segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estou com vergonha de mim

É exatamente assim que me sinto depois que li um poema de Ruy Barbosa, escrito no século passado , mas que nunca esteve tão atual...
O poema fala das dores de um cidadão de bem, que possui uma certa posição e prestigio dentro da sociedade brasileira e que por mais que tenha feito para mudar conceitos e preservar tradições, sente-se frustrado diante da dura realidade e da atual conjuntura politica e social.
O mesmo sentimento de impotencia e de revolta, ainda se mantem vivo no coração de todos aqueles pequeninos cidadãos, cujo pensamento de que pouco ou quase nada podem fazer para mudar as diferenças e as injustiças sociais dessa nossa pátria amada Brasil.Pensamento esse, cujo alicerce está na falta de preparo cultural, educacional e psicologico do nosso povo.
A classe politica, durante toda nossa história, traz incrustrados em sua bagagem, a vil herança de levar vantagem, sempre levar vantagem em cima do erário público e das riquezas dessa terra onde tem palmeiras, canta o sabiá e em o que se plantando tudo dá.
Essa politica da vantagem , do enriquecimento ilicito, está tão enraizada em nossa saga,como um cancer que destroi toda a organição institucional do nosso lindo país.
E o povo continua inerte, como se fossem escravos, servos, empregados e não o que de verdade somos "Patrões" desse sistema desumano e corrupto.
Por isso tenho vergonha de mim...por saber de tudo isso e não poder gritar ... reagir sozinha...saber que não investem em educação e cultura, porque não é interessante que o povo tenha conhecimentos de causa , educação, cultura,e sabedoria para impedir os roubos, os desmandos e desvarios politiqueiros.
Ver o meu povo querido, a minha raça morrendo, por falta de programas de saude decentes, por falta de hospitais, medicamentos e tratamento digno, ver meus idosos e minhas crianças mendingando em longas filas de espera nas portas dos ambulatórios públicos de saude...isso é uma situação insustentável...injusta e trágica...de uma desonra imensurável para nossa classe politica dirigente...e por que não dizer...atuante
Eu sinto vergonha de mim... por não conseguir mostrar, a força do meu povo...por não conseguir mudar muita coisa que há de errado, por ver a instituição familiar desabar sem nada para ampara-la... e eu como mãe, mulher, cidadã...nada faço. apenas observo e espero...
Esperar o que meu Deus?
Que minha neta, amanhã sinta assim como eu?? com vergonha de si? ou o pior com vergonha de mim! que vim, vi,ouvi... e como muitos...nada fiz !!!
Como dói saber que passarei pela vida...pelo mundo...sem fazer diferença...sendo apenas uma cidadã brasileira...que morrerá...um dia frustrada...e com vergonha de si...! e incrivelmente arrependida por tudo aquilo que eu poderia ter feito, e por covardia não fiz!!
Por:Darsony Chaves
darsonychaves@hotmail.com

Nenhum comentário: