A revolta contra o comentário de um policial está disseminando pelo mundo todo o movimento universitário canadense chamado de “Slutwalk” (Marcha das Vagabundas). As mulheres decidiram protestar quando Michael Sanguinetti disse, em uma palestra, que as estudantes deveriam parar de ir para a aula vestidas como “vagabundas”, para acabar com casos de assédio sexual.
As universitárias têm convocado passeatas por meio das redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Milhares de mulheres aderiram à ideia, e muitas desfilam de forma provocativa, com o sutiã à mostra. Entre os gritos de guerra, elas dizem coisas como “Jesus ama as vagabundas”.
Segundo as organizadoras do movimento, seu objetivo é chamar a atenção para a cultura que a vítima de estupro é a culpada pela violência. “Estar no comando de nossa vida sexual não significa que estamos nos abrindo para uma expectativa de violência, independentemente se fazemos sexo por prazer ou trabalho”, diz o site do grupo. O policial se desculpou pelo comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário