sexta-feira, 29 de abril de 2011

“Brahman como opção nos cruzamentos” será tema de mesa redonda na ExpoZebu

A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) promove durante a 77ª ExpoZebu uma mesa redonda onde pretende reunir a experiência diária de vários criadores de Brahman, que além de primar pela seleção da raça pura, ainda a utiliza nos cruzamentos com outras raças, visando a produção de carne e leite de qualidade em vários estados do país.

“Ao reunir os resultados práticos da utilização do Brahman nos cruzamentos, a ACBB pretende expor à imprensa a colaboração que a raça tem dado não só à pecuária de corte, como também à pecuária leiteira nestes 17 anos de Brasil”, informa o presidente da associação, Wilson Roberto Rodrigues.

No Brasil, tem crescido a participação da raça Brahman no cruzamento industrial, seja com a raça Nelore, seja com raças taurinas como o Angus, ou ainda, nos cruzamentos com raças de aptidão leiteira, como o Holandês, que dão origem ao brahmolando.

“A raça Brahman é utilizada intensamente como opção de cruzamento com outras raças. Em países como Estados Unidos e Colômbia, onde a criação é mais antiga, a raça Brahman contribuiu, inclusive, para a formação de outras raças de corte como Brangus (Brahman x Angus), Braford (Brahman x Hereford), Simbrah (Simental x Brahman), etc. Com aptidão leiteira, a raça Brahman deve contribuir para a formação de uma nova raça, que é o Brahmolando (Brahman x Holandês)”, informa o diretor executivo da ACBB, Lydio Cosac de Faria.

A mesa redonda acontece no dia 04 de maio, às 16h30, na Casa do Brahman, em frente à pista de julgamento do Parque Fernando Costa. Ainda durante o encontro, a ACBB divulgará novos projetos para a raça Brahman, como o Brahman Jr, e fará o lançamento da VII ExpoBrahman, que será realizada em outubro, em Uberaba/MG.

Obs: Jornalistas que tenham interesse em fazer a cobertura jornalística da mesa redonda devem confirmar presença antecipadamente com a assessora de imprensa da ACBB, Laura Pimenta, pelo telefone (34) 7811-6383 .

Laura Pimenta (Mtb 08756/MG)
Assessoria de Imprensa da ACBB
Tel.: +55 (34) 3336-7326

Nenhum comentário: