Quando atuava, o atacante Ronaldo sofreu com inúmeros problemas relacionados à manutenção de seu peso. Agora aposentado, ele corre riscos de engordar muito, caso não realize mais atividades físicas e descuide de sua dieta. De acordo com declarações à TV Globo, o Fenômeno não pareceu muito preocupado com isso na sua primeira semana de ex-jogador. "Essa foi a minha rotina: algumas reuniões durante o dia e nenhuma atividade física. Por enquanto, ainda estou me aliviando de toda uma vida estressada, de muita correria e muito esforço físico", afirmou à televisão.
Um caso semelhante aconteceu na Argentina: Diego Maradona, com menos de 1,70 m de altura, chegou a pesar 126 quilos, sendo obrigado a fazer uma cirurgia de redução de estômago. Outro jogador que passou por algo semelhante foi o ex-goleiro paraguaio José Luis Chilavert, que já tinha problemas com peso durante a carreira, e após parar, ficou irreconhecível, assim como o ex-corintiano Neto, com quem Ronaldo teve discussões ásperas nos últimos dias.
Segundo médicos, Ronaldo deve ficar obeso caso deixe de fazer exercícios, até pelo seu perfil. "A tendência do Ronaldo é ganhar peso, sem dúvida nenhuma. Se ele mantiver o mesmo perfil de alimentação que tinha e deixar de gastar energia, isso será inevitável. É algo normal em um atleta que para de praticar esportes. Ele fica com sobrepeso e, em alguns casos, obeso", adverte o coordenador do Centro de Diabetes do Hospital Oswaldo Cruz, o endocrinologista Roberto Betti, em declaração à "Gazeta Esportiva".
Redação POP
Nenhum comentário:
Postar um comentário