quarta-feira, 4 de abril de 2012

Após visita de Comissão do Meio Ambiente, operários retomam obra na Usina São Domingos

Após a visita da Comissão de Meio Ambiente ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Domingos, em Água Clara, que estava embargada há quase duas semanas, os trabalhos foram retomados. Durante a sessão na Assembleia Legislativa desta terça-feira (3), o presidente da comissão, deputado estadual Marcio Monteiro (PSDB) reafirmou que a Eletrosul (Centrais Elétricas S/A) tem a responsabilidade de em 60 dias apresentar um projeto definitivo sobre como deverá efetuar a transposição dos peixes no Rio Verde

já que agora houve a mudança no curso do rio e uma barragem foi construída.
“ A piracema inicia-se com a chegada do período das chuvas em novembro, quando o mecanismo deverá estar concluído, pois a previsão para fechar as comportas será em setembro. Esperamos que indiquem com urgência o mecanismo para a transposição dos peixes no Rio Verde tão importante para a Bacia do Rio Paraná”. Explica o presidente.

Márcio Monteiro disse ainda que a visita teve o acompanhamento de um engenheiro civil e uma bióloga mestre na área de meio ambiente. Segundo ele, no ano de 2007 o Estado já havia avisado a Eletrosul sobre a necessidade de haver um estudo sobre a fauna no Rio Verde para que então, a obra pudesse ser concluída respeitando assim o ecossistema.

“A Eletrosul não apresentou alternativa técnica de mecanismo de transposição. A obra foi desembargada ontem (2). São 1,2 mil operários que ficaram parados por quase 15 dias”. Monteiro finaliza dizendo que até setembro deste ano uma alternativa ambientalmente correta deverá ser apresentada para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Marycleide vasques
Assessoria Imprensa - deputado estadual Marcio Monteiro
fones: (67)9989 5408

Nenhum comentário: