O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que o "Plano Brasil" é um conjunto de medidas para fortalecer a indústria brasileira, dando assim condições de competir "no ambiente adverso em que estamos vivendo hoje".
As novas medidas representam a nova política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo federal e define, entre outros pontos, ações para combater a competição desleal dos produtos importados, sem qualidade e com preços superficialmente baixos.
Durante o lançamento do plano, o ministro defendeu em discurso que o Brasil continue respeitando as regras de livre comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas destacou que é importante tomar medidas que deem à indústria nacional maiores condições de "competir em pé de igualdade" com as importações.
Mantega voltou a lembrar que o mundo enfrenta uma crise, e os problemas que vêm se arrastando desde 2008 não podem ser resolvidos no curto prazo. "Pelo contrário, temos vistos nas últimas semanas os Estados Unidos à beira de um defeault, algo que nunca tínhamos visto na história". Outra questão levantada pelo ministro foi a crise nos países da zona do euro, que têm dívida pública elevada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário