Bernal solicitou à Sesau agilidade em disponibilizar kits para exames de glicemia nos Postos de Saúde.
O deputado estadual Alcides Bernal (PP) apresentou na sessão de hoje da Assembleia Legislativa (25/5) indicação reivindicando que sejam tomadas providências urgentes para o abastecimento de material utilizado em exames de diabetes nos Postos de Saúde de Campo Grande.
A presente indicação encaminhada pelo deputado Bernal visa atender a solicitação da população da Capital, em especial, da Associação das Famílias dos Diabéticos de Mato Grosso do Sul e portadores de diabetes, que denunciaram a falta de kits para exames de glicemia nos postos de saúde. De acordo com a Associação, Campo Grande tem cerca de 20 mil diabéticos que necessitam fazer teste glicêmico – gotícula de sangue do dedo colocada na fita que monitora o nível de açúcar - a cada 15 dias para o controle da doença. Anteriormente, os pacientes que necessitam de medicação já haviam ficado quase dois meses sem ter acesso à insulina na rede pública de saúde.
Para Bernal a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não pode ficar amarrada a trâmites burocráticos na licitação para adquirir estes Kits, eis que o referido exame é essencial à vida humana, pois sem o controle de glicemia, a doença pode causar sequelas irreversíveis e até mesmo a morte dos diabéticos.
Reunião da Comissão de Saúde
Em aparte, o deputado Alcides Bernal (PP) solicitou ao deputado Lauro Davi (PSB), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que na reunião a ser realizada nesta quarta-feira (25/5) a comissão aponte os verdadeiros responsáveis pelo caos em que vive a saúde no Estado e principalmente, que encontre soluções e medidas concretas para resolver esta questão.
Por: Helton Davis - assessoria de imprensa Foto: Giuliano Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário