sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jardim realiza revisão e complementação do Plano Diretor Municipal

Na última terça-feira, 08 de fevereiro, a Administração do Prefeito Carlos Américo Grubert realizou, através da Gerência de Administração e Planejamento realizou a Audiência Pública da Revisão e Complementação do Plano Diretor de Jardim, às 14h, no Auditório do CAT (Centro de Atendimento ao Turista).

O prefeito Carlinhos Grubert esteve presente e realizou a abertura oficial dos trabalhos enfocando a importância da formatação do Plano Diretor Municipal e da necessidade do planejamento urbano, e de estratégias para o crescimento municipal.

De acordo com a arquiteta e urbanista da Prefeitura, Bianca Monteiro Dias Garcia Pereira, que está coordenando os trabalhos do Plano em Jardim, o município iniciou a formatação da lei em 2008 e está retomando as discussões para revisar e complementar os trabalhos realizados. A arquiteta informou que nesta audiência foi realizada a sensibilização da população e a formação de Equipe de Coordenação Compartilhada.

Segundo ela, a Equipe de Coordenação Compartilhada realizou nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro visitas de trabalhos e estudo da realidade na sede do município; nos assentamentos Guardinha, Recanto Rio Miranda, Quero-Quero; e no Distrito do Boqueirão. “As visitas são realizadas com uma dinâmica de trabalho onde os moradores respondem perguntas sobre temas como infra-estrutura, economia, realidade sócio-cultural”, disse Bianca.

A coordenação do Plano Diretor, juntamente com as arquitetas da Technum Consultoria, que estão orientando o processo, estiveram na última quinta-feira, (10), na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, convidando os legisladores a participarem e se interarem das atividades formatadas. Bianca pediu o apoio da casa de leis e reiterou a importância da participação de todas as políticas públicas na formatação do Plano Diretor Participativo.
Bianca Monteiro informou que serão realizadas quatro audiências, e a segunda, prevista para o próximo mês, vai apresentar a Leitura da Realidade do Município e a partir desta, vão ser traçadas as diretrizes para o desenvolvimento de Jardim, como o ordenamento territorial, dos eixos estratégicos e as propostas de zoneamento. “O Plano Diretor é uma necessidade urgente. Precisamos de lei que regulamente o crescimento da cidade, pois ainda não temos, por exemplo, a Lei de Zoneamento, que determina a setorização das áreas industriais, comerciais e residenciais, entre outras leis,” finalizou a arquiteta.

Estiveram presentes além do prefeito Carlinhos Grubert, os gerentes e assessores municipais, os vereadores Cláudia Barbosa, Ernei e Elidia Escobar; alunos do Projovem, representantes da Policia Militar, coordenadores do Distrito do Boqueirão, professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS unidade Jardim, os diretores da Associação Empresarial de Jardim, AEJAR; alunos e autoridades do Centro Integrado de Apoio ao Trabalhador – CIAT; representantes do Codema, Contur e Prodetur.

Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: