terça-feira, 24 de agosto de 2010

Jardim é contemplado com 12 vagas para Curso de Especialização em Saúde Pública

12 profissionais da Gerência de Saúde de Jardim estão participando do Curso Nacional de Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família, na modalidade a distância.

A realização do curso é pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade FIOCRUZ, Cerrado Pantanal e Secretaria de Estado de Saúde/ MS com apoio do Ministério da saúde/ SGTES UMA-SUS. A iniciativa acontece em todo o Brasil e foram disponibilizadas 500 vagas para o Estado, que direcionou 12 delas para Jardim.

Este é o primeiro curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família realizado a distância, e para a equipe municipal terá prioridade, pois eles compreendem que a Estratégia de Saúde da Família é a responsável pela reorganização de Sistema de saúde no Município e no Estado.

Nó início do mês de agosto, os representantes do município estiveram em Campo Grande para a cerimônia oficial de abertura do curso no Estado, que aconteceu no Teatro Dom Bosco.

O curso é voltado para profissionais de nível superior que trabalham na Estratégia de Saúde da Família, prioritariamente médicos, enfermeiros e odontólogos do Estado de Mato Grosso do Sul. Ele terá a duração de 18 meses, com carga horária de 405 horas com encontros presenciais a cada final de módulo.

Neste período o curso irá capacitar os profissionais para resolver os problemas mais freqüentes de suas clientelas; orientar os membros da Estratégia de Saúde da Família para lidar com problemas biológicos, sociais e psicológicos dos seus clientes; melhorar a relação entre Equipes de Saúde da Família e usuários; propiciar intercambio entre os profissionais de Saúde da Família; melhorar a integração das Equipes de Saúde da Família com a comunidade e com os demais níveis de saúde local; capacitar os profissionais para que tenham competências e habilidades para participar da formação de novos profissionais de saúde.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos GESAU

Nenhum comentário: