quinta-feira, 28 de abril de 2011

Líder do PSDB diz que maior interessado em fusão é o DEM

Agência Senado / J. FreitasAlvaro Dias diz que há diferenças históricas entre PSDB e DEM

Após as deserções que os partidos de oposição, PSDB e DEM, vêm sofrendo nos últimos dias, foi colocada a possibilidade de haver uma fusão entre as siglas.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardozo (PSDB) se manifestou favorável à alternativa. O líder tucano no Senado, Alvaro Dias, disse ao Terra Magazine que ainda não há nada de concreto nesse sentido, mas que o DEM seria o maior interessado em uma fusão. “Obviamente há interessados e defensores da tese, como certamente há também os que não concordariam. Mas é um assunto para amadurecer. É claro que a motivação maior deve ser do DEM por motivos óbvios, já conhecidos”, referindo-se à quebra no partido por conta da fundação do PSD, de Gilberto Kassab.

Segundo Dias, a fusão dependeria da formação de um programa comum entre as siglas. Para ele, há diferenças históricas entre as legendas que devem ser levadas em conta. Por outro lado, os partidos no Brasil acabam deixando a identidade de lado. “Os partidos são siglas para registro de candidaturas, de modo geral (...) Só construiremos partidos de verdade quando tivermos a noção da necessidade de conquistarmos identidade programática”.

Nenhum comentário: