quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Descarrilamento de trem deixa 49 mortos e 600 feridos na Argentina

Pelo menos 49 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas depois do descarrilamento de um trem, na manhã desta quarta-feira, em Buenos Aires, capital da Argentina. O porta-voz da Polícia Federal, Fernando Sostre, confirmou o número de vítimas fatais. De acordo com o titular do Sistema de Atenção Médica de Emergência (Same), Alberto Crescenti, aproximadamente 200 pessoas foram levadas à 13 hospitais da região.
Até o começo desta tarde, havia pelo menos 30 passageiros presos em um dos vagões do trem. As operações de resgate contam com bombeiros, policiais e todo o sistema de segurança da capital argentina. Há pouco, a Polícia Federal entre as vítimas fatais estão 48 adultos e um menor de idade.

O trem de Sarmiento descarrilou por volta das 8h30 (7h30 em Brasília), na Estação Terminal da Plataforma onze, a oeste de Buenos Aires. De acordo com os médicos que estão atuando no local, a maior parte dos feridos sofreu politraumatismo. Alguns dos passageiros reclamaram que o trem estava em uma velocidade maior do que a natural.

O maquinista do trem ficou preso nas ferragens e teve de ser retirado pelos bombeiros. O ministro de Segurança da Argentina, Guillermo Montenegro, e o secretário de Esportes da cidade de Buenos Aires, Juan Pablo Schiavi, estiveram no local.

De acordo com alguns relatos, três carros do trem acabaram sendo destruídos. O acidente ocorreu justamente durante o horário de rush e maior fluxo de passageiros. Ainda assim, segundo os oficiais (que seguem trabalhando no local), a grande maioria dos passageiros já foi assistida e transferida de acordo com a gravidade de seus ferimentos para hospitais da região.

Os feridos que já foram resgatados foram levados aos hospitais Ramos Mejia (50),Santojanni (5), Durand (194), Rivadavia (44), Fernandez (31),Piñero (30), Argerich (24), Zubizarreta (14), Tornu, (20), Velez Sarsfield (4), Alvarez (5), Penna (39) e Pirovano (1).

Ao meio-dia, a estação já havia se tornado um ponto de socorro improvisado, com diversos bombeiros e médicos, além de mais de 30 ambulâncias, movendo tratando as vítimas do trem. Uma das vítimas ficou em estado gravíssimo, o que podia ser notado apenas pelos ferimentos do seu rosto. Os médicos tiveram que atuar rapidamente, ainda no local, e conseguiram reanimar o paciente em pela estação.

Nos últimos meses, houve vários acidentes ferroviários na Argentina. Antes desse, ocorreu um em dezembro, quando um trem colidiu com outro lotado de passageiros deixando 17 pessoas feridas. Em setembro do ano passado, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas quando dois trens colidiram em um ônibus também em Buenos Aires.

Com informações do El Clarin e da Agência Brasil

Nenhum comentário: