domingo, 15 de maio de 2011

Tabus e curiosidades marcam o Gre-Nal no Olímpico

VIPCOMM/Lucas Uebel
Vitória no clássico pode decretar "afirmação" de Falcão no Inter

Mais de um século de história trazem inúmeras marcas e curiosidades. Na véspera do Gre-Nal 387, que decidirá o Campeonato Gaúcho de 2011, a GE.net traz algumas estatísticas em relação ao clássico Gre-Nal, a ser disputado neste domingo, no Olímpico.

A vantagem: O Grêmio começará o jogo como campeão. Para perder essa condição, o Tricolor terá de ser derrotado por dois gols de diferença ou por um a partir do 4 a 3. A última vez em que o Inter foi ao Olímpico e conseguiu uma vantagem que lhe daria o título foi em 2004, quando venceu por 3 a 1.

Os números: Na história, os colorados estão na frente. São 144 vitórias do Inter contra 122 triunfos gremistas. Ocorreram 120 empates. Os vermelhos foram às redes 548 vezes contra 511 do Grêmio, totalizando 1.059 gols.

O maior artilheiro: Carlitos, ponteiro esquerdo colorado, vestiu a camisa do Inter por 13 anos, marcou 42 gols em 62 clássicos disputados. Ninguém conhece mais o caminho das redes na história dos Gre-Nais.

No Olímpico: Na atual casa gremista foram disputados 119 Gre-Nais. Vantagem para os empates. Em 46 oportunidades, o clássico não teve vitorioso no Olímpico. O Grêmio venceu 40 vezes contra 33 do Inter.

O tabu: O Inter precisa fazer uma façanha que não ocorre há algum tempo. A última vez em que os colorados ergueram uma taça no Olímpico foi no Gauchão de 1982, na vitória por 2 a 0, com dois gols de Geraldão.

No ano: Esse será o quarto clássico do ano. O primeiro, o Inter com a equipe B e o Grêmio com o time reserva, foi histórico. Disputado em Rivera, no Uruguai, a vitória gremista por 2 a 1 marcou o primeiro clássico no exterior.

Na decisão do segundo turno, a partida terminou empatada por 1 a 1. Nos pênaltis, os colorados venceram por 4 a 2.

No último domingo, de virada, o Grêmio comemorou a vitória por 3 a 2 no primeiro jogo da decisão do Campeonato Gaúcho.

Nenhum comentário: