terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Chávez e imprensa oficial venezuelana não se pronunciam sobre cirurgia

Em Cuba, o presidente da Venezuela Hugo Chávez pode ter passado por nova cirurgia para tratar uma "lesão", nesta segunda-feira, no mesmo local onde removeu um tumor.

Ainda não há, no entanto, confirmação sobre se já ocorreu ou não a cirurgia, e os assessores mantêm silêncio absoluto sobre o atual estado de saúde de Chávez, de 57 anos.

Na semana passada, o presidente venezuelano antecipou datas, porém não houve pronunciamento oficial sobre incursões cirúrgicas, como ocorreu nas vezes anteriores em que esteve em Cuba para tratamento. O Twitter do presidente, dos funcionários do governo e da imprensa oficial também não está atualizado com a situação clínica do venezuelano.

Ele chegou em Havana na última sexta-feira e foi recebido pelo presidente Raúl Castro para a terceira operação. Chávez foi operado pela primeira vez, às pressas, em junho de 2011 com um "abscesso pélvico", e teve de voltar à sala de cirurgia dias depois para retirar um tumor.

Outras cinco viagens à ilha foram feitas para a realização de sessões de quimioterapia e exames médicos. Há pouco mais de uma semana foi identificada uma lesão (termo usado por Hugo Chávez) de dois centímetros com grande probabilidade de ser maligna.

Nenhum comentário: