quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dois pontos do Código Florestal serão vetados, diz Minc

O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc disse que obteve garantias da atual chefe da pasta, Izabella Teixeira, de que o governo federal vai vetar pelo menos dois pontos polêmicos do relatório que propõe mudanças no Código Florestal. A uma semana da votação do texto na Câmara, cerca de 100 manifestantes protestaram contra a reforma na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), cobrindo a escadaria com frutas e verduras.
Segundo Minc, um dos idealizadores da manifestação, a ministra afirmou que a presidente Dilma Rousseff vai cumprir os compromissos firmados no segundo turno das eleições, quando prometeu vetar a anistia aos desmatadores ilegais e a redução das Áreas de Proteção Permanente (APP). 'Ela (Izabella) disse que, apesar de todas as discussões dentro do governo, a presidente Dilma está firme na manutenção do seu compromisso', comentou o ex-ministro.

Minc, que é secretário estadual de Ambiente do Rio, contou que esteve reunido hoje com a ministra Izabella, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o governador fluminense, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes, para debater a Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável, marcada para o ano que vem. 'Como o Rio vai sediar esta, que será a maior de todas as conferências da ONU, "afrouxando" a proteção de seus biomas?', questionou.

Último formulador vivo do atual Código Florestal - datado de 1965 -, o engenheiro agrônomo Alceo Magnanini disse que governo deveria se preocupar com o cumprimento do Código, e não em modificá-lo. Magnanini criticou a ausência de técnicos na formulação do texto, dizendo que 'a comissão é formada tipicamente por pessoas do agronegócio, sem preocupação alguma com o meio ambiente'.

Nenhum comentário: