domingo, 26 de fevereiro de 2012

Caxias vinga final de 2011 e elimina Grêmio nos pênaltis

LUCAS UEBEL/PREVIEW.COM/AE

Em 2011, o Grêmio foi campeão da Taça Piratini ao vencer o Caxias nos pênaltis, no Olímpico. Neste domingo, a equipe grená se vingou: após um empate por 1 a 1 no tempo normal, os caxienses venceram o Tricolor por 5 a 4 nas cobranças da marca da cal e garantiram vaga à final do primeiro turno do Gauchão, na estreia de Vanderlei Luxemburgo como treinador do Grêmio.

A primeira etapa foi movimentada e equilibrada. No começo, o Grêmio tinha a posse de bola, mas o Caxias era mais perigoso. O Tricolor, no entanto, criou chances nos minutos finais, equilibrando o número de situações de gol. No segundo tempo, o Grêmio marcou seu gol e dominou as ações a partir daí. Porém, não matou a partida quando devia e sofreu o castigo aos 39 minutos, em gol de Marcos Paulo.Na decisão por pênaltis, o Caxias levou a melhor. Marco Antônio desperdiçou a única cobrança da série de cinco pênaltis para cada lado.

Mateus, Michel, Fabinho, Paraná e o goleiro Paulo Sérgio converteram as cobranças do time da casa. Kleber, André Lima, Gilberto Silva e Fernando marcaram para o Grêmio.O Caxias, agora, espera o vencedor do confronto entre Novo Hamburgo e Juventude para saber qual seu adversário na decisão do primeiro turno, que ocorre na próxima quarta-feira. A partida que definirá o rival grená na final ocorre neste domingo, às 19h, em Novo Hamburgo.

O jogo - O Grêmio começou com maior posse de bola, tentando pressionar o Caxias. No entanto, a primeira boa chegada foi da equipe da casa: aos 14 minutos, o lateral Michel fez cruzamento venenoso da direita buscando Caion, mas Victor deu um tapinha para escanteio.

O Grêmio respondeu no minuto seguinte: Marquinhos puxou contra-ataque e passou para Marcelo Moreno. Ele buscou Kleber na área, mas o Gladiador parou em duas grandes defesas do goleiro Paulo Sérgio.

O Grêmio continuou com mais posse de bola no campo de ataque, mas o Caxias era quem levava perigo. Aos 21, Wangler chutou forte de fora da área e Victor teve dificuldades em fazer a defesa. Quatro minutos depois, o centroavante Vanderlei foi avançando sem marcação e chutou forte da entrada da área, mas o goleiro gremista salvou. Aos 35, nova grande defesa de Victor, desta vez em chute de Wangler.Somente nos minutos finais do primeiro tempo o Grêmio voltou a ameaçar o gol de Paulo Sérgio. Aos 37, Marquinhos puxou contra-golpe e deixou Fernando livre, já dentro da área.

O volante, que tinha tudo para marcar o gol, preferiu dar um passe para Kleber, que estava marcado. A zaga afastou o perigo e o técnico Vanderlei Luxemburgo foi à loucura com a chance perdida.Aos 41, o último lance de perigo da etapa inicial: em uma falta cobrada pelo lado esquerdo, a bola passou por todo mundo e Kleber tentou o cabeceio na pequena área, mas Paulo Sérgio estava bem colocado e defendeu.

No segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo inverteu o posicionamento dos volantes. Fernando passou a atuar fincado, e Souza ganhou mais liberdade para sair. A troca surtiu efeito: o Grêmio começou dominando o Caxias. Aos 10 minutos, a primeira chance: Marquinhos cobrou falta da meia-lua raspando a trave de Paulo Sérgio.Aos 13, o Caxias quase abriu o placar: em falt batida da direita, Naldo desviou para trás e Vanderlei tocou de cabeça, sem goleiro. Júlio César tirou em cima da linha. Quatro minutos depois, como no Gre-Nal, Marco Antônio deu a assistência e Kleber fez o gol do Grêmio: o meia recebeu de Gabriel, entrou livre pela direita e cruzou para o Gladiador se antecipar a Paulo Sérgio e abrir o placar no Centenário.Animado com o gol, o Grêmio passou a administrar o resultado com tranquilidade.

Chegava com perigo e pouco era ameaçado Aos 20, Marcelo Moreno fez grande jogada, entrou na área, mas foi brecado na hora do arremate. Aos 29, Moreno e Kleber ficaram sozinhos contra um zagueiro do Caxias. Kleber recebeu o passe, mas perdeu tempo: ajeitou e chutou em cima da zaga, em vez de concluir de primeira.Uma rara conclusão caxiense veio aos 35: Paraná bateu falta, mas Victor segurou firme o arremate colocado. Três minutos depois, Júlio César cruzou falta para a área e André Lima subiu mais que todo mundo, mas o cabeceio saiu desviado.

Um minuto depois, o empate do Caxias: Marcos Paulo ganhou pelo alto após cobrança de falta de Juninho (dois jogadores recém colocados pelo técnico Paulo Porto no jogo) e venceu Victor: 1 a 1.O Caxias saiu em busca da virada: aos 42, Vanderlei entrou pela esquerda e chutou, mas o arremate foi desviado em Gilberto Silva. No minuto seguinte, Lacerda subiu sozinho após cobrança de escanteio, mas Victor espalmou. A decisão da vaga à final foi, então, para os pênaltis.

Nenhum comentário: