terça-feira, 24 de agosto de 2010

Gerências municipais formulam estratégias de combate a dengue em Jardim

Representantes da Gerência de Saúde, Obras, Finanças e da Chefia de Gabinete estiveram reunidos na Unidade de Saúde Nestor Pereira para discutir estratégias de combate a dengue em Jardim, no dia 19 de agosto.

Durante a reunião, a Coordenadora do Núcleo de Zoonoses, Valdomira Barbosa, apresentou o ultimo Levantamento do Índice Rápido do Aedes (LIRA) do município que foi de 1,72 pontos, quase o dobro do considerado plausível e aceitável.
No inverno este índice deveria ser muito menor, já que o mosquito transmissor da dengue se prolifera com maior facilidade no verão. “Estes índices são um alerta para que todos reforcem as atitudes de combate agora para evitar uma epidemia em dezembro”, alerta Valdomira.

Para evitar o avanço da dengue no município os gestores de Jardim irão investir numa série de ações conjuntas de educação e orientação sobre como prevenir a doença combatendo seu maior transmissor, o mosquito aedes egypti. Eles irão propor uma parceria com o Ministério Público para que unam forças contra todos aqueles que não obedecerem as normas de limpeza de casas e propriedades particulares, bem como a manutenção dos quintais através da limpeza de bebedouros de animais e proteção de caixas d’água.

“O maior problema hoje em Jardim não é falta de limpeza pública, nem de orientação feita pela prefeitura e sim a falta de consciência do cidadão que joga lixo onde não deve, permite que o mato cresça desproporcionadamente em terrenos e até mesmo não realiza a manutenção nos quintais, principalmente em bebedouros de animais”, lembrou Valdomira.

Foi decidido que além das ações de orientação popular e do grande mutirão de limpeza realizado pela parceria entre gerencia de Obras e Saúde, as multas para quem não colaborar com a limpeza da cidade serão severamente aplicadas. A Comissão de Combate a Dengue, formada através da lei 1464/2009 irá monitorar todo o município e aplicará multas quando o problema não for solucionado num primeiro contato.

A arrecadação proveniente das multas referidas será destinada, integralmente, ao Fundo Municipal de Saúde – FUMDES, com posterior direcionamento para campanhas que visem controle da dengue.

Participaram da reunião o Gerente de Obras, Geraldo Gonçalves, o Gerente de Saúde, Jorge Cafure, a coordenadora de Atenção Básica, Maria Paschoalina Saraiva, o Supervisor Geral de Campo de Controle da Dengue, Paulo Donizette, o Gerente do Núcleo de Comunicação Social, Hudson Lauro, o Gerente do Núcleo de Arrecadação, Adão Geraldo Grubert e a Procuradora do Município, Roberta Rocha.

Por:Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Jardim
Fotos Ramão Batista

Nenhum comentário: