador de tentar esconder um benefício ilegal que teria conseguido quando era chefe do governo regional da Baixa Saxônia. Amigos teriam cedido crédito privado ao presidente, que foi eleito em junho de 2010.

Jornalistas denunciaram ainda a concessão de um milhão de euros feitas por Wulff a uma das companhias do produtor cinematográfico David Groenewold.

Nesta quinta-feira, o Ministério Público de Hannover solicitou a suspensão da imunidade do político para que se torne possível uma abertura de investigações. Em discurso nesta manhã, ele negou as acusações e disse estar convencido de que sua inocência será comprovada.

Christian Wulff já não se considera tão popular em virtude das denúncias e afirmou ainda que o país precisa de um chefe de Estado que conte com "um amplo apoio da população".

Após o anúncio do presidente, a premiê alemã Angela Merkel garantiu que os partidos governistas vão buscar um diálogo com os opositores social-democratas e verdes para definir o nome do sucessor de Wulff. O Parlamento tem prazo de 30 dias para a decisão.

Merkel afirmou que recebeu o comunicado com "grande respeito e pesar", por conta de um governo que ela classificou como digno.

Na Alemanha, o presidente tem funções meramente administrativas, e as decisões político-econômicas devem ser definidas pelo chanceler do país.

Nenhum comentário: