sexta-feira, 29 de abril de 2011

Leite - VISA Municipal de Pedro Gomes alerta sobre riscos do consumo in natura

O leite in natura é um produto elevadamente perecível, especialmente em conseqüência do desenvolvimento de microrganismos que resultam em acidificação ou azedamento do leite, tornando este produto inadequado para o consumo. Devem ser tomados alguns cuidados desde a obtenção do leite até o consumo. Entre estes cuidados destaca-se o processo de pasteurização, que é obrigatório no Brasil para todo o leite produzido no país.

A pasteurização é empregada para garantir ao consumidor um leite seguro, isento de microrganismos que podem causar doenças no homem.

Segundo Dra. Wilmárcia Barbosa de Souza, secretária de saúde, a pasteurização é também uma forma de proteger a saúde do consumidor, pois destrói os microrganismos transmissores de doenças que por ventura existam no leite, tais como Salmonelose, Leptospirose, o "Bacilo de Koch" causador da Tuberculose e a bactéria "Brucella abortos" causadora da Brucelose. O município de Pedro Gomes conta com um laticínio de porte médio, sendo hoje fiscalizado pela IAGRO.

O processo de pasteurização é suficiente não só para destruir os microrganismos patogênicos do leite, mas também a quase totalidade da flora bacteriana, com pequena modificação na estrutura físico-química do leite e nas suas propriedades organolépticas normais. Os produtos fabricados com leite pasteurizado são mais uniformes, mais saborosos e de melhor conservação.

Conforme apurado por este site; a relação entre população e a distribuição de leite não corresponde ao esperado. O consumo é de 100lts/dia, valor muito inferior ao considerado ideal diante da população pedrogomense; hoje estimada em 8 mil habitantes.

O consumidor ao adquirir produtos lácteos, deve observar o estado de conservação, prazo de validade e se os mesmos passaram pelo serviço de inspeção municipal, estadual ou federal, a fim de garantir a qualidade dos produtos.

Uma dieta balanceada com alimentos ricos e nutritivos como o leite, fornece nutrientes necessários para uma vida saudável. O leite é essencial para o organismo, pois é um alimento construtor rico em proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, principalmente o cálcio. Mas todo esse nutriente só serão bem aceitos pelo organismo se o produto estiver em boas condições (pasteurizado), sem risco de contaminação de microorganismos.

Por: Emerson Luciano Belo – Médico Veterinário, Coordenador de Vigilância Sanitária e Gabriela de Moura Mota – Nutricionista, Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Gomes/MS;

Nenhum comentário: