quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Portugal e Grécia sofrem retrocesso no PIB em 2011

Portugal e Grécia divulgaram nesta terça-feira, a partir de órgãos oficiais, que tiveram grande retrocesso econômico em 2011. Os dois países estão entre os mais afetados pela crise que chocou a Europa no ano passado e ainda se mantém em situação bastante delicada.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal teve contração de 1,5% em 2011 e de 1,3% só no quarto trimestre com relação ao mesmo período do ano anterior, segundo reportou o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) em dados provisórios recém-divulgados. Normalmente os países apresentam avanços constantes na economia, ainda que bastante pequenos.

Por outro lado, o PIB da Grécia registrou uma forte queda de 7% no quarto trimestre de 2011, também segundo as primeiras estimativas, que foram publicadas nesta terça-feira pelo escritório de estatísticas local. No terceiro trimestre a queda havia sido de 5%. O caso do país é atípico, já que sua economia vem passando por um longo período de retrocessos desde 2009 e que deve durar até 2012 pelo menos.

Em 2009 e 2010, Portugal registrou uma queda de 2,5%, seguida por um crescimento de 1,4%, segundo os dados divulgados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Neste mesmo período a Grécia recuou 3,2% e 3,5%, respectivamente.

Apesar das quedas assustarem, os dados publicados foram melhores do que os previstos pelo governo e banco central de Portugal, que esperavam um recuo de 1,6% do PIB tanto anual como trimestral.

Medidas de austeridade

O enfraquecimento do PIB nos dois países é intensificado pelas medidas de austeridade, impostas para que haja uma ajuda financeira aos países que sofrem com a crise. Com isso, os cidadãos e empresários passam a desacreditar na economia e perdem poder de consumo. No caso de Portugal, a confiança no setor financeiro está nos níveis mais baixos já registrados. Além disso, os gastos públicos e uma reforma na economia dos países também são fatores que induzem uma redução do PIB.

Na Grécia, a aprovação de novas medidas de austeridade estenderam uma série de manifestos pelos últimos dias. Houve confrontos violentos e mais de cem pessoas ficaram feridas além de outras dezenas prezas.

Nenhum comentário: