sexta-feira, 27 de abril de 2012

TV Brasil Pantanal exibe documentário sobre aldeias urbanas de Campo Grande

Na próxima segunda-feira (30) a TV Brasil Pantanal exibe o documentário “Aldeia Urbana”, que retrata parte do cotidiano das comunidades indígenas de Campo Grande. O programa será exibido às 19h30, com reprise no dia 04 de maio, sexta-feira, também às 19h30.

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, com mais de 70 mil índios. Em busca de melhores condições de vida, muitas famílias deixam as aldeias e se mudam para a cidade. A estimativa é que em Campo Grande vivam atualmente mais de 10 mil índios de diversas etnias.

Para entender melhor como vivem as essas famílias indígenas, uma equipe da TV Brasil Pantanal visitou três aldeias urbanas: Marçal de Souza, Darcy Ribeiro e Água Bonita além do loteamento no bairro Noroeste. Foram ouvidos, ainda, alguns indígenas que residem em outros bairros, professores e historiadores de Campo Grande.

A Marçal de Souza foi a primeira Aldeia Urbana do país, conquistada depois de muita luta dos índios terena. Quem relembra a história é Enir Bezerra, cacique da Aldeia,. Ela conta as dificuldades enfrentadas pelos moradores até hoje, principalmente para se inserirem no mercado de trabalho. “Os índios não estão preparados para morar na cidade”, declara Enir Bezerra, a primeira cacique mulher do estado.

Por outro lado, uma grande conquista das famílias da Marçal de Souza foi a criação de uma escola com educação diferenciada, com o ensino da cultura e da língua terena. No especial foram ouvidos os professores e a diretora da Escola Sulivan Silvestre de Oliveira. “Neste mundo globalizado não tem mais como o índio viver isolado. O papel da escola é valorizar a cultura deste povo e ajudá-lo a viver na cidade, sem perder as suas raízes”, afirma Itamar Jorge Pereira, professor da língua terena.

O especial tem a trilha sonora do primeiro grupo de rap indígena do país, o Brô MC's, de Dourados. A reportagem foi da jornalista Lucilene Bigatão, com imagens de Marcio Acunha, produção de Luciene Tanno e edição de Carlos Dielh. A primeira exibição de “Aldeia Urbana” será no dia 30 de abril, às 19h30, com reprise no dia 4 de maio (sexta-feira) também às 19h30, pela TV Brasil Pantanal, Canal 4 (TV aberta) e pelo canal 15 na NET.

Aldeia Urbana
Exibição: 30 de abril – 19H30
Reprise: 04 de maio – 9H30

Nenhum comentário: