sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Produtores de Bandeirantes recebem workshop sobre recuperação de pastagens

Com 320 mil hectares de área produtiva, sendo 30 mil destinados ao plantio de soja, Bandeirantes, ao norte de Mato Grosso do Sul, tem registrado diminuição da produtividade na agropecuária. A informação é do prefeito da cidade, Flavio Gomes, que aponta a degradação das pastagens como principal problema enfrentando pelos produtores rurais da região.

“A pecuária de leite e de corte pode alavancar ainda mais a economia do município, mas é preciso mudar a realidade. Hoje, o pecuarista não consegue colocar uma cabeça de gado por hectare porque nosso pasto está degradado. Nessa situação, todos nós perdemos”, disse o prefeito, na abertura do Programa Mais Pastagem, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, que traz hoje (10), na sede do Sindicato Rural da cidade, uma série de palestras com informações sobre diagnóstico, recuperação e manejo de pastagens.

Para o presidente do Sindicato Rural, Janes Bernardino, o programa vai beneficiar o produtor com informação técnica. “É o conhecimento que vai nos proporcionar uma nova postura no campo”, aponta. A cidade de Bandeirantes compõe o roteiro do programa que está sendo levado em outras 10 cidades, além da capital que sedia, em junho, o Encontro Estadual do Mais Pastagem.

“Queremos mostrar que com a recuperação das pastagens, a produtividade aumenta e, por consequência, o produtor terá uma rentabilidade maior. Com informação e capacitação, levamos alternativas para os municípios que já sofrem perdas decorrentes do pasto degradado”, informa Clodoaldo Martins, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS.

Mais Pastagem – O Programa é uma iniciativa do Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul e Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural - Funar, em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte – Embrapa CNPGC, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção da Indústria, do Comércio e do Turismo– Seprotur.

O ciclo de palestras será levado ainda às cidades de Figueirão, Camapuã, Rio Verde, São Gabrieldo Oeste, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Santa Rita do Pardo. Informação e inscrição:http://www.senarms.org.br/programas_e_projetos/mais_pastagem/

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural(Senar), é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada àConfederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo dedesenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural comocidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.Para mais informações acesse: www.senarms.org.br.

Luciana Modesto/Assessora de Imprensa | Jornalista
Sato comunicação - Telefone: (67) 3042 0112 | 3029 0113

Nenhum comentário: