segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Profissionais de Fonoaudiologia falam da profissão aos gestores de Jardim

Fonoaudiólogos de Jardim e Guia Lopes da Laguna estiveram em reunião com o prefeito em exercício de Jardim, Carlos Américo Grubert e a Gerente de Educação, Suzana Lima de Medeiros no dia 06 de agosto para sugerir propostas de incentivo e valorização da profissão na região.

A conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia, 6ª Região, Célia Regina Maciel falou da importância do profissional de fonoaudiologia, não somente para a Gerência de Saúde, mas para todas as políticas públicas, principalmente para a Gerência de Educação, pedindo ao prefeito que verifique a possibilidade de inserir mais profissionais da área no corpo funcional da prefeitura, incluindo o fonoaudiólogo em futuros concursos públicos em diversos setores.

“O fonoaudiólogo é fundamental na Educação para a manutenção da saúde do professor que trabalha diretamente com a voz e precisa ser orientado para evitar problemas comuns a estes profissionais, como a rouquidão e fadiga das cordas vocais”, disse.

O prefeito Carlos Américo Grubert concordou com a necessidade destes profissionais, não somente para a Saúde Pública, como também em outras secretarias. Ele lembrou que existem grandes projetos acontecendo na Saúde de Jardim e isto demanda pessoal e verba. Com a problemática da crise causada pela queda do FPM, a prefeitura encontra-se, por agora, impossibilitada de aumentar a folha de pagamentos com pessoal, porém ele não descarta a possibilidade da maior inserção deste profissional em Jardim porque sabe do quanto ele se faz necessário.

A Gerente de Educação, Suzana Lima de Medeiros, apoiando as justificativas da secretária, comentou que a educação municipal acaba de receber do MEC a primeira das salas multi funcionais, na Escola Municipal Major Alberto Rodrigues da Costa, que requerem a presença do fonoaudiólogo e do psicólogo para funcionar plenamente. Ela ainda informou que os casos que merecem a atenção de fonoaudiólogos são encaminhados diretamente para a Gerência de Saúde que atende os casos individualmente.

Por: Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: