terça-feira, 24 de agosto de 2010

Famasul distribui cartilha informativa sobre procedimentos com agrotóxicos

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) em conjunto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) produziu uma cartilha com todas as informações sobre segurança para quem lida com produtos fitossanitários, que são aqueles utilizados na agricultura para combater pragas, doenças e plantas invasoras.

Também conhecidos como agrotóxicos, defensivos agrícolas, biocidas e agroquímicos, os fitossanitários tem uma maneira adequada de proceder na hora da compra e do transporte, armazenamento na propriedade, regras de segurança para o manuseio nas plantações, pulverização, como proceder com as embalagens vazias e também as atitudes emergenciais a serem tomadas no caso de intoxicação.

O superintendente da Famasul, Carlos Alberto Santos do Valle, afirma ser muito importante levar informação ao homem do campo para a preservação do meio ambiente. “Ao produzir essa cartilha nosso objetivo é de informar sobre segurança para quem utiliza agrotóxicos. O material será distribuído aos produtores através dos sindicatos rurais e nas próprias revendas desses produtos”, esclarece.

O produtor que tiver em mãos a cartilha de produtos fitossanitários, produzida pela Famasul, terá acesso a uma tabela informativa para cada tipo de produto e as diversas atitudes necessárias para utilizar esses produtos mantendo a segurança do meio ambiente.

As empresas que vendem produtos fitossanitários devem ter registro na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e só vender sob apresentação da receita agronômica. Para o transporte, é exigido que os agrotóxicos estejam separados do motorista por um compartimento e também não sejam misturados com outros itens como alimentos, rações, medicamentos e objetos pontiagudos.

O armazenamento dos fitossanitários nas propriedades deve obedecer regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a obrigatoriedade de ventilação e iluminação natural. O manuseio para a pulverização das lavouras também adota medidas de segurança como a utilização de roupas adequadas que protejam bem o aplicador. As embalagens vazias devem ser encaminhadas a uma unidade de recebimento. Ao fazer isso o produtor deve receber uma nota que comprove a entrega e os materiais recolhidos são encaminhados para a reciclagem.

São parceiros da Famasul na realização da cartilha a Aprosoja, o Sebrae, a IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e a ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal).

Por:Camila Valderrama Simões
Jornalista

Nenhum comentário: