terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ENFOQUES BRASIL (Por: Cleider de Souza Costa)

* MERCADO DE COMUNICAÇÃO CRESCE NO BRASIL – O Supremo Tribunal Federal (STF), numa atitude esdrúxula, aboliu a exigência do diploma de curso superior de Jornalismo em 2010, alegando que para o exercício da profissão e de uma empregada doméstica é a mesma coisa: ”não há necessidade de curso superior”.

Apesar disso, as empresas jornalísticas – que querem qualidade – juntamente com assessorias de Comunicação e órgãos públicos, vêm exigindo qualificação para as contratações e participações em concursos públicos.

Cresceu a demanda no país por profissionais formados. Pautada nisto, a Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, de São Paulo, a mais respeitada do setor, investiu na área criando cursos de graduação e pós-graduação em Jornalismo.

“Com diploma ou sem diploma, o mercado de comunicação está crescendo e vai demandar profissionais que saibam comunicar”, diz José Roberto Whitaker Penteado, diretor-presidente da instituição.

Acentua também que quem vai exercer a profissão de comunicador precisa dominar os códigos da comunicação, o que ignoraram os despreparados integrantes do STF.

* A POLÍCIA MAIS CARA DO BRASIL – Desde o final do ano passado diversos estados brasileiros tiveram greves de policiais, houve saques, tumultos e mortes. O cenário mais grave foi o baiano. Contudo, há um lugar no Brasil onde os policiais são autorizados a portar armas letais mas não dão um tiro sequer: no Senado Federal. Ali, o salário inicial é de R$ 13,8 mil com mais uma série de benefícios. São 120 agentes e mais 250 funcionários da parte administrativa da polícia administrativa. Sua principal função é checar crachás, impedir a entrada de descredenciados e conter manifestantes. O custo dessa operação chega à bagatela de R$ 30 milhões. Concurso a ser realizado em março abrirá 25 vagas para o cargo, principalmente para substituir aposentados.

* “DEUS SEJA LOUVADO” – O Ministério Público Federal de São Paulo comprou uma briga com o Banco Central pela inscrição nas cédulas do Real “Deus seja louvado”. Jeferson Aparecido Dias, procurador dos Direitos do Cidadão em São Paulo, afirma que a inscrição é “inadmissível” em um estado laico.

Ele notificou o Banco Central e estará encaminhando pedido de esclarecimentos sobre o tema ao ministro da Fazenda Guido Mantega.

Embora seja católico praticante e viva em um país religioso, o procurador considera que religião e Estado devem estar separados e ignorar Deus.

O Banco Central e a Casa da Moeda disseram que cumprem determinações do Conselho Monetário Nacional, CMN, que define as regras de funcionamento do sistema financeiro do país.

* EVANGÉLICOS ROMPEM COM SETORES DO GOVERNO – Gilberto Carvalho, secretário-geral da presidência não é mais o interlocutor entre o governo e o segmento evangélico, formado por pastores, senadores e deputados. Ele tinha como atribuição conversar com movimentos sindicais e segmentos religiosos.

Em palestra durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre no mês passado, Carvalho disse que o Estado deve fazer uma disputa ideológica pela “nova classe média”, que estaria sob hegemonia de setores conservadores, englobando igrejas evangélicas, seitas pentecostais, “que são a grande presença para esse público que está emergindo”.

Houve também reação ao ativismo da nova ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, favorável ao aborto.

A atitude da ministra se contrapõe à carta-compromisso que Dilma assinou no segundo turno das eleições presidenciais em 2010, se comprometendo a não enviar para o Congresso projetos pró-abortos.

A Igreja Universal, através do Jornal da Record, criticou Carvalho, “o novo demônio dos evangélicos”. Retomou o nebuloso assassinato de Celso Daniel, prefeito de Santo André, cuja morte completa dez anos. Gilberto Carvalho é acusado de envolvimento em esquema de desvio de dinheiro de Santo André.

* HADDAD PODE PERDER VOTOS DOS EVANGÉLICOS – O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Marcos Pereira, presidente nacional do PRB, partido aliado ao PT no governo Dilma Rousseff, afirma que o material conhecido entre os evangélicos como “kit gay” será usado contra Fernando Haddad na campanha e vai fazê-lo perder votos no segmento, estimado em 20% do eleitorado paulistano.

A polêmica sobre o chamado “kit anti-homofobia”, encomendado pelo Ministério da Educação durante a gestão de Fernando Haddad criou mal-estar entre os evangélicos.

* UMA MULHER NO TSE – O TSE terá a partir de abril, pela primeira vez, uma mulher no comando. Cármen Lúcia, ministra do STF há seis anos, será responsável pelas eleições municipais de outubro.

* CASA DE LEÃO É ASSALTADA – O técnico Emerson Leão teve sua casa assaltada no sábado, 18, à noite, no bairro Jardim Paulista. Duas pessoas arrombaram a porta de acesso. Leão não informou o que foi levado. Viu os assaltantes mas não recebeu ameaças.

CAMPO GRANDE

* FOLIA DO CARNAVAL MATA UM E FERE OUTROS QUATRO – Wellington e Jesus Silva, 20, morreu baleado na manhã deste domingo, 19, na Avenida Afonso Pena, aqui em Campo Grande. Outros dois rapazes, uma adolescente de 17 anos, grávida, e um menino de 14 anos também foram baleados. O autor dos disparos foi Janerson dos Santos, 27, acompanhado de Jackson Larreia, 21. Os dois estão detidos na polícia.

Houve uma briga antes e Wellington saiu correndo até um ponto de ônibus onde havia cerca de 15 pessoas. Os homicidas afirmaram à polícia que queriam acertar apenas Wellington. De qualquer forma, não se preocuparam com as outras pessoas no local.

* OCUPAÇÃO DA ANTIGA RODOVIÁRIA – A empresária Heloisa Carvalho Cury está arregimentando forças para povoar as instalações do prédio que abrigavam a antiga rodoviária de Campo Grande. O projeto divulgado pela Prefeitura no ano passado não foi à frente.

A Heloisa quer levar profissionais liberais para o local, que está completamente vazio. Profissionais independem de público que transita por ali.

O local está limpo, bonito e convidativo, bem localizado.

Contatos com a Heloisa pelo heloisacury@gmail.com.

ILUSTRADA

* SITE ESTIMULA HOMOSSEXUALISMO – O site "Repórter Foca" publicou nesta segunda-feira, 6, matéria condenando a posição dos evangélicos que em São Paulo condenam o kit homofóbico. O grupo tem liberdade de expressão, alicerçada em preceitos bíblicos que condena o amor homossexual. O site também publicou uma foto de duas crianças masculinas se beijando. Completo desrespeito e tentativa de indução ao homossexualismo. (www.reporterfoca.com.br)

* REVISTA DESTAQUE – A revista “Destaque”, aqui de Campo Grande, completa em abril 30 anos de circulação ininterrupta. Ela tem o Pierre Adri como seu diretor-responsável e o Reinaldo Adri como editor. Com noticiário variado e enfoques no turismo, cultura e tecnologia, diversos colunistas, a “Destaque” se exponencia pela qualidade gráfica e editorial. Sua capa de janeiro focou o crack. “Uma Guerra Apenas no Começo”.

* MOOD LIFE – Circulando neste domingo a revista Mood Life de fevereiro que traz como principais matérias “Diogo Nogueira”, cantor e compositor carioca do samba, “A roupa que habitamos”, “As rendências do próximo inverno”, “Sugestões para quem procura muito glamour” e “Viagem aos Alpes Franceses”.

A Mood Life é produzida pela DNZ Participações e Negócios Ltda.

* “SIMPSONS” SÃO BANIDOS DO IRÃ – O Irã, através de agência sua, baniu do país a exibição dos bonecos Simpsons. Os Simpsons são desenhos dos mais vistos no mundo, exportados pelos Estados Unidos da América do Norte. Com isto, o país quer frear a influência cultural dos países ocidentais que o querem boicotar. O país boicota também livros, filmes, música, canais de TV por satélite, cortes de cabelo e moda dos ocidentais.

Mesmo com o cerceamento, jovens iranianos curtem essa cultura. No mês passado, a polícia de lá fechou lojas de brinquedos que vendiam as bonecas Barbie.

Apesar das retaliações, o Irã está dando o troco. Estados Unidos e aliados procuram dizimar o país, acusados por eles de estar desenvolvendo uma bomba atômica. Até agora o Irã não cedeu e as ofensivas contra ele não tiveram efeito.

* “TROVÃO QUADRINHOS” – “Trovão Quadrinhos” é um projeto de divulgação de histórias em quadrinhos independente criado pelo ilustrador Alexandre Leoni em 2008.

Na época, Leoni ministrava curso de desenho em uma papelaria de Campo Grande. Durante o curso, sentiu a necessidade de publicar suas histórias em quadrinhos, para incentivar seus alunos.

Como não havia espaço para isto, desenvolveu uma revista que foi publicada por alguns anos de forma artesanal e independente. A dificuldade de manter um ritmo de criação, impressão e distribuição, levou o projeto a seguir um caminho novo nas mídias digitais.

Outro incentivo foi a busca por novos leitores e novos artistas interessados em publicar na revista. A partir de janeiro de 2010, a Trovão Quadrinhos passou a ser apenas digital, ficando presente em todas as redes sociais, conquistando mais leitores e publicando novas histórias de artistas de todos os cantos do Brasil.

* QUADRINHISTAS BRASILEIROS BUSCAM ESPAÇO MAIOR ¬– Os quadrinhistas brasileiros estão com um movimento pleiteando maior apoio ao exercício da classe no país.

Através do Movimento DQB – Democracia ao Quadrinho Brasileiro, artistas, desenhistas, redatores e editores reivindicam apoio de órgãos públicos e privados para a produção e distribuição dos seus produtos.

Há um grande leque de profissionais brasileiros que pelo talento natural se esforçam para produzir e distribuir tiras, ilustrações, charges, cartilhas e outros produtos. Enfrentam dificuldades para a publicação dos seus trabalhos na grande imprensa e em todo o país.

Eles querem maior aproximação com o público leitor. Jornais, internet, televisão, cinema, editoras de livros e revistas utilizam este trabalho.

Autores brasileiros têm exponenciado grande talento nesta área, inclusive em grandes empresas de outros países.

Eles querem que seus trabalhos sejam ofertados em maior volume.

Através das redes sociais, o movimento tem procurado sensibilizar as autoridades, empresários e o consumidor dessa arte em todas as suas formas.

Se entrarmos no Facebook, veremos uma enorme gama desses profissionais, com excelentes produções.

Estão com o grupo DQB – Democracia ao Quadrinho Brasileiro no Facebook, movimentodqb@groups.facebook.com, neste sábado já com 327 artistas arrolados.

Estão também com uma petição pública na internet, www.peticaopublica.com.br.

Outro contato: http://www.meuheroi.com.br/comunidade/inicio.html, do artista Elenildo Lopes, o Meu Herói, de Niterói.

* NOVO “HOMEM ARANHA É MOSTRADO” – Marc Webb, diretor de "O Espetacular Homem-Aranha", apresentou nesta segunda-feira, 6, em Los Angeles, uma prévia de 10 minutos do filme, que chegará às salas dos Estados Unidos em julho e que promete trazer "a história não contada" sobre o herói dos histórias em quadrinhos da Marvel.

É colocado que ele é um jovem órfão, distanciado dos filmes anteriores. Nesse filme é colocado um personagem “mais real, mais obscuro”.

Este novo filme do super-herói aracnídeo retomará a história desde seu início, quando Parker é mordido por uma aranha radioativa quando ainda está no colégio.

A exibição em Los Angeles foi paras um público de 500 analistas e foi transmitida via satélite para salas fechadas em outros países, inclusive o Brfasil.

* RECORD QUER O PAN EM SÃO PAULO – A TV Record quer realizar em São Paulo os Jogos Pan-americanos de 2019, cujos direitos de transmissão são dela para a TV aberta, canais pagos, internet, celular e qualquer outro meio de comunicação que possa vir a ser desenvolvido.

As negociações com a Odepa – Organização Desportiva Pan-americana acontece há algum tempo. Nenhuma outra cidade se apresentou como candidata.

A emissora quer agora os apoios da Prefeitura de São Paulo e dos governos do estado e federal.

* MUDANÇAS NO JORNALISMO DO SBT – O SBT vai acabar com os editores de imagens. Este serviço será feito pelos repórteres. A emissora, também, vai fixar suas câmeras nos estúdios de transmissões jornalísticas, dispensando os operadores delas.

* MARLENE MATTOS NA BAND ¬– Marlene Mattos, ex-braço direito da Xuxa na Globo, esteve na Band para oferecer o projeto de um programa infantil, que está em estudo. Seu contato com a cúpula da emissora rendeu diversas especulações por lá. Até o cargo de diretora teria sido cotado para ela.

* PRÊMIO MORENA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA – A TV Morena, de Campo Grande, anunciou a 16ª edição de concurso que reconhece os melhores trabalhos publicitários de Mato Grosso do Sul. A festa de lançamento reuniu 200 convidados e representantes da emissora.

* HEBE TORCE O TORNOZELO – A apresentadora Hebe Camargo torceu o tornozelo em sua casa, em São Paulo, e teve a gravação do seu programa da semana passada suspensa.

A assessoria da Rede TV informou que Hebe ligou comunicando o ocorrido.

Em janeiro de 2010, a apresentadora foi diagnosticada com câncer de peritônio e fez sessões de quimioterapia. Meses depois, anunciou que estava curada.

* MORRE CANTOR NO RS – Morreu na madrugada deste domingo o cantor Enio Knak Júnior, 27, da dupla sertaneja Júnior e Marcel. Ele sofreu descarga elétrica durante show no Clube Gaúcho, na cidade de Santo Ângelo. Ele caiu próximo a uma escada metálica que dava acesso ao palco. Era um show carnavalesco.

* “COM ESTILO E REQUINTE” – Esta é a coluna da designer Gisele Romeiro Gica que começa a circular no dia 4 de março no Jornal de Domingo, aqui de Campo Grande. Trará conteúdo sobre arquitetura, decoração, urbanismo e design de interiores.

Gisele é uma das maiores conhecedoras do estilo aqui no Mato Grosso do Sul, com muito destaque na nossa mídia.

* CELSO BEJARANO – Um abraço desta coluna ao jornalista Celso Bejarano, correspondente do UOL aqui em Campo Grande. O Celso tem desenvolvido excelente trabalho, jogando para a mídia nacional e internacional os destaques noticiosos do Mato Grosso do Sul.

EVANGÉLICOS

* IGREJA LANÇA PROGRAMA DE DISCIPULADO – A Primeira Igreja Evangélica Batista de Campo Grande lançou no dia 11 o seu novo projeto de discipulado, em uma programação intitulada “Conferência dos Sonhos”.

O programa foi recheado nos dias 11 à tarde e à noite e no domingo pela manhã com muitos cânticos e testemunhos pessoais de membros da igreja sobre a importância do discipulado.

A estrutura consiste em cada membro da igreja ser um discípulo e ao mesmo tempo um discipulador. O processo é este. De cima para baixo, cada pessoa é discipulada. Tem sua vida – em todos os aspetos e setores – acompanhada pelo discipulador que, pelo menos teoricamente, está habilitado a discipular. Ouve, orienta, conforta.

Simultaneamente, cada discípulo vai discipular outra pessoa. A intenção do projeto e alcançar toda a igreja, hoje com 5 mil membros, o que não conseguiu o seu programa de “células”, adotado para alcançar e socializar as pessoas com baixo convívio na igreja pelo seu volume de membros.

Veja mais detalhes do projeto no tópico abaixo.

* O MODELO DE DISCIPULADO APOSTÓLICO – O Modelo de Discipulado Apostólico, MDA, não é daqui. Abrange diversos fatores desenvolvidos na Igreja local. O ponto central é o discipulado “um a um”, objetivando alcançar todos os membros de uma igreja.

Grandes igrejas em diversos países estão com este modelo promovido pela chamada “Segunda Reforma”. Pegam Jesus como exemplo, colocando-o como um apóstolo que “demonstrou que o discípulo era um conjunto de fatores que abrangia convivência” e que devia investir nas pessoas “uma a uma”: orar juntos, congregar juntos. Pelo contexto da Igreja Primitiva, foi adotado por aqueles crentes. Outro exemplo da época é que Barnabé investiu em Paulo, que investiu em Timóteo, Silas, Lucas e outros.

Na realidade, até hoje o processo é o mesmo: um líder discipulando outro que por sua vez também estará gerando outros discípulos. Só que agora, está sendo montada uma estrutura que será adotada por algumas igrejas.

* FORÇA JOVEM UNIVERSAL REÚNE 2000 EM SHOW – o grupo Força Jovem Universal – jovens da Igreja Universal do Reino de Deus – de Mato Grosso do Sul, reuniu no final de semana passado 2000 pessoas na Rua Maracaju, entre a Rui Barbosa e a Pedro Celestino. Realizou show musical e teatral na campanha que desenvolve em todo o Brasil com o dístico “CRACK, tire esta pedra do seu caminho”.

Apresentaram as bandas Ao Cubo, Hopp Gospel e outras locais. A presença foi de apenas jovens, parte da igreja e outra de não evangélicos.

Apesar da chuva que por duas vezes interrompeu a programação, os jovens se movimentaram com cânticos, gritos, faixas e cartazes alusivos à campanha.

Foi montada uma estrutura para dar assistência a necessitados: bombeiros, SUS, CAPS (assistência a portadores de quaisquer necessidades fisiopsicológicas), orientações e apoio a jovens grávidas, policiamento municipal desarmado e aconselhamento cristão.

Em janeiro, o Força Jovem Universal reuniu 70 mil jovens no bairro Tietê, em São Paulo.

* THALLES ROBERTO VEM A CAMPO GRANDE – O cantor Thalles Roberto estará em Campo Grande no dia 16 de março, uma sexta-feira. O local do show ainda não está confirmado.

Thalles, ministro de louvor e ex-integrante da banda J.Quest é considerado a maior expressão da música gospel atual.

O ingresso está sendo vendido na Primeira Igreja Batista, à Rua 13 de Maio, 2647, a R$ 25. O valor inclui água e refrigerante durante o evento e, como brinde, um livro ou CD do pastor Domício Júnior, da Primeira Batista.

* IGREJAS ANIVERSARIAM – Aniversariaram neste mês de fevereiro as igrejas batistas em Vila Célia, Segunda, Quarta e Memorial, aqui de Campo Grande.

* VEREDAS ANTIGAS – A Primeira igreja Batista de Campo Grande estará realizando o seu primeiro seminário de Veredas Antigas de 2012 nos dias 9 a 11 de março. A participação é para membros da igreja e de outras.

* AULAS DE JIU JITSU GRATUITAS – Estão sendo ministradas na sede da Primeira Igreja Batista de Campo Grande aulas de Jiu Jitsu todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 18 às 19h30. São gratuitas. É na Rua 13 de Maio, 2647.

* SALAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS – A Primeira Igreja Batista de Campo Grande acaba de reestruturar suas dependências para abrigar confortavelmente as crianças desta faixa. Há ambientes para troca e higienização das crianças, amamentação e para o sono. O ambiente está dividido para crianças de 0 a 1 e de 1 a 2 anos, com pessoas preparadas para os cuidados necessários. Além disto, a igreja possui eficaz sistema de segurança, com vigilantes e monitoração eletrônica.

* FAMÍLIA EM FOCO – É um programa evangélico do vereador assembleiano Herculano Borges, apresentado por ele na TV Guanandi, de segunda à sexta, às 13h30. Contatos: familiaemfoco@hotmail.com.

* LOUVORES DE JEOVÁ – É o programa radiofônico dirigido e apresentado pelo pastor Eli Rangel na Rádio Difusora Pantanal aos domingos, das 19 às 22 horas. Contatos com ele: 3042 0201.

* VIGÍLIAS DE ORAÇÃO – Na primeira Igreja Batista, todas as sextas-feiras, com início às 22h30. Na Rua 13 de Maio, 2647.

* CLUBINHO MISSIONÁRIO – Todas as quartas-feiras, às 19h30, para crianças de 9 a 13, na Primeira Batista. As crianças aprendem sobre missões, os missionários, suas famílias, as culturas dos locais onde atuam. As crianças são postas a se comunicarem com os filhos dos missionários em diversos lugares do Brasil e de outros países.

FRASES

“Quando você está em oração, Deus luta por você.” (Missionária Emi Jaimes, de Campo Grande, no Facebook)

EVENTOS EMPRESARIAIS

* EXPO-MS INDUSTRIAL 2012 – Será realizada nos dias 22 a 25 de maio, no Albano Franco, a Expo-MS de 2012. Será mais uma oportunidade para os empresários mostrarem suas empresas e atividades e valorizarem os seus investimentos. O espaço será dedicado à realização de negócios, ao apoio e fortalecimento das atividades empresariais no MS. É um evento da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS).

* PRÊMIO INDUSTRIAL DE JORNALISMO – A Federação Industrial do Estado de Mato Grosso Grosso do Sul (FIEMS) abriu a 2ª edição do Prêmio MS Industrial de Jornalismo. Vai premiar as melhores reportagens sobre o setor industrial e seu papel estratégico no desenvolvimento estadual, nas categorias Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Fotojornalismo e Universitário. Os autores dos melhores trabalhos serão premiados com até R$ 53 mil. Participam reportagens publicadas no período de 8 de setembro até 30 de março de 2012. Inscrições até 30 de abril pelo www.fiems.org.br/premiomsindustrial. As fichas de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no mesmo site e pelo telefone (67) 3389 9017.

NO MUNDO DO FACEBOOK

* FOTOS DELETADAS NÃO DESAPARECEM DO FACEBOOK – Fotos deletadas no Facebook continuam sendo acessadas. Pessoas postam, se arrependem, deletam e elas continuam na rede até três anos. Usuários informam que elas podem ser acessadas com um link direto. Um porta-voz do Facebook admitiu que o sistema usado pela rede nem sempre apaga. Diz que o Face vai resolver isto em dois meses, com a migração completa para um novo sistema de armazenamento. Mesmo assim, as fotos só serão totalmente apagadas 45 dias após solicitação.

* “APOIO INCONDICIONAL A ELIANA CALMON” – Os 16.229 integrantes do grupo "Apoio Incondicional a Eliana Calmon" estão satisfeitos com o vídeo onde Carlos Nascimento homenageia os ministros que votaram a favor do projeto Ficha Limpa, usando imagens montadas por integrantes do grupo.

A coluna destaca o incessante trabalho do jornalista Domingos da Paz, de São Vicente, Firmino Teodoro da Silva, de Campo Grande, e Lenamais, do Rio de Janeiro.

* MEUS NOVOS AMIGOS:

Que solicitaram e adicionei:
Warley Rodrigues (Cariacica); Sérgio Oliveira e Marito Buza (SP); Mariana Fortes Giani (Santos); Valéria Cristine Risson (Lisboa); Fábio Antônio Silva (Dourados); Lia Mara Lima Dantas (Recife); Dalcio Machado (Campinas), Filemopn Buza (Luanda); Mauro Deli Veiga, Celina Oliveira, Marli Arruda Aureliano, Wellington Oliveira, Milla Nogueira, Marcia Costa Martins e Lenira Rodrigues Leite (Campo Grande); Paulinho ArCondicionado Ar Automotivo e Marizia Anjos.

Que pedi e me adicionaram:
Editora As Américas, HQ Além dos Balões, Manoel de Souza e Rika Comics (SP); Dayana Silva (Salvador); Priscilla Fraiha Machado Galeano, Josué Kazuo Nishimura, Trovão Quadrinhos, Ediel Ribeiro, Lucinéia Ramos, Hessley Fraiha Machado e Isac Ribeiro (Campo Grande); Reginaldo Nunes – Janela Namoradeira (Ouro Preto); A.J.Desenhos (Brasília); Thiago Cruz (Sto. André); Nicoleta Ionescu (Romênia); Meu Herói (Niterói), Comicmania Convenção Internacional Quadrinhos (Rio de Janeiro) e Ruth Oliveira.

* REENCONTRANDO AMIGOS – Tive a grata satisfação de ser encontrado esta semana pelos amigos pessoais Filèmon Buza (Luanda, Angola) e seu filho Marito Buza (São Paulo), que há muito não via. Residiram um tempo aqui em Campo Grande e resolveram nos deixar.

Também no Facebook pela amiga Celina Oliveira e Milla Nogueira, aqui de Campo Grande.

Ainda de Campo Grande, encontrei pela rede os amigos Lucinéia Ramos (ex-colega do curso de Jornalismo) e os irmãos Hessley e Priscilla Fraiha Machado.

* O QUE PUBLICARAM POR LÁ:

O internauta Warley Ribeiro, de Cariacica, ES, publicou na sua página do Facebook desta semana a foto de um desastre automobilístico, como consequência da ingestão de cerveja. Ele postou uma mensagem alusiva à propaganda da Skol, a cerveja que “desce redondo”, embora se ignore a marca da bebida ingerida pelo motorista.

“No Brasil não é necessário ação de terroristas para se desmoronar prédios, uma vez que eles estão caindo por si só.” (Carlos Osman de Matos, em status do Jornal Bandeirantes News)

“O PT que combatia as privatizações e que defendia a greve, deu lugar a um partido sem identidade, que privatiza, sem contrapartidas; que não pune políticos corruptos e que reage com violência às greves.” (Auriclecio Macedo Rocha, de Campinas, em status seu)

“É tão curto o amor e tão longo o esquecimento.” (No álbum de fotos de Sandrinha Unibem Lopes, de Campinas)

“Quem não pensa é escravo de quem pensa.” (Renato Campagna, de Campo Grande, no In Box)

“Sou única! Sou feliz, alegre, de bem com a vida e cheia de sonhos!” (Heloisa Carvalho Cury, de Campo Grande, em seu perfil)

FOCALIZANDO
* OS 10 CLUBES MAIS VALIOSOS DO MUNDO – Estes são os dez clubes mais valiosos do mundo, segundo a Brand Finance, uma das empresas de finanças mais conceituadas (valores em milhões de reais).

1º - Manchester United – 1.129,6
2º - Real Madrid – 1.088,6
3º - Barcelona – 1.065,8
4º - Corinthians – 867
5º - Bayern de Munique – 837,6
6º - Flamengo – 689,5
7º - São Paulo – 864,2
8º - Chelsea – 531,7
9º - Arsenal – 511,2
10º - Milan – 461

O Corinthias está em 4º.

A crise do euro está atingindo o futebol da Europa e a estabilidade econômica do Brasil se reflete também no futebol.
Foram considerados pela Brand Finance, que pesquisou, patrimônio, imóvel, valor de mercado do elenco, fidelidade do torcedor, média de público e média de arrecadações, patrocínios venda de camisas e outras peças, direitos televisivos.

(Extraído do www.loucosporticorinthians.com.br)

* O DESASTRE DA VAIDADE – A obsessão pela boa forma vem fazendo vítimas em todo o mundo. No caso das cirurgias plásticas, se não estiverem por trás verdadeiros especialistas no assunto, o resultado pode se transformar em verdadeira tragédia, podendo chegar até a morte ou a deformações irreversíveis.

A mulher da foto, de Miami, que queria arrebitar o bumbum, quase morreu porque um picareta taxado de “médico” lhe aplicou injeção altamente tóxica, daquelas que servem para inflar pneus de automóvel. O produto lhe provocou reações no organismo e a deixou com os quadris deformados.

______________________________________________

CITAÇÕES
“Não lhes posso dar a fórmula do sucesso. A do fracasso, é tentar agradar a todos.” (John Kennedy)

“Se você conseguir fazer seus filhos sonharem, terá um tesouro que muitos reis procuraram e não conseguiram.” (Augusto Cury)

“Se você pode imaginar, você pode ser.” (Wayne C. Dyer)

O QUE FOI PUBLICADO E DITO POR AÍ
“Meu trabalho é como o de um açougueiro, vendo um produto que foi tirado, colhido há poucas horas, e que precisa ser consumido antes que se deteriore. Tanto como a carne pendurada no gancho, a notícia perde a sua função, perde sua capacidade de sedução a medida em que os minutos passam.” (Ricardo Boechat, jornalista, na coluna Mídia e Comunicação, Jornal da Cidade Online, Campo Grande)

“A estrada para o SUCESSO não é uma reta! Há curvas, chamadas FRACASSO; quebra-molas, chamados AMIGOS;
faróis de advertência, chamados FAMÍLIA; pneus furados, chamados DESEMPREGO. Mas se você tiver um estepe chamado FÉ e um motorista chamado JESUS, chegará em um lugar chamado SUCESSO! VAMOS TODOS JUNTOS...” (Recebido por e-mail)

“Passeata do Orgulho Gay: 1 milhão de pessoas. Passeata contra a Corrupção: 2.500 pessoas. Tem mais gente lutando pelo direito de dar o rabo do que pelo direito de não ser enrabado. “ (Recebido por e-mail)

DATAS COMEMORATIVAS DESTA SEMANA
19: Dia do esportista; 22: Dia da criação do Ibama; 23: Dia do rotariano.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA PASSADA
13: Vitor Samudio; 14: Orlando Pedroso e Dulce Consuelo Hardoim Simões; 15: Rodrigo e Valeska Petrelli, Annthonny Torquatus Coelho, Adriana Borges e Lindalva Souza Oliveira; 16: Magali Picarelli, Aurimar de Oliveira Mota, Wilson Levi Teslenco e Patrícia Cantaluppi; 19: Adriana E. André, Viviane Paz, Adaury Barros e Nicoleta Ionescu.

COMENTÁRIOS À ESTA COLUNA NA SEMANA PASSADA

Na coluna:
“Cleider, boas-vindas ao Grupo Rech de Comunicação. Aqui a casa é realmente nossa e o respeito também. Boa sorte e sucesso.” (Cristiana Carneiro, jornalista, de Campo Grande)

No Facebook:
“Obrigado pela referência ao meu trabalho. Se precisar usar desenhos ou frases minhas em sua coluna, fique à vontade.” (Ediel Ribeiro, cartunista, Rio de Janeiro)

AGRADECIMENTOS
• Agradeço aos amigos que têm acessado a minha coluna e feito dela uma leitura frequente.
• Agradeço a algumas amigas do Facebook, escritoras, que me têm procurado, solicitando-me que insira produções suas na mesma. À medida que for recebendo essas solicitações, estarei atendendo-as.
• Agradeço a amigos que me têm solicitado que publique produções de amigos seus.
• Agradeço a amigos do Facebook que me têm compartilhado suas produções (textos, tiras, charges e outros).
• Agradeço a amigos do Facebook que têm divulgado minha coluna em seu círculo de ação.

NOTA
Um de meus computadores pifou a placa-mãe e o outro apresentou problemas e preciso formatá-lo agora. Por isto, não pude editar toda a coluna e grande parte do material não está saindo (noticiário nacional e internacional).

NOTAS: A edição desta coluna foi encerrada domingo, 19. Comentários sobre a mesma e contatos com o editor podem ser feitos no ícone “Comentar”, abaixo, ou pelo e-mail cleidercleider@bol.com.br, pelo twitter @cleidercleider e pelo Facebook.com/cleider.desouzacosta.

Cleider de Souza Costa

Um comentário:

Thales Ferreira disse...

Gostei muito da coluna Enfoques.

Com matérias curtas, porém muito interessantes.

Confesso que tinha muitas coisas pra fazer, mas não consegui parar de ler.

Parabens.
Abraços Cleider.

Thales Ferreira