domingo, 13 de fevereiro de 2011

Na Romênia, bruxa que errar previsão pode parar na cadeia

Reprodução/BBC EuropeAs cartas são usadas para as previsões

A “caça às bruxas” na Romênia teve mais um golpe amargo para a classe, depois que um novo projeto de lei quer impor multas e até mesmo a prisão para quem errar a previsão do futuro. A oposição do governo acredita que essa seja uma manobra para desviar a atenção da opinião púbica para o estado caótico das finanças do país, atingido em cheio pela crise econômica mundial.
No país de Drácula, a superstição é coisa séria. Visando ao aumento da arrecadação, foi aprovada recentemente uma lei que obriga bruxas, médiuns, clarividentes e similares a pagarem impostos. Feiticeiras se reuniram nas margens do rio Danúbio e jogaram mandrágora em suas águas para amaldiçoar os políticos que propuseram a nova mudança. “Eles não podem condenar as bruxas (se as previsões estiverem erradas), deveriam condenar as cartas”, disse a “rainha bruxa” Bratara Buzea à Associated Press.

A lei já foi aprovada pelo Senado, mas ainda tem que passar pelo Comitê Financeiro e do Trabalho e pela Câmera dos Deputados. Bratara disse que, muitas vezes, os clientes não revelam os nomes verdadeiros, datas de nascimento reais e outros detalhes, o que atrapalha o resultado de uma sessão de “leitura do futuro”. Por isso, ela e muitas bruxas acham o projeto um absurdo.

Nenhum comentário: