
Teve início a poucos instantes, a abertura de uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, com o objetivo de discutir com a população e lideranças agropecuárias locais, os critérios oficiais para implantação do parque de exposições agropecuárias da cidade. Na abertura do evento, o Superintendente Federal de Agricultura de Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, apresentou uma palestra sobre as exigências legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que o município obtenha autorização para implantar o parque e consiga receber recursos federais. As exposições agropecuárias no Brasil são classificados em quatro modalidades, dependendo do âmbito, podendo ser: Internacional, nacional, regional ou municipal, conforme estabelece a Portaria MAPA nº 162/1994.
O Estado realiza anualmente trinta e sete eventos agropecuários, dos quais, três são exposições internacionais (Campo Grande – Expogrande, Três Lagoas – Exposição de Três Lagoas e a Expobel de Bela Vista). Trinta e quatro municípios realizam eventos anuais como: Encontros Técnicos, Exposições Agropecuárias, Provas do laço, Rodeios, Festa do peão de boiadeiro, Cavalgadas, Feiras e Leilões, com âmbito municipal, entre eles: Ponta Porã, Anastácio, Inocência, Jardim, Bonito, Iguatemi, Camapuã, Angélica, Dourados, Rio Brilhante, Chapadão do Sul, Maracaju, Paranaiba, Bataguassu, Amambai, Caarapó, Sidrolândia, Ivinhema e Corumbá.
Exposições, feiras e leilões somente são autorizados pela SFA/MS/MAPA se dispuserem de instalações que contemplem local adequado para recepção dos animais, como rampa de desembarque, tronco ou brete e currais, alojamento de animais e local de isolamento para animais enfermos, pista para julgamento, pedilúvio e rodolúvio em todos os acessos do parque, abastecimento de água e energia elétrica, instalações sanitárias para uso do público e de serviço, local apropriado para depósito de rações e feno, além de fornecer estrutura predial compatível com o funcionamento dos serviços administrativos do Serviço Oficial de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO). Estas regras estão previstas no Artigo 6º da Portaria MAPA nº 162/1994.
Segundo o Fiscal Federal Agropecuário, Celso de Souza Martins, Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da SFA/MS, serviço oficial que fiscaliza e acompanha os convênios firmados com o MAPA, em 2010 a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (SDC/MAPA), liberou quase hum milhão de reais para apoiar a realização de eventos, feiras e exposições agropecuárias em 12 municípios do Mato Grosso do Sul. Os recursos liberados e o cronograma de execução dos projetos e eventos, recebem o acompanhamento e fiscalização dos fiscais da DPDAG/SFA/MS.
Mais informações sobre calendário de exposições e eventos do estado, acesse: www.agricultura.gov.br ou ligue para (067) 3041-9398 (Celso Martins ou Fabio Mizote)
Fonte: DPDAG - SFA/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário