terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pedro Gomes recebe premio na 3ª mostra de Hanseniase

A Prefeitura Municipal de Pedro Gomes através da Secretaria Municipal de Saúde foi premiada na 3º Mostra de Hanseníase

A Prefeitura Municipal de Pedro Gomes, através da Secretaria de Saúde participou da "III Mostra Estadual de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Vigilância e Controle da Tuberculose e Hanseníase 2010", no período de 07 a 09 de julho de 2010 na cidade de Campo Grande, organizado pela Gerencia Técnica do Programa de Controle de Tuberculose e Hanseníase com apoio da ONG Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW).O município apresentou na mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossas equipes de saúde no programa, que teve por tema "Ações e Estratégias que resultaram no Incremento de Casos Novos de Hanseníase no Município de Pedro Gomes", apresentado pela enfermeira Andréia Moreira dos Santos Teodoro.

Os trabalhos desenvolvidos no programa está sendo apoiado pela secretária de saúde Neide Soares, que vem incentivando a equipe desde que ocorreu um treinamento em serviço, no mês de abril, com profissionais da secretraria de estado e secretaria municipal de saúde.O trabalho apresentado conferiu o 1º lugar na mostra, rendendo ao município uma premiação no valor de R$1.000,00 que deverá ser totalmente utilizado no programa municipal de Controle da Hanseníase e Tuberculose.
A equipe de trabalho decidiu destinar este recurso para compra de creme hidratante para prevenção de incapacidades físicas dos pacientes com hanseníase, que deverá ser distribuído em algumas semanas.
Vale lembrar que a HANSENÍASE é uma doença contagiosa, transmitida pela vias aéreas superiores de um doente para um sadio.

As manifestações da doença se dão por manchas com alteração de sensibilidade, dormência ou formigamento nas mãos ou nos pés. Após o inicio do tratamento o doente não transmite mais a doença. É preciso acabar com o preconceito. O tratamento é gratuito.

Fonte:Mychela Lemos

Nenhum comentário: